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Os ensaios sediciosos do final do século XVIII anunciam a erosão de um modo de vida. A crise geral do Antigo Regime desdobrase nas áreas periféricas do sistema atlântico – pois é essa a posição da América portuguesa –, apontando para a emergência de novas alternativas de ordenamento da vida social.


István Jancsó, “A Sedução da Liberdade”. In:

Fernando Novais História da Vida Privada no Brasil, v.1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Adaptado.

 

 

A respeito das rebeliões contra o poder colonial português na América, no período mencionado no texto, é
correto afirmar que,

Resposta:

A alternativa correta é letra E) em 1789 e 1798, seus líderes projetaram a possibilidade de rompimento definitivo das relações políticas com a metrópole, diferentemente do que ocorrera com as sedições anteriores.

GABARITO LETRA E

 

Os ensaios sediciosos do final do século XVIII anunciam a erosão de um modo de vida. A crise geral do Antigo Regime desdobra-se nas áreas periféricas do sistema atlântico – pois é essa a posição da América portuguesa –, apontando para a emergência de novas alternativas de ordenamento da vida social.

István Jancsó, “A Sedução da Liberdade”. In:Fernando Novais História da Vida Privada no Brasil, v.1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Adaptado.

A respeito das rebeliões contra o poder colonial português na América, no período mencionado no texto, é correto afirmar que,

a) em 1789 e 1798, diferentemente do que se dera com as revoltas anteriores, os sediciosos tinham o claro propósito de abolir o tráfico transatlântico de escravos para o Brasil.

ERRADA. Tanto a Inconfidência Mineira (1789) como a Conjuração Baiana (1798) não apresentava relação com a abolição do tráfico transatlântico. Esses dois movimentos foram influenciados pelo Iluminismo e tinha como objetivo a separação entre Metrópole e Colônia, ou seja, buscavam a Independência do Brasil.

b) da mesma forma que as contestações ocorridas no Maranhão em 1684, a sedição de 1798 teve por alvo o monopólio exercido pela companhia exclusiva de comércio que operava na Bahia.

ERRADA. A Conjuração Baiana (1798) não teve sua motivação relacionada com a Revolta dos Beckman (1684). A Conjuração Baiana contou com a participação de negros livres, alforriados e pequenos proprietários, sendo motivada pela falta de alimentos e produtos agrícolas. Já a Revolta dos Beckman foi motivada pela proibição do trabalho escravo de índios no Maranhão e por conta da coroa.

c) em 1789 e 1798, tal como ocorrera na Guerra dos Mascates, os sediciosos esperavam contar com o suporte da França revolucionária.

ERRADA. A Guerra dos Mascates (1710), disputa entre Olinda e Recife, não contou com o suporte da França Revolucionária, por conta de ser um movimento anterior a própria revolução. Em suma, essa Guerra ocorreu porque Recife queria ser elevado a Vila, saindo da jurisdição de Olinda e dos senhores de engenho. Em resposta a essa reinvindicação, os senhores de engenho de Olinda atacaram militarmente a cidade de Recife.

d) tal como ocorrera na Guerra dos Emboabas, a sedição de 1789 opôs os mineradores recém chegados à capitania aos empresários há muito estabelecidos na região.

ERRADA. Os fatores motivadores da Guerra dos Emboabas (1709-1710) não se misturam com a Inconfidência Mineira (1789). A Guerra dos Emboabas foi motivada pela exclusividade financeira imposta por bandeirantes paulistas na exploração do ouro após a pela descoberta de minas em Minas Gerais. Por conta disso, os emboabas (pessoas de outros estados) travaram uma guerra pelo domínio da lavra e do lucro do ouro, sendo vencedores e expulsando-os da região. Já a Inconfidência Mineira (1789) ocorreu por conta de pesados encargos (impostos) portugueses após a queda nos índices de lavra do ouro.

e) em 1789 e 1798, seus líderes projetaram a possibilidade de rompimento definitivo das relações políticas com a metrópole, diferentemente do que ocorrera com as sedições anteriores.

CORRETA. A questão faz referência a duas conjurações, a Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798). Esses dois movimentos tinham como característica o cunho emancipacionista, ou seja, tinha como proposito a emancipação política da metrópole portuguesa e o estabelecimento da República.

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