Continua após a publicidade..
“Os portugueses, com vivência colonial já formada (África, Índia, etc.), passam a dominar os povos indígenas frouxamente organizados em termos de unidade política. É o momento do reajuste sócioeconômico dos grupos nativos aos padrões de exploração mercantil. O resultado desse esforço será a destribalização dos grupos mais expostos, habitantes das margens do rio Amazonas e de seus afluentes próximos.” (SOUZA, Márcio. Breve História da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994, p. 53).
Sobre o trabalho indígena nas missões é correto afirmar que
- A) logo no início da colonização, várias missões religiosas da Igreja Católica, representadas pela Companhia de Jesus, estabeleceram-se na região, catequizando os índios e empregando-os na exploração das drogas do sertão.
- B) os missionários empregavam os índios na mineração do ouro encontrado em Calçoene ainda no período Colonial.
- C) os missionários empregavam os indígenas do sexo masculino com mais de 12 anos no armazenamento e distribuição de arroz, no período em que não estavam coletando as drogas do sertão.
- D) os indígenas aceitavam de forma passiva a dominação dos jesuítas e o emprego de sua mão-deobra na exploração das drogas do sertão e em trabalhos domésticos para os missionários.
- E) os missionários proibiram o emprego da população indígena na construção da Fortaleza de São José de Macapá.
Resposta:
$@$v=undefined-rv1$@$
Resposta
A alternativa correta é A) logo no início da colonização, várias missões religiosas da Igreja Católica, representadas pela Companhia de Jesus, estabeleceram-se na região, catequizando os índios e empregando-os na exploração das drogas do sertão.
Essa alternativa é a correta porque, de acordo com a história, os portugueses, com experiência colonial prévia, estabeleceram missões religiosas na região amazônica, com o objetivo de catequizar os índios e explorar as drogas do sertão. Isso ocorreu logo no início da colonização, como afirma a alternativa A.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário