Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Os números não são precisos, mas estima-se que, entre o século XVI e meados do século XIX, mais de 11 milhões de homens, mulheres e crianças africanos foram transportados para as Américas. Esse número não inclui os que não conseguiram sobreviver ao processo violento de captura na África e aos rigores da grande travessia atlântica.”

 

(Fonte: Wlamyra R. de Albuquerque; Walter Fraga Filho. Uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006, p. 39).

 

Considerando o enunciado acima e também os conhecimentos sobre o tema em questão, pode-se afirmar:

Resposta:

$@$v=v1.20-rv1$@$

A alternativa correta é letra D) O tráfico de escravos foi a principal forma de reposição da mão de obra no Brasil. Grande parte dos escravos africanos, oriundos do tráfico transatlântico para as Américas, desembarcou nos portos brasileiros.

Essa alternativa é a correta porque o texto apresentado destaca que mais de 11 milhões de africanos foram transportados para as Américas entre o século XVI e meados do século XIX. Além disso, é sabido que o Brasil foi um dos principais destinos desses escravos, que foram trazidos para trabalhar em diversas atividades econômicas, como a agricultura e a mineração.

As outras alternativas estão erradas porque:

  • A) A escravidão não foi exclusivamente africana no Brasil, pois também houve a escravidão indígena.
  • B) O tráfico de escravos não foi abolido em 1871, mas sim em 1850, com a Lei Eusébio de Queirós.
  • C) O Brasil importou escravos africanos de diversas origens étnicas, geográficas e culturais.
  • E) A campanha britânica de abolição do tráfico pressionou o governo brasileiro, mas não foi no século XVII, e sim no século XIX.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *