Questões Sobre Período Colonial - História - concurso
1121) “Cartas Chilenas” é uma obra escrita pelo poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810). Trata-se de uma das obras satíricas mais emblemáticas desse período. Por esse motivo, os textos que circulavam no final do século XVIII foram marcados pelo anonimato de seu autor. Durante muito tempo, foram analisadas as cartas para saber quem era o real escritor. A obra recebe esse nome, pois Critilo (pseudônimo do escritor) é morador da cidade de Santiago no Chile, que, na verdade, é Vila Rica, em Minas Gerais. Essa troca de nomes surge também em outros trechos, donde Espanha seria Portugal, e Salamanca, Coimbra.
- A) O movimento propagava abertamente as ideias iluministas, sem restrições, aplicando algumas delas já em suas propriedades e relações de trabalho.
- B) A Conjuração revoltava-se com o despotismo, a injustiça, a corrupção, a tirania, os abusos de poder, e, principalmente, com a cobrança de altos impostos.
- C) A Inconfidência Mineira nutria o desejo e o anseio de libertar todo o Brasil das “rédeas” do colonialismo lusitano e da exploração de nossas riquezas naturais.
- D) O movimento preconizava, tanto em suas obras quanto no seu cotidiano, a ideia de uma revolução social, que libertasse o Brasil da colonização e da escravidão.
A alternativa correta é letra B) A Conjuração revoltava-se com o despotismo, a injustiça, a corrupção, a tirania, os abusos de poder, e, principalmente, com a cobrança de altos impostos.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar a afirmativa correta sobre a obra "Cartas Chilenas" e a Conjuração Mineira.
A) O movimento propagava abertamente as ideias iluministas, sem restrições, aplicando algumas delas já em suas propriedades e relações de trabalho.
INCORRETO. Apesar de os inconfidentes mineiros terem sido influenciados pelas ideias iluministas, é incorreto afirmar que essas ideias eram propagadas abertamente e sem restrições. A conjuração mineira era um movimento de caráter conspiratório, ou seja, suas ideias e planos eram mantidos em segredo entre os membros do movimento. Além disso, não há evidências históricas de que tenham aplicado ideias iluministas em suas propriedades e relações de trabalho. A maioria dos inconfidentes eram proprietários de minas e escravos, e não há registros de que tenham buscado promover mudanças significativas nessa estrutura.
B) A Conjuração revoltava-se com o despotismo, a injustiça, a corrupção, a tirania, os abusos de poder, e, principalmente, com a cobrança de altos impostos.
CORRETO. A Conjuração Mineira foi um movimento que se insurgiu contra a metrópole portuguesa em função das pesadas taxações impostas pela Coroa, sobretudo o "quinto", que correspondia a 20% da produção de ouro. Além disso, os inconfidentes também se opunham à exploração colonial, ao despotismo e aos abusos de poder praticados pelos representantes da Coroa em Minas Gerais. A obra "Cartas Chilenas", de Tomás Antônio Gonzaga, é uma crítica contundente a essas práticas, especialmente à gestão de Luís da Cunha Menezes, o governador da capitania.
C) A Inconfidência Mineira nutria o desejo e o anseio de libertar todo o Brasil das “rédeas” do colonialismo lusitano e da exploração de nossas riquezas naturais.
INCORRETO. A Inconfidência Mineira tinha como objetivo principal a independência da capitania de Minas Gerais, e não de todo o Brasil. Além disso, é importante ressaltar que os inconfidentes não defendiam o fim da exploração das riquezas naturais, mas sim que essa exploração beneficiasse a própria capitania, e não apenas a metrópole.
D) O movimento preconizava, tanto em suas obras quanto no seu cotidiano, a ideia de uma revolução social, que libertasse o Brasil da colonização e da escravidão.
INCORRETO. A Inconfidência Mineira não tinha um caráter revolucionário no sentido de promover uma transformação social profunda. A maioria dos inconfidentes pertencia à elite colonial e, embora desejassem a independência política de Minas Gerais, não defendiam o fim da escravidão ou a instauração de uma sociedade igualitária.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.
1122) A Revolução Pernambucana, conhecida também como Revolução dos Padres, ocorreu em 1817, na Capitania de Pernambuco. Em relação às características desta revolução, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
- A) V – F – F – V.
- B) V – V – V – F.
- C) V – F – F – F.
- D) F – F – V – V.
- E) F – V – V – F.
A alternativa correta é letra B) V – V – V – F.
Vamos analisar cada uma das assertivas:
( ) Serviu como movimento disseminador do sentimento antilusitano no Nordeste.
VERDADEIRO. A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento que se opôs à dominação portuguesa e se caracterizou pela propagação de sentimentos antilusitanos. A revolta ocorreu em um contexto de insatisfação com a exploração econômica e política exercida por Portugal sobre a colônia, especialmente no Nordeste, onde as elites locais estavam descontentes com os altos impostos e a falta de participação política.
( ) Se inspirou nos ideais liberais difundidos à época pelo Iluminismo.
VERDADEIRO. A Revolução Pernambucana foi influenciada pelos ideais iluministas e liberais, que defendiam a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Os revolucionários buscavam um governo mais democrático, com participação popular e maior autonomia para as províncias.
( ) Teve caráter separatista e defendia o sistema republicano.
VERDADEIRO. A Revolução Pernambucana foi um movimento separatista que visava à independência de Pernambuco e de outras províncias do Nordeste em relação ao resto do Brasil, que ainda era colônia de Portugal. Além disso, os revolucionários defendiam a instauração de uma república, em contraposição ao regime monárquico vigente.
( ) Movimento de caráter iliberal e antiescravista.
FALSO. A Revolução Pernambucana foi um movimento liberal, inspirado pelos ideais iluministas, como já mencionado. Quanto ao caráter antiescravista, embora a revolução tenha contado com a participação de escravos libertos, ela não teve como objetivo principal a abolição da escravatura.
Portanto, a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a alternativa B) V – V – V – F.
1123) O que quer que possa “deslustrar” os inconfidentes, seja do ponto de vista moral, seja do ponto de vista de sua existência material e cotidiana, com frequência, é colocado em segundo plano, quando não ignorado ou citado em notas absolutamente secundárias. Procedimentos como esse chegam a configurar um problema relevante quanto à explicação da trama ou dos projetos sediciosos presentes nas Minas setecentistas?
- A) se refere a uma questão secundária para a plena compreensão da Conjuração Mineira, na medida em que cabe ao historiador, assim como ao professor de História, revelar os projetos do movimento rebelde e não destacar detalhes que pouco explicam tal evento histórico.
- B) se trata de um problema relevante, na medida em que algumas das opções dos historiadores e professores de História, eivadas de anacronismos de toda espécie, podem obscurecer aspectos importantes na interpretação do tema da Inconfidência Mineira.
- C) as novas tendências historiográficas têm muita preocupação com as grandes estruturas políticas e sociais e, nesse sentido, analisar a mais importante rebelião contra a colonização portuguesa, exige que os interesses coletivos sejam destacados e não particularidades de indivíduos.
- D) considerando que a revolta anticolonialista de Minas Gerais é fundamental para a compreensão do processo de emancipação política do Brasil, traçar um perfil das condições cotidianas dos personagens centrais do movimento mineiro traz poucos ganhos para a análise histórica.
- E) há a necessidade de um olhar atento para os perfis socioeconômicos dos principais ativistas da Inconfidência Mineira, porque essa metodologia permitirá a compreensão dessa revolta como um movimento homogêneo, no qual seus integrantes aderiram integralmente a um único projeto.
A alternativa correta é letra B) se trata de um problema relevante, na medida em que algumas das opções dos historiadores e professores de História, eivadas de anacronismos de toda espécie, podem obscurecer aspectos importantes na interpretação do tema da Inconfidência Mineira.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar a resposta correta para a pergunta do trecho.
A) se refere a uma questão secundária para a plena compreensão da Conjuração Mineira, na medida em que cabe ao historiador, assim como ao professor de História, revelar os projetos do movimento rebelde e não destacar detalhes que pouco explicam tal evento histórico.
INCORRETO. A questão levantada por João Pinto Furtado não é secundária, mas sim relevante, pois aborda a importância de se considerar todos os aspectos da vida dos inconfidentes para uma compreensão completa da Conjuração Mineira. Ignorar ou minimizar certos aspectos pode levar a uma interpretação incompleta ou distorcida do evento histórico.
B) se trata de um problema relevante, na medida em que algumas das opções dos historiadores e professores de História, eivadas de anacronismos de toda espécie, podem obscurecer aspectos importantes na interpretação do tema da Inconfidência Mineira.
CORRETO. Esta alternativa está de acordo com o que João Pinto Furtado argumenta. Ele ressalta que a tendência de alguns historiadores e professores de História de ignorar ou minimizar certos aspectos da vida dos inconfidentes pode levar a interpretações anacrônicas e obscurecer aspectos importantes da Inconfidência Mineira.
C) as novas tendências historiográficas têm muita preocupação com as grandes estruturas políticas e sociais e, nesse sentido, analisar a mais importante rebelião contra a colonização portuguesa, exige que os interesses coletivos sejam destacados e não particularidades de indivíduos.
INCORRETO. Embora seja verdade que muitas tendências historiográficas modernas se concentrem em grandes estruturas políticas e sociais, isso não significa que a análise das vidas individuais dos inconfidentes seja irrelevante. Na verdade, Furtado argumenta que esses detalhes individuais são cruciais para uma compreensão completa do evento.
D) considerando que a revolta anticolonialista de Minas Gerais é fundamental para a compreensão do processo de emancipação política do Brasil, traçar um perfil das condições cotidianas dos personagens centrais do movimento mineiro traz poucos ganhos para a análise histórica.
INCORRETO. Furtado argumenta exatamente o contrário: que a análise das condições cotidianas dos inconfidentes é crucial para uma compreensão completa da Inconfidência Mineira e, por extensão, do processo de emancipação política do Brasil.
E) há a necessidade de um olhar atento para os perfis socioeconômicos dos principais ativistas da Inconfidência Mineira, porque essa metodologia permitirá a compreensão dessa revolta como um movimento homogêneo, no qual seus integrantes aderiram integralmente a um único projeto.
INCORRETO. Furtado não argumenta que a Inconfidência Mineira foi um movimento homogêneo, com todos os seus integrantes aderindo integralmente a um único projeto. Pelo contrário, ele enfatiza a importância de se considerar a diversidade de experiências e perspectivas entre os inconfidentes.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.
1124) Aqueles que dispunham de poder e traduziam os interesses econômicos dominantes tinham, diante de si, um rol de tarefas complexas. Era necessário construir novos Estados, com instituições que garantissem a ordem e o controle sociais, mas também conferissem legitimidade aos que governassem. Grupos políticos antagônicos formavam-se, a Igreja lutava para não perder seu lugar hegemônico, debates furiosos travavam-se entre os que defendiam um governo centralizado e os que preferiam o federalismo.
- A) receberam uma série de benefícios, ainda que provisórios, como a possibilidade de usufruto das terras que já ocupavam antes da declaração de independência e direito indígena à educação.
- B) tiveram poucos ganhos econômicos permanentes, mas houve a oferta da cidadania plena, com amplos direitos políticos e direito à escolarização básica, laica, pública e gratuita.
- C) optaram, em geral, por emigrar da terra natal, buscando o espaço urbano ou localidade que oferecesse um acesso mais fácil à pequena propriedade rural e os direitos mais básicos, como educação.
- D) rebelaram-se de forma recorrente ao longo do século XIX, com grandes conquistas em relação ao acesso à terra, mas sem a conquista da cidadania política ativa, assim como de outros direitos básicos.
- E) teriam de se organizar, lutar, sofrer e morrer para alcançar seus objetivos, como reformas sociais de peso, pois as lutas de independência não mudaram as vidas dos “de baixo”.
A alternativa correta é letra E) teriam de se organizar, lutar, sofrer e morrer para alcançar seus objetivos, como reformas sociais de peso, pois as lutas de independência não mudaram as vidas dos “de baixo”.
Vamos analisar cada alternativa para entender o contexto da conjuntura após as independências hispano-americanas, especialmente em relação àqueles que não dispunham de recursos econômicos ou culturais.
A) receberam uma série de benefícios, ainda que provisórios, como a possibilidade de usufruto das terras que já ocupavam antes da declaração de independência e direito indígena à educação.
INCORRETO. Na realidade, a independência não trouxe benefícios significativos para as populações indígenas e para os setores populares em geral. A grande maioria dos indígenas e camponeses não obteve o direito de usufruto das terras que ocupavam, e menos ainda o direito à educação. A independência não alterou fundamentalmente as relações de poder e a estrutura social, que continuaram a favorecer as elites criollas (descendentes de espanhóis nascidos na América) em detrimento dos grupos indígenas e populares.
B) tiveram poucos ganhos econômicos permanentes, mas houve a oferta da cidadania plena, com amplos direitos políticos e direito à escolarização básica, laica, pública e gratuita.
INCORRETO. Apesar de algumas tentativas de reforma, a maioria das novas nações hispano-americanas não conseguiu oferecer cidadania plena, amplos direitos políticos ou educação básica para suas populações mais pobres. Em muitos casos, a cidadania e os direitos políticos foram limitados a homens livres e proprietários de terras, excluindo a grande maioria da população. Além disso, a educação era muitas vezes controlada pela Igreja e estava fora do alcance dos mais pobres.
C) optaram, em geral, por emigrar da terra natal, buscando o espaço urbano ou localidade que oferecesse um acesso mais fácil à pequena propriedade rural e os direitos mais básicos, como educação.
INCORRETO. Embora houvesse alguma migração para as cidades, a maioria das populações rurais não tinha a opção de emigrar. As oportunidades de propriedade rural e educação eram limitadas, e a vida na cidade muitas vezes significava trabalho duro e condições de vida precárias.
D) rebelaram-se de forma recorrente ao longo do século XIX, com grandes conquistas em relação ao acesso à terra, mas sem a conquista da cidadania política ativa, assim como de outros direitos básicos.
INCORRETO. Embora tenha havido rebeliões e protestos por parte dos setores populares, eles raramente resultaram em grandes conquistas. A maioria das rebeliões foi suprimida, e as elites criollas mantiveram seu controle sobre a terra e o poder político.
E) teriam de se organizar, lutar, sofrer e morrer para alcançar seus objetivos, como reformas sociais de peso, pois as lutas de independência não mudaram as vidas dos “de baixo”.
CORRETO. As lutas pela independência não resultaram em mudanças significativas para as populações mais pobres. As elites criollas mantiveram seu controle sobre o poder e a riqueza, enquanto os setores populares continuaram a enfrentar pobreza, desigualdade e exclusão. As reformas sociais significativas só seriam alcançadas através de lutas prolongadas e muitas vezes violentas.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA E.
1125) A busca por riquezas minerais levou os bandeirantes paulistas à exploração dos territórios coloniais de Portugal e Espanha na América do Sul. Com a descoberta do ouro de aluvião em Minas Gerais, no final do século XVII, houve uma verdadeira “corrida do ouro” que evoluiu para um conflito entre portugueses e paulistas que ficou conhecido como:
- A) Revolta de Beckman
- B) Guerra dos Emboabas
- C) Guerra dos Mascates
- D) Revolta de Vila Rica
- E) Revolução Farroupilha
A alternativa correta é letra B) Guerra dos Emboabas
A) Revolta de Beckman
INCORRETO. A Revolta de Beckman ocorreu no Maranhão, em 1684, e não tem relação com a exploração do ouro em Minas Gerais. Foi uma revolta contra a Companhia Geral de Comércio do Maranhão, que monopolizava o comércio na região e impunha altos preços e taxas. Os irmãos Manuel e Tomás Beckman lideraram a revolta, que resultou na expulsão dos jesuítas e na tomada do poder local, mas foram derrotados pelas forças coloniais portuguesas.
B) Guerra dos Emboabas
CORRETO. A Guerra dos Emboabas (1708-1709) foi um conflito na região das Minas Gerais, envolvendo principalmente os bandeirantes paulistas (chamados de "emboabas") e os portugueses. Os bandeirantes, que haviam descoberto as minas de ouro, sentiam-se no direito de explorá-las exclusivamente. No entanto, a chegada de muitos portugueses e outros brasileiros à região, atraídos pela "corrida do ouro", gerou conflitos. Os emboabas, grupo formado por portugueses e outros brasileiros, venceram a guerra, o que resultou na criação da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, separada da Capitania de São Vicente.
C) Guerra dos Mascates
INCORRETO. A Guerra dos Mascates (1710-1711) foi um conflito que ocorreu em Pernambuco, envolvendo a cidade de Olinda e a vila de Recife. Os "mascates" eram os comerciantes de Recife, que buscavam a emancipação da vila. Já os senhores de engenho de Olinda, que detinham o poder político, resistiam a essa mudança. O conflito não tem relação com a exploração do ouro em Minas Gerais.
D) Revolta de Vila Rica
INCORRETO. A Revolta de Vila Rica, também conhecida como Inconfidência Mineira, ocorreu em 1789, muito depois da descoberta do ouro em Minas Gerais. Foi uma conspiração de natureza separatista que tinha como objetivo a criação de uma república independente no Brasil. O movimento foi desencadeado pela cobrança da derrama, um imposto sobre o ouro, mas não resultou de um conflito entre portugueses e paulistas.
E) Revolução Farroupilha
INCORRETO. A Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, ocorreu no Rio Grande do Sul, entre 1835 e 1845, e não tem relação com a exploração do ouro em Minas Gerais. Foi um conflito que envolveu questões políticas e econômicas, como a cobrança de impostos e a luta pela autonomia provincial.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.
1126)
- A) Da punição exemplar de Tiradentes enquanto mecanismo criador de pedagogias políticas.
- B) Dos militares enquanto força histórica promotora do “estado positivo” e mantenedora da ordem.
- C) Do catolicismo enquanto religião de Estado definida pelo regime do Padroado.
- D) Da figura feminina, símbolo da república, enquanto criadora de mitologias políticas.
- E) Da figura de Tiradentes enquanto portadora de ideários políticas avessos à monarquia.
A alternativa correta é letra E) Da figura de Tiradentes enquanto portadora de ideários políticas avessos à monarquia.
A imagem publicada pela Revista Ilustrada em 1892 rememora a execução de Tiradentes em 21 de abril de 1792, líder da Inconfidência Mineira, um movimento que lutou pela independência do Brasil e contra a monarquia portuguesa. A figura de Tiradentes é apresentada como um símbolo de luta contra a opressão monárquica e pela liberdade e independência do Brasil.
A alternativa E é a que melhor se adequa ao papel realçado pela imagem, pois destaca a figura de Tiradentes como portadora de ideários políticos contrários à monarquia, o que é o cerne da Inconfidência Mineira e da luta pela independência do Brasil.
1127) Ao contrário da Inconfidência Mineira de 1789, a Inconfidência Baiana, ocorrida dez anos depois, contou com a participação de negros escravizados e libertos, trabalhadores pobres e membros da elite, incluindo médicos e religiosos. Dentre as principais exigências do movimento, analise as afirmativas a seguir.
- A) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
- B) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
- C) Apenas a afirmativa I está correta
- D) Apenas a afirmativa II está correta
- E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
A alternativa correta é letra B) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
Gabarito: Letra B
A sequência correta é: I, II e III
A Conjuração Baiana foi um movimento político ocorrido em 1798 em Salvador e que leva no nome grande parte dos adeptos: os alfaiates de Salvador. Foi uma tentativa de levante baseado em princípios iluministas e nos acontecimentos revolucionários franceses, principalmente da fase republicana.
Vamos analisar as proposições.
I. Abolição da escravatura (CORRETA)
Segundo Lilia Schwarcz, não há um consenso entre os historiadores sobre o objetivo de libertar os escravizados. Alguns enxergam que havia uma defesa do fim da escravidão (Boris Fausto, por exemplo) e outros afirmam que somente em Salvador e não no Brasil (Patrícia Valim). É certo que havia uma difusão de ideias que pretendia extinguir os preconceitos de cor, transformando os baianos em cidadãos baianos e não em súditos portugueses.
II. Proclamação da República (CORRETA)
Inspirados na república jacobina francesa, os conjurados pretendiam instalar na Bahia uma República independente da Coroa Portuguesa onde não houvesse distinções sociais e nem preconceitos de cor.
III. Diminuição dos impostos (CORRETA)
Uma das propostas dos conjurados baianos era a diminuição de impostos sobre determinados produtos essenciais em Salvador, como, por exemplo, a carne, o sal e a farinha de mandioca.
IV. Diminuição dos salários. (INCORRETA)
Segundo Boris Fausto, uma bandeira dos participantes do movimento era o aumento dos salários, principalmente para os soldados que participaram da conjuração. Patrícia Valim afirma que os soldados lutavam pelo cumprimento de um soldo regular que não estava sendo pago pelos administradores baianos.
Referências:
BRASIL DE FATO. Entrevista com Patrícia Valim. Disponível em: https://www.brasildefatoba.com.br/2018/08/10/conjuracao-baiana-a-revolta-dos-entes-da-liberdade
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2ª edição. São Paulo: EdUSP, 1995.
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
1128) Texto associado
- A) Xenofobia; civismo; e, nepotismo.
- B) Abolicionismo; parlamentarismo; e, militarismo.
- C) Antilusitanismo; federalismo; e, republicanismo.
- D) Anticoronelismo; pacifismo; e, pluralismo político.
- E) Patriotismo; pan-americanismo; e, anticolonialismo.
A alternativa correta é letra C) Antilusitanismo; federalismo; e, republicanismo.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar os sentimentos presentes no nordeste, principalmente em Pernambuco, desde a Revolução de 1817, que foram reacendidos no contexto da famosa Confederação do Equador com a dissolução da Assembleia e a outorga da Carta Constitucional.
A) Xenofobia; civismo; e, nepotismo.
INCORRETO. A xenofobia, que é o ódio ou repulsa a estrangeiros, não se encaixa no contexto da Confederação do Equador, que foi um movimento separatista que ocorreu em 1824, no Nordeste do Brasil, durante o Primeiro Reinado. O civismo, que é o amor e dedicação à pátria, pode ser identificado no movimento, mas o nepotismo, que é a prática de favorecer parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos, não se aplica ao contexto histórico em questão.
B) Abolicionismo; parlamentarismo; e, militarismo.
INCORRETO. O abolicionismo, que é o movimento que buscava o fim da escravatura, não estava presente na Confederação do Equador, que se caracterizou mais como um movimento de caráter separatista e republicano. O parlamentarismo, que é um sistema de governo no qual o poder legislativo (parlamento) oferece a sustentação política (apoio direto ou indireto) para o poder executivo, também não se aplica ao contexto da Confederação do Equador. O militarismo, que é a influência excessiva do setor militar de um país nos assuntos políticos ou sociais, também não é uma característica do movimento.
C) Antilusitanismo; federalismo; e, republicanismo.
CORRETO. O antilusitanismo, que é a aversão aos portugueses, está presente no contexto da Confederação do Equador, que foi uma reação contra a política centralizadora do governo de D. Pedro I. O federalismo, que é um sistema político em que os estados têm autonomia política, também se aplica ao movimento, que buscava a autonomia dos estados nordestinos. O republicanismo, que é um sistema político que defende que a chefia do Estado deve ser exercida por um presidente escolhido pelo povo, também se aplica ao contexto da Confederação do Equador.
D) Anticoronelismo; pacifismo; e, pluralismo político.
INCORRETO. O anticoronelismo, que é a oposição ao poder dos coronéis, não se aplica ao contexto da Confederação do Equador. O pacifismo, que é a doutrina que busca a paz entre as nações, também não se aplica ao movimento, que foi marcado por conflitos e rebeliões. O pluralismo político, que é a diversidade de ideias políticas, pode ser identificado no movimento, mas não é uma característica predominante.
E) Patriotismo; pan-americanismo; e, anticolonialismo.
INCORRETO. O patriotismo, que é o amor à pátria, pode ser identificado no movimento, mas o pan-americanismo, que é a ideia de união entre as nações americanas, não se aplica ao contexto da Confederação do Equador. O anticolonialismo, que é a oposição ao colonialismo, também não se aplica ao movimento, que ocorreu após a independência do Brasil.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA C.
1129) Foi um movimento organizado na Bahia em 1798, por gente marcada pela cor e pela condição social: mulatos e negros livres ou libertos, ligados às profissões urbanas como artesãos ou soldados, e alguns escravos:
- A) Revolta dos Malês.
- B) Revolta dos Alfaiates.
- C) Revolta de Beckman.
- D) Revolta dos 18 do Forte.
- E) Sabinada.
A alternativa correta é letra B) Revolta dos Alfaiates.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar o movimento histórico que corresponde à descrição dada.
A) Revolta dos Malês.
INCORRETO. A Revolta dos Malês ocorreu em 1835 na Bahia e foi protagonizada por escravos africanos de origem muçulmana que pretendiam estabelecer um estado islâmico na região. Não se encaixa na descrição dada, pois não foi um movimento marcado por artesãos ou soldados, mas por escravos. Alternativa errada.
B) Revolta dos Alfaiates.
CORRETO. A Revolta dos Alfaiates, também conhecida como a Conjuração Baiana, ocorreu em 1798 na Bahia. Foi um movimento popular de caráter emancipacionista e republicano, que contou com a participação de pessoas de diversas camadas sociais, incluindo alfaiates, soldados, escravos e libertos. A revolta foi marcada pela presença de negros e mulatos, que eram a maioria dos participantes. Este movimento se encaixa perfeitamente na descrição dada. Alternativa correta.
C) Revolta de Beckman.
INCORRETO. A Revolta de Beckman ocorreu no Maranhão em 1684 e foi liderada por dois irmãos, Tomás Beckman e Manuel Beckman. Foi um movimento de caráter colonial contra a Companhia Geral do Comércio do Maranhão e a administração colonial. Não se encaixa na descrição dada, pois não foi um movimento marcado por artesãos ou soldados, nem por negros ou mulatos. Alternativa errada.
D) Revolta dos 18 do Forte.
INCORRETO. A Revolta dos 18 do Forte ocorreu em 1922 no Rio de Janeiro e foi um movimento militar que marcou o início do tenentismo, uma série de revoltas de jovens oficiais contra o governo da República Velha. Não se encaixa na descrição dada, pois não foi um movimento marcado por artesãos ou soldados, nem por negros ou mulatos. Alternativa errada.
E) Sabinada.
INCORRETO. A Sabinada foi uma revolta separatista que ocorreu na Bahia entre 1837 e 1838, durante o período regencial brasileiro. Foi liderada por Francisco Sabino e teve como objetivo a criação de uma república na Bahia até que D. Pedro II atingisse a maioridade. Não se encaixa na descrição dada, pois não foi um movimento marcado por artesãos ou soldados, nem por negros ou mulatos. Alternativa errada.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.
1130) Assinale a alternativa que aponta para o movimento de luta pela independência nacional influenciado pela Revolução Francesa e o iluminismo, liderado pelas camadas médias e populares brasileiras e com propostas sociais mais radicais.
- A) Inconfidência Mineira.
- B) Conjuração dos Alfaiates.
- C) Confederação de Tamoios.
- D) Batalha dos Guararapes.
- E) Revolução Farroupilha.
A alternativa correta é letra B) Conjuração dos Alfaiates.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar corretamente o movimento de luta pela independência nacional influenciado pela Revolução Francesa e o iluminismo, liderado pelas camadas médias e populares brasileiras e com propostas sociais mais radicais.
A) Inconfidência Mineira.
INCORRETO. A Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, foi um movimento de elite, liderado principalmente por proprietários de minas, que se rebelaram contra a Coroa Portuguesa devido a questões fiscais, especialmente a derrama, uma cobrança abusiva de impostos. Embora tenham sido influenciados pelas ideias iluministas, a Inconfidência Mineira não propôs mudanças sociais radicais e não foi liderada pelas camadas médias e populares.
B) Conjuração dos Alfaiates.
CORRETO. A Conjuração dos Alfaiates, também conhecida como Revolta dos Búzios, ocorrida em 1798 na Bahia, foi um movimento de luta pela independência nacional que foi fortemente influenciado pela Revolução Francesa e as ideias iluministas. Foi liderado pelas camadas médias e populares, incluindo artesãos, alfaiates, soldados e escravos libertos. Além disso, suas propostas eram mais radicais, buscando não apenas a independência, mas também a igualdade social e racial, a abolição da escravidão e a distribuição de terras.
C) Confederação de Tamoios.
INCORRETO. A Confederação dos Tamoios, ocorrida no século XVI, foi uma aliança de tribos indígenas contra a colonização portuguesa. Embora tenha sido um movimento de resistência, não foi influenciado pela Revolução Francesa ou pelo Iluminismo, pois ocorreu antes desses eventos. Além disso, não foi liderada pelas camadas médias e populares brasileiras, mas por povos indígenas.
D) Batalha dos Guararapes.
INCORRETO. A Batalha dos Guararapes, ocorrida no século XVII, foi um conflito militar entre os colonos portugueses e os invasores holandeses no nordeste do Brasil. Embora tenha sido um momento importante na resistência contra a ocupação holandesa, não foi um movimento de luta pela independência nacional influenciado pela Revolução Francesa e o Iluminismo. Além disso, não foi liderada pelas camadas médias e populares brasileiras e não teve propostas sociais radicais.
E) Revolução Farroupilha.
INCORRETO. A Revolução Farroupilha, ocorrida entre 1835 e 1845, foi uma revolta de latifundiários rio-grandenses contra o governo imperial brasileiro, motivada por questões econômicas e tributárias. Embora tenha sido influenciada pelas ideias republicanas, não foi um movimento de luta pela independência nacional influenciado pela Revolução Francesa e o Iluminismo. Além disso, não foi liderada pelas camadas médias e populares e suas propostas não eram socialmente radicais.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.