Observe o seguinte trecho do Tratado de Methuen.
Artigo 1.º – Sua Sagrada Majestade El-Rei de Portugal promete admitir para sempre de aqui em diante, no Reino de Portugal, os panos de lã e mais fábricas de lanifício da Inglaterra.
Artigo 2.º – É estipulado que Sua sagrada e Real Majestade Britânica será obrigada para sempre, de aqui em diante, de admitir na Grã-Bretanha os vinhos de Portugal, de sorte que em tempo algum não se poderá exigir direitos de Alfândega nestes vinhos.
(Tratado de Methuen – 1703. In: Nelson Werneck Sodré, As Razões da Independência. Adaptado)
Entre outros fatores, foi devido ao Tratado de Methuen que
- A) as manufaturas têxteis se desenvolveram muito no Brasil.
- B) Inglaterra e Portugal foram os primeiros países a se industrializarem.
- C) a burguesia portuguesa enriqueceu e lutou contra a monarquia.
- D) o ouro explorado no Brasil foi transferido para a Inglaterra.
- E) Portugal diminuiu o seu interesse pela exploração da colônia.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) o ouro explorado no Brasil foi transferido para a Inglaterra.
Gabarito: Letra D
O Tratado de Methuen foi um acordo comercial assinado entre Portugal e Inglaterra no qual definiu-se que o reino português passaria a importar produtos manufaturados ingleses, em especial, os tecidos. Por sua vez, os ingleses importariam vinhos portugueses. Por isso ficou conhecido como “tratado dos panos e vinhos”.
O acordo retardou o desenvolvimento de manufaturas em território português, ao obrigar Portugal a importar produtos manufaturados da Inglaterra.
Diante de suas dificuldades econômicas, o governo português utilizava boa parte das volumosas riquezas extraídas no Brasil para pagar as dívidas desse comércio. Na Inglaterra, as riquezas obtidas do império português impulsionaram o desenvolvimento econômico, ampliando o poderio dos banqueiros e comerciantes.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Pelo contrário, as manufaturas eram proibidas nas colônias portuguesas a exceção se a própria Coroa montasse em território colonial.
Letra B: O tratado retardou a industrialização portuguesa e intensificou o comércio inglês com um volume muito grande de capital vindo do ouro brasileiro.
Letra C: A burguesia comercial portuguesa já era rica com a exploração colonial e dependia da monarquia para garantir seus lucros.
Letra E: Pelo contrário, Portugal aumentou o interesse pela exploração colonial, uma vez que contraiu relações comerciais com a Inglaterra e precisava de recursos para pagar as transações comerciais com os ingleses.
Resposta baseada na fonte:
VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. Ed. Scipione, 2013.
Deixe um comentário