Questões Sobre Período Colonial - História - concurso
1341) Assinale a alternativa que apresenta o CORRETO pensamento decolonial no Brasil.
- A) O pensamento decolonial organiza um verdadeiro ataque epistêmico à história dos vencidos, elaborada pela perspectiva da história social inglesa.
- B) A decolonialidade brasileira, de maneira semelhante ao projeto decolonial da América Latina, busca consolidar um novo colonialismo em oposição ao colonialismo europeu.
- C) No Brasil, o pensamento decolonial busca incorporar o debate sobre as ações afirmativas em torno da experiência negra e dos movimentos ligados aos povos originários no país.
- D) A decolonialidade é a fundação de um novo projeto colonial que defende o controle intercultural dos sujeitos a partir do controle e silenciamento dos homens brancos da elite.
- E) A decolonialidade exalta a importância da colonização portuguesa no Brasil e cultua o projeto civilizatório europeu como único caminho histórico possível para a formação do povo brasileiro.
A alternativa correta é letra C) No Brasil, o pensamento decolonial busca incorporar o debate sobre as ações afirmativas em torno da experiência negra e dos movimentos ligados aos povos originários no país.
Vamos analisar cada alternativa para identificar a que apresenta corretamente o pensamento decolonial no Brasil:
A) O pensamento decolonial organiza um verdadeiro ataque epistêmico à história dos vencidos, elaborada pela perspectiva da história social inglesa.
INCORRETO. Essa alternativa está incorreta porque o pensamento decolonial não organiza um ataque à história dos vencidos. Pelo contrário, o pensamento decolonial busca resgatar e dar voz à história dos vencidos, dos marginalizados e dos subalternizados, que foram silenciados e apagados pela história oficial, escrita pela perspectiva do colonizador. Portanto, a alternativa está invertendo o propósito do pensamento decolonial.
B) A decolonialidade brasileira, de maneira semelhante ao projeto decolonial da América Latina, busca consolidar um novo colonialismo em oposição ao colonialismo europeu.
INCORRETO. A decolonialidade não busca consolidar um novo colonialismo, mas sim superar, desconstruir e descolonizar as estruturas de poder, de saber e de ser que foram impostas pelo colonialismo. A decolonialidade se opõe ao colonialismo em todas as suas formas, não busca criar um novo colonialismo.
C) No Brasil, o pensamento decolonial busca incorporar o debate sobre as ações afirmativas em torno da experiência negra e dos movimentos ligados aos povos originários no país.
CORRETO. Esta alternativa está correta. O pensamento decolonial no Brasil busca, de fato, incorporar o debate sobre as ações afirmativas e dar voz à experiência negra e aos povos originários do país. Essa perspectiva busca descolonizar o conhecimento e as práticas sociais, políticas e culturais, questionando e resistindo às hierarquias e às opressões que foram estabelecidas pelo colonialismo.
D) A decolonialidade é a fundação de um novo projeto colonial que defende o controle intercultural dos sujeitos a partir do controle e silenciamento dos homens brancos da elite.
INCORRETO. A decolonialidade não é um novo projeto colonial, nem defende o controle intercultural dos sujeitos, muito menos o controle e silenciamento dos homens brancos da elite. A decolonialidade busca a desconstrução das hierarquias e das opressões estabelecidas pelo colonialismo, e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas.
E) A decolonialidade exalta a importância da colonização portuguesa no Brasil e cultua o projeto civilizatório europeu como único caminho histórico possível para a formação do povo brasileiro.
INCORRETO. A decolonialidade não exalta a colonização, mas sim critica e questiona as estruturas de poder, de saber e de ser impostas pela colonização. A decolonialidade também não vê o projeto civilizatório europeu como o único caminho histórico possível, mas sim questiona essa visão eurocêntrica da história e busca valorizar e respeitar a diversidade cultural e os diferentes caminhos históricos.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA C.
1342) “As populações indígenas habitavam as terras que ficariam conhecidas como Brasil muito antes dos colonizadores chegarem à América do Sul. Os primeiros portugueses aportaram no litoral nordeste do país no ano de 1500, considerado o ano do descobrimento do Brasil pelos europeus.”
- A) Capitanias Hereditárias.
- B) Setentrional, Norte Oriental, Oriental e Meridional.
- C) Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul.
- D) Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul.
- E) Tratado de Tordesilhas.
A alternativa correta é letra A) Capitanias Hereditárias.
Gabarito: LETRA A.
A questão aborda o contexto do Brasil Colônia (1500-1822), salientado, de forma crítica, a presença dos povos originários no território muito antes do "descobrimento" efetivado pelos portugueses. Nesse cenário, inicialmente, a administração portuguesa dividiu o país em Capitanias Hereditárias (LETRA A), uma separação territorial implementada visando a exploração e a colonização do Brasil. Desse modo, lotes de terra eram concedidos a capitães donatários, nobres que se tornavam responsáveis por povoar e defender seus domínios. Além de cuidar da administração, os donatários deviam conceder sesmarias, construir povoados, explorar os recursos naturais, fiscalizar a cobrança de impostos, dentre outros (Politize, 2024).
Diante disso, as demais alternativas estão incorretas porque se referem a divisões mais atuais do território brasileiro para fins estatísticos e geográficos e/ou a um tratado firmado entre Portugal e Espanha em 1494, dividindo as terras do "Novo Mundo", para além do Brasil, entre os dois reinos (Tratado de Tordesilhas).
1343) No princípio da colonização do Brasil, a evangelização realizava-se de forma itinerante, numa espécie de peregrinação na qual os padres missionários se deslocavam ocasionalmente dos povoados coloniais até os indígenas. Após algum tempo, porém, os padres da Companhia de Jesus dedicaram-se a reunir, em um mesmo local, grandes grupos de indígenas, com o objetivo de convertê-los e “civilizá-los”. Esses locais, chamados de aldeamentos ou reduções, chegaram a reunir centenas, talvez milhares, de indígenas, e se tornaram muitas vezes povoados relativamente urbanizados, prósperos e autossuficientes. No entanto, em meados do século XVII,
- A) liberdade dos índios, uma vez que os bandeirantes buscam libertar os indígenas da opressão dos religiosos da Companhia de Jesus, aliando-se aos povos originários na defesa de suas terras e pela preservação de seus costumes e tradições.
- B) defesa dos termos apresentados no Tratado de Madri, uma vez que os jesuítas se alinharam à Coroa portuguesa para defender as ideias do Marquês de Pombal com relação à tutela dos índios.
- C) disputa pelo uso da força de trabalho dos povos originários, pois, enquanto os colonos consideravam que a função dos padres era apaziguar os indígenas para que eles pudessem servir ao trabalho, os padres lutavam pelo direito de desenvolver uma catequese, segundo os interesses da Companhia de Jesus.
- D) desocupação do território espanhol, na medida em que as lideranças jesuíticas convenceram a Coroa portuguesa a manter a área dos Sete Povos das Missões e restaurar o domínio sobre a região de Colônia do Sacramento, o que foi feito em 1751.
- E) unificação das Coroas Ibéricas, defendida pelos jesuítas e contestada pelos colonos, os quais acabaram por perder a disputa em 1640, quando Portugal e Espanha se unificaram na chamada União Ibérica, que durou até 1750.
A alternativa correta é letra C) disputa pelo uso da força de trabalho dos povos originários, pois, enquanto os colonos consideravam que a função dos padres era apaziguar os indígenas para que eles pudessem servir ao trabalho, os padres lutavam pelo direito de desenvolver uma catequese, segundo os interesses da Companhia de Jesus.
Gabarito: LETRA C.
A questão aborda o início da colonização do Brasil, com a prática da evangelização dos povos originários sendo feita de maneira itinerante pelos padres missionários da Companhia de Jesus, os quais passaram a fomentar o desenvolvimento de grandes aldeamentos ou reduções com o objetivos de converter e integrar os indígenas à sociedade colonial. Ademais, o texto elencado aborda a atuação conflitiva de grupos bandeirantes, a partir de meados do século XVII, em ataques aos povoados com o intuito, geralmente, de captação de mão de obra.
A partir disso, pergunta-se acerca do ponto central da querela entre colonos e jesuítas, fator que está corretamente elencado na LETRA C, "disputa pelo uso da força de trabalho dos povos originários, pois, enquanto os colonos consideravam que a função dos padres era apaziguar os indígenas para que eles pudessem servir ao trabalho, os padres lutavam pelo direito de desenvolver uma catequese, segundo os interesses da Companhia de Jesus". Isso porque de fato havia uma disputa entre colonos e jesuítas sobre o papel dos indígenas: os colonos desejavam utilizar os indígenas como mão de obra, enquanto os jesuítas lutavam pelo direito de catequizá-los. Assim, vejamos as demais alternativas para identificar seus erros.
a) liberdade dos índios, uma vez que os bandeirantes buscam libertar os indígenas da opressão dos religiosos da Companhia de Jesus, aliando-se aos povos originários na defesa de suas terras e pela preservação de seus costumes e tradições.
INCORRETO. Os bandeirantes não buscavam libertar os indígenas da opressão dos jesuítas, nem defender suas terras, costumes e tradições. Pelo contrário, esses grupos atacavam aldeamentos jesuítas para a captar os indígenas e forçá-los ao trabalho.
b) defesa dos termos apresentados no Tratado de Madri, uma vez que os jesuítas se alinharam à Coroa portuguesa para defender as ideias do Marquês de Pombal com relação à tutela dos índios.
INCORRETO. O Tratado de Madri de 1750 foi um acordo que visava estabelecer os limites territoriais entre as colônias portuguesas e espanholas na América do Sul. Em termos da tutela dos índios, defendiam-se políticas que visavam sua integração às estruturas coloniais portuguesas, o que não era sintetizado pela atuação dos colonos nem necessariamente representava uma aliança entre jesuítas e Coroa portuguesa.
d) desocupação do território espanhol, na medida em que as lideranças jesuíticas convenceram a Coroa portuguesa a manter a área dos Sete Povos das Missões e restaurar o domínio sobre a região de Colônia do Sacramento, o que foi feito em 1751.
INCORRETO. A questão dos aldeamentos jesuíticos não estava diretamente relacionada à desocupação do território espanhol. A manutenção dos Sete Povos das Missões e a restauração do domínio sobre Colônia do Sacramento ocorreram em um contexto de disputas coloniais entre Portugal e Espanha (século XVIII) e não estavam diretamente ligadas aos aldeamentos jesuíticos.
e) unificação das Coroas Ibéricas, defendida pelos jesuítas e contestada pelos colonos, os quais acabaram por perder a disputa em 1640, quando Portugal e Espanha se unificaram na chamada União Ibérica, que durou até 1750.
INCORRETO. Os jesuítas não estavam diretamente envolvidos na defesa da unificação das coroas ibéricas, mas sim na manutenção e expansão de suas atividades missionárias. Além disso, a União Ibérica foi mais uma imposição política do que uma vontade compartilhada entre os dois reinos.
1344) Historicamente, a colonização do continente americano, em especial dos territórios sob domínio português na América do Sul, ocorreu com a conquista e o povoamento por colonos a partir da costa do Oceano Atlântico. No entanto,
- A) o cultivo da cana e do tabaco, em especial nas zonas litorâneas do Oceano Atlântico.
- B) o profundo respeito que os colonos tinham com os compromissos firmados com a Coroa da Espanha.
- C) a busca por ouro e a captura de indígenas que pudessem ser escravizados.
- D) a extração de pau-brasil e o plantio de café, principalmente às margens do Rio Tietê.
- E) as invasões francesas e espanholas, em especial na província do Rio de Janeiro e na capitania de São Vicente.
A alternativa correta é letra C) a busca por ouro e a captura de indígenas que pudessem ser escravizados.
Gabarito: LETRA C.
A questão aborda o período colonial desenvolvido na América Latina, dando ênfase à progressão da exploração por parte dos portugueses, que iniciaram a conquista e o povoamento das regiões litorâneas e gradativamente interiorizaram seus domínios. Nesse sentido, vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a que elenca fatores corretos em relação a esse processo.
a) o cultivo da cana e do tabaco, em especial nas zonas litorâneas do Oceano Atlântico.
INCORRETO. O cultivo da cana e do tabaco nas zonas litorâneas do Oceano Atlântico contribuiu para a colonização dessas áreas, mas não foi um fator que impulsionou a interiorização do território.
b) o profundo respeito que os colonos tinham com os compromissos firmados com a Coroa da Espanha.
INCORRETO. Na verdade, os colonos portugueses não tinham compromissos firmados com a Coroa da Espanha, mas sim com a Coroa de Portugal.
c) a busca por ouro e a captura de indígenas que pudessem ser escravizados.
CORRETO. A busca por ouro e a captura de indígenas para escravização foram fatores essenciais para a interiorização dos domínios portugueses na América. A descoberta de ouro, como mencionado no texto, levou ao povoamento de regiões antes inexploradas, como a região de Cuiabá.
d) a extração de pau-brasil e o plantio de café, principalmente às margens do Rio Tietê.
INCORRETO. A extração de pau-brasil foi uma atividade econômica importante durante os primeiros anos da colonização, mas não contribuiu diretamente para a interiorização dos domínios portugueses na América. Ademais, o plantio de café como uma cultura de grande importância se deu a partir do século XIX.
e) as invasões francesas e espanholas, em especial na província do Rio de Janeiro e na capitania de São Vicente.
INCORRETO. Embora as invasões francesas e espanholas tenham ocorrido em algumas regiões do Brasil colonial, como a província do Rio de Janeiro e a capitania de São Vicente, elas não foram fatores determinantes para a interiorização dos domínios portugueses na América. Na verdade, fomentaram episódios de conflito territorial que ocorreram principalmente em regiões costeiras.