Os autores João Pacheco de Oliveira e Carlos Augusto da Rocha Freire analisaram a questão da resistência indígena ao se debruçarem sobre a presença desses povos na formação do Brasil. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. já no momento do escambo do pau-brasil, cada sociedade indígena reagiu aos contatos com o invasor com seu próprio dinamismo e criatividade.
II. os portugueses estabeleciam relações com as lideranças indígenas com a entrega de presentes e mimos, em decorrência, a resistência contra o invasor europeu era mitigada.
III. a resistência indígena entre os povos do litoral, durante o século XVI, também esteve presente entre os povos indígenas localizados no interior do Brasil e na Amazônia no século XVII.
IV. a presença dos jesuítas garantiu proteção aos indígenas e permitiu que, dentre os invasores europeus, os portugueses fossem os únicos a compreenderem a diversidade desses povos.
- A) apenas as afirmativas I e IV estão corretas
- B) apenas a afirmativa II está correta
- C) apenas as afirmativas I e III estão corretas
- D) apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
Resposta:
A alternativa correta é letra C) apenas as afirmativas I e III estão corretas
Gabarito: ALTERNATIVA C
Os autores João Pacheco de Oliveira e Carlos Augusto da Rocha Freire analisaram a questão da resistência indígena ao se debruçarem sobre a presença desses povos na formação do Brasil. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
- I. já no momento do escambo do pau-brasil, cada sociedade indígena reagiu aos contatos com o invasor com seu próprio dinamismo e criatividade.
Essa afirmativa exige que o candidato tenha a sensibilidade para compreender que diversas nações indígenas habitavam a zona da mata da costa brasileira no início do século XVI. Ou seja, seria impossível exigir que nações tão diversas entre si - havendo, inclusive, relações de inimizade entre elas - tenham reagido de maneiras iguais num território tão vasto. Cada uma dessas nações esboçou sua maneira de agir frente ao escambo do pau-brasil, expressando suas singularidades e seus dinamismos. AFIRMATIVA CORRETA.
- II. os portugueses estabeleciam relações com as lideranças indígenas com a entrega de presentes e mimos, em decorrência, a resistência contra o invasor europeu era mitigada.
Note bem o estudante que essa afirmativa está colocada em termos de contradição absoluta com a anterior, sendo impossível que as duas estejam corretas concomitantemente. Houve, sim, uma política de estabelecimento de relações com algumas lideranças indígenas a partir de trocas ritualizadas; no entanto, isso não significa dizer que ocorreu uma cooptação generalizada dessas sociedades pelos europeus. As histórias desses contatos são marcadas por diferentes tipos de reação e de percepção, inclusive tragando a percepção lusa para dentro das disputas e das tramas entre esses povos. Não se pode, portanto, falar em mitigação total da resistência contra a presença europeia. Afirmativa errada.
- III. a resistência indígena entre os povos do litoral, durante o século XVI, também esteve presente entre os povos indígenas localizados no interior do Brasil e na Amazônia no século XVII.
Mais uma vez, note bem o estudante, a afirmativa está colocada em termos de exclusão com a anterior, sendo impossível ambas estarem corretas ao mesmo tempo. De fato, as formas de resistência contra a presença europeia se deram tanto no litoral quanto no interior quando da presença portuguesa nessas regiões nos séculos XVI e XVII. No litoral, destaca-se a organização das nações Tupinambás na Guerra dos Tamoios, envolvendo também os invasores franceses, em meados do século XVI. Na Amazônia, as missões jesuíticas e os povos que resistiram travaram grande resistência contra as missões de apresamento de mão de obra escrava; enquanto o sertão nordestino viu os povos Cariris desempenharem diversas ações contra a organização da colonização. AFIRMATIVA CORRETA.
- IV. a presença dos jesuítas garantiu proteção aos indígenas e permitiu que, dentre os invasores europeus, os portugueses fossem os únicos a compreenderem a diversidade desses povos.
A presença dos jesuítas, de fato, criou condições políticas para que a Coroa portuguesa fosse pressionada contra a escravização desses povos e os ataques contra as tribos. Arrogando para si a cristianização dos indígenas, os jesuítas no Brasil organizaram missões em vários pontos do território e exerceram grande pressão sobre as autoridades coloniais e metropolitanas em prol da defesa dessas populações e das regiões missioneiras. A compreensão da diversidade desses povos sempre foi algo bastante limitado, mas ainda assim visível para os invasores europeus. Basta destacar que, na Guerra dos Tamoios, os Tupinambás estavam aliados aos franceses presentes no Rio de Janeiro, enquanto os portugueses conseguiram estabelecer uma aliança com o Termiminós; ou seja, havia algum grau de percepção entre os colonizadores sobre a diversidade indígena. Afirmativa errada.
Estão corretas, portanto, as afirmativas I e III.
a) apenas as afirmativas I e IV estão corretas
b) apenas a afirmativa II está correta
c) apenas as afirmativas I e III estão corretas
d) apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
Deixe um comentário