Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os capitais para a instalação de engenhos de cana-de-açúcar nas capitanias de Pernambuco e da Bahia eram provenientes na maioria, no século XVI, de investidores estrangeiros, especialmente holandeses. Com o advento da União Ibérica (entre 1580 e 1640), este empreendimento resultou no (a):

Resposta:

A alternativa correta é letra C)  invasão holandesa das regiões de produção açucareira sob domínio português, de modo a recuperar os capitais investidos antes da União Ibérica.

Gabarito: Letra C

 

Antes mesmo de o Brasil integrar uma parte do Império Português, o açúcar era comercializado por genoveses, venezianos e mercadores dos Países Baixos, que mais tarde passam a ser os senhores do comércio açucareiro brasileiro.

 

A partir de 1470, os holandeses passaram a estreitar relações comerciais e financeiras com a Coroa Portuguesa.  Eles financiavam com capitais para que fossem realizadas as primeiras intalações dos engenhos nas ilhas portuguesas do Atlântico, primeiro local da produção açucareira da Coroa Portuguesa.

 

Segundo Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Starling, mesmo que a colônia produzisse o açúcar, esse produto logo passou a ser comercializado pelos navios holandeses com destino aos portos do norte da Europa. Além de emprestar capitais para que a instalação dos engenhos se fizesse no Brasil, os holandeses dominaram o transporte das mercadorias no Atlântico, uma vez que seus navios eram maiores e mais velozes do que os navios portugueses.

 

A passagem do trono português para a Coroa Espanhola em 1580 devido à crise sucessória portuguesa devido à morte de D. Sebastião, rei português, fez com que os holandeses, tradicionais parceiros comerciais de Portugal, fossem encarados como inimigos, já que os holandeses estavam em conflito com espanhóis buscando a sua independência.

 

Como a Monarquia espanhola decidiu fechar os portos portugueses ao comércio holandês, não restou alternativa a não ser organizar um projeto de invadir as colônias portuguesas a fim de garantir os lucros do comércio açucareiro que estavam declinando em função do fechamento dos portos portugueses.

 

Atacaram a costa da África atrás de ouro e fizeram uma primeira tentativa de atacar o Brasil em 1604 que foi um fracasso.

 

Retornariam outras vezes na década de 1620 conhecendo o litoral e pilhando as principais vilas da costa brasileira até que na década de 1630 conseguiram ocupar o Nordeste permanecendo até 1654.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: acirramento do conflito entre as potências coloniais europeias, especialmente Inglaterra e Holanda.

 

O correto seria dizer que se tratou de um acirramento do conflito entre holandeses e espanhóis. Ingleses e holandeses disputaram a supremacia dos mares no século XVII, que acabou com a vitória da Inglaterra.

 

Letra B: guerra aberta entre Portugal e Holanda, tornados inimigos por conta da união política entre as coroas lusa e espanhola.

 

Não houve uma guerra aberta entre Portugal e Holanda, embora esta tenha declarado Portugal como inimigo para que pudesse invadir as áreas do Império português. Portugal não chegou a desafiar os holandeses nos momentos das invasões, pois estava buscando tornar-se independente da Espanha.

 

Letra D: decadência da produção açucareira nas capitanias de Pernambuco e da Bahia, favorecendo a expansão deste empreendimento na capitania de São Vicente.

 

A produção açucareira que começou na capitania de São Vicente começou a declinar nesta localidade em função da crise de mão de obra na região, que utilizava indígenas na produção do açúcar. Além do mais, a capitania passou a sofrer com ataque de piratas e corsários. Por sua vez, a produção açucareira no Nordeste decolou na Bahia e Pernambuco graças à proximidade com Portugal e com os acordos entre os capitães donatários dessas regiões com os indígenas.

  

Letra E: invasão francesa, experimentada nas colônias denominadas França Antártica e França Equinocial.

 

A primeira tentativa de colonização francesa, chamada de França Antártica foi anterior ao período da União Ibérica. Ela ocorreu entre 1555 e 1567.

 

Referências:

 

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *