Questões Sobre Período Colonial - História - concurso
231) Após o Descobrimento do Brasil, em 1500, pequenos povoados se desenvolveram e deram origem, posteriormente, a importantes cidades da atualidade.
- A) Brasília.
- B) Salvador.
- C) Rio de Janeiro.
- D) São Paulo.
A alternativa correta é letra A) Brasília.
Explicação: Brasília é a capital do Brasil e foi fundada em 1960, portanto, não tem suas origens no século XVI. As outras opções, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, todas têm suas origens no período colonial, no século XVI.
232) Leia as afirmativas a seguir:
- A) Nenhuma afirmativa está correta.
- B) Está correta a afirmativa I, apenas.
- C) Está correta a afirmativa II, apenas.
- D) Está correta a afirmativa III, apenas.
- E) Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é letra D) Está correta a afirmativa III, apenas.
Gabarito: ALTERNATIVA D
Leia as afirmativas a seguir:
- I. O processo de ensino constitui-se de um sistema desarticulado, pois o desenvolvimento do aluno não está relacionado com os esforços pedagógicos do professor.
A afirmativa é completamente despropositada. Falar que o desenvolvimento do aluno não guarda relações com os esforços pedagógicos do professor é o equivalente a dizer que a todo esforço pedagógico é, por definição, inútil. Ora, o professor lança mão da pedagogia exatamente por buscar um melhor desenvolvimento dos seus alunos por meio das suas aulas. Portanto, não pode o candidato, de maneira alguma, assinalar como correta uma afirmativa dessa natureza - ela vai contra o próprio espírito do concurso disputa. Além disso, o processo de ensino é feito num sistema bem articulado, indo desde as orientações oriundas do Ministério da Educação até as articulações locais; bem como se pensa em estratégias integradas de ensino. AFIRMATIVA FALSA.
- II. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi criada em 1889.
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi fundada em 1922 sob a liderança de Vladimir Lênin e dentro do processo maior da Revolução Russa de 1917. A URSS seria dissolvida em 1991 sob a liderança de Mikhail Gorbatchev após um longo período definhando economicamente. O ano de 1889 foi marcado pela Queda do Muro de Berlim, um dos grandes símbolos da Guerra Fria (1945-1991), cujo fim prenunciava o colapso de todo bloco socialista sob liderança soviética. AFIRMATIVA FALSA.
- III. O trabalho escravo é uma característica do sistema de plantation utilizada nas Américas.
Plantition foi oi modo de produção agrícola aplicado em grande escala nas Américas no seu período colonial. Completamente voltada para a agroexportação, a plantation buscava a ampliação absoluta da sua produção com os custos tão baixos quanto possíveis. Para tanto, empregava-se a monocultura em latifúndios ao mesmo tempo em que o trabalho escravo era a base da mão de obra, sendo aplicado em larga escala. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Portanto, apenas está correta a afirmativa III.
Marque a alternativa CORRETA:
a) Nenhuma afirmativa está correta.
b) Está correta a afirmativa I, apenas.
c) Está correta a afirmativa II, apenas.
d) Está correta a afirmativa III, apenas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Apesar da elaboração heterodoxa da questão, não se pode errar. A afirmativa sobre pedagogia era paupérrima; bem como bastava saber da existência da Guerra Fria em meados do século XX para desvendar a segunda afirmativa. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
233) Leia as afirmativas a seguir:
- A) Nenhuma afirmativa está correta.
- B) Está correta a afirmativa I, apenas.
- C) Está correta a afirmativa II, apenas.
- D) Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.
- E) Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é letra D) Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.
Gabarito: ALTERNATIVA D
Leia as afirmativas a seguir:
- I. Moenda, casa das caldeiras e fornalhas eram equipamentos comuns aos engenhos no Brasil Colônia.
Os engenhos de açúcar e toda cadeia produtiva do açúcar nos séculos XVI e XVII concentravam uma série de inovações tecnológicas e produtivas importantes para a época. Os investimentos para se construir e deixar operacional um engenho de açúcar eram consideráveis para o período e as etapas de produção demandavam maquinário específico. Usando tração animal ou humana (ou, ainda, força hidráulica), as moendas eram responsáveis pela moagem da cana-de-açúcar, retirando-lhe todo o sumo na etapa inicial do processo, que deveria ser ágil e eficiente sem perder de vista a escala necessária. Por seu turno, a casa das caldeiras das caldeiras eram o local onde o caldo extraído da moagem era cozido em grandes tachos - ebulia-se o líquido para a concentração do açúcar nos tachos -; tratava-se de um dos momentos mais perigosos do processo produtivo. As caldeiras eram alimentadas por um sistema longitudinal de fogo a partir das fornalhas, entre cujos combustíveis estava o próprio bagaço da cana. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- II. É papel dos docentes estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, respeitadas as normas do sistema de ensino.
Por óbvio, em qualquer concurso público, as condutas narradas como corretas sempre devem respeitar "as normas do sistema de ensino". Da mesma forma que qualquer docente deve se ocupar da totalidade dos seus alunos dentro das tais normas, inclusive daqueles com menor rendimento escolar. Nesse intuito, deve sempre o docente elaborar estratégias dentro das normas para que esses alunos possam ter um desenvolvimento escolar adequado, recuperando as dificuldades surgidas ao longo do processo de educação. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- III. No Brasil Colônia, o açúcar mascavo era escoado exclusivamente para o mercado europeu.
O açúcar mascavo era considerado um produto de qualidade inferior na indústria açucareira, sendo separado do produto de maior qualidade durante a produção. O processo de branqueamento do açúcar nas casas de purgar não conseguia eliminar a totalidade do açúcar mascavo, que ficava como um subproduto da produção, pouco atraente no mercado europeu. Dessa forma, o mercado doméstico colonial acabava absorvendo parte significativa dessa parcela da produção, o que implicou na criação de vários pratos e de expressões culturais baseados nesse açúcar. De toda sorte, é sempre delicado falar que algo ocorre "exclusivamente", uma vez que exceções e desvios são abundantes na experiência humana. AFIRMATIVA FALSA.
Desta forma, estão corretas as afirmativas I e II.
Marque a alternativa CORRETA:
a) Nenhuma afirmativa está correta.
b) Está correta a afirmativa I, apenas.
c) Está correta a afirmativa II, apenas.
d) Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
234) Leia as afirmativas a seguir:
- A) Nenhuma afirmativa está correta.
- B) Está correta a afirmativa I, apenas.
- C) Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
- D) Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
- E) Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é letra E) Todas as afirmativas estão corretas.
Gabarito: ALTERNATIVA E
Leia as afirmativas a seguir:
- I. A escravidão está presente no processo de colonização do continente americano, a partir do século XVI.
A empresa colonial no continente americano foi iniciada pela Espanha no Caribe nos últimos anos do século XV e foi intensificada na América Central e na América do Sul, dessa vez por Portugal, no século XVI. Ainda que as primeiras décadas tenham sido relativamente tímidas em relação à colonização, em meados do século XVI, já se tornava uma realidade em constante expansão e associada francamente ao trabalho escravo. Seja para o extrativismo vegetal mais simples seja para empreendimentos agrícolas ou para a mineração, o emprego da escravidão foi uma realidade em todo o continente, tanto pelo apresamento de indígenas quanto pelo comércio de escravos com a costa africana. Essa prática vexatória deixaria marcas indeléveis em praticamente todas as áreas do continente, que padece com marcas cruéis como o genocídio de indígenas e a discriminação racial estrutural até os dias atuais. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- II. A vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais deve ser estimulada no cotidiano escolar.
A educação brasileira contemporânea tem uma preocupação importante com o estabelecimentos de pontes cidadãs entre a experiência extra-escolar e a realidade da educação formal. Ainda que haja diferenças entre os dois domínios, o espírito dos valores que norteiam a educação pública no país insiste em não estabelecer hierarquias, mas sim em procurar uma integração complexa. Textualmente, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental do Ministério da Educação estabelecem que:
Ao valorizar a experiência extra-escolar dos alunos e propor a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais, a LDB é consequente com os arts. 205 e 206 da Constituição Federal, que baseiam o fim maior da educação no pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Assim, AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- III. No Brasil Colônia, a fabricação do açúcar dependia do plantio da cana em terras férteis e de engenhos.
A partir da segunda metade do século XVI, iniciou-se o processo de introdução da cana-de-açúcar na colônia já com grande êxito na sua região Nordeste. Organizando a lavoura com base na monocultura de exportação, a produção de açúcar passou a ser a principal atividade econômica colonial em pouco tempo, porque os retornos dos investimentos eram elevados graças à alta demanda do produto em baixa concorrência nos mercados europeus. Sob o regime de exclusivo de comércio, os produtores vendiam o açúcar para a metrópole via comerciantes autorizados e conseguiam assegurar um fluxo relativamente constante de mercadorias e de dinheiro. Com o incentivo metropolitano, muitos latifundiários se lançaram na empresa açucareira e a capacidade de produção do açúcar teve de ser expandida consideravelmente ao longo dos séculos, exigindo a construção de novos engenhos, o que demandava um grande esforço financeiro e tecnológico para a época. Por óbvio que o sucesso da produção estava diretamente ligado à produtividade da cana-de-açúcar, o que demandava o seu plantio em terras férteis. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Assim, estão corretas as afirmativas I, II e III.
Marque a alternativa CORRETA:
a) Nenhuma afirmativa está correta.
b) Está correta a afirmativa I, apenas.
c) Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
d) Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
235) Leia as afirmativas a seguir:
- A) Nenhuma afirmativa está correta.
- B) Está correta a afirmativa I, apenas.
- C) Está correta a afirmativa II, apenas.
- D) Está correta a afirmativa III, apenas.
- E) Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é letra C) Está correta a afirmativa II, apenas.
Gabarito: ALTERNATIVA D
Leia as afirmativas a seguir:
- I. É vedada a bolsa de aprendizagem ao adolescente até quatorze anos de idade.
Essa matéria é regida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, lei 8.069/90), que esclareceu a questão do trabalho de menores de idade dentro do ordenamento jurídico da Constituição Federal de 1988. Estabeleceu-se, então, a figura do aprendiz para aqueles menores de catorze anos no mercado de trabalho. Sob algumas restrições, é assegurado ao adolescente entre doze e catorze anos a inserção no mundo do trabalho mediante ao pagamento da "bolsa de aprendizagem", estabelecida no artigo 64 do ECA. A partir dessa idade, o trabalho passa a ser regido, ainda que na condição de aprendiz, pelo direito trabalhista e previdenciário. AFIRMATIVA FALSA.
- II. Martim Afonso de Souza (SIC!) contribuiu para a disseminação da cana-de-açúcar no Brasil.
Martim Afonso de Sousa foi enviado para a América pela primeira vez chefiando uma expedição (1530-1533) para patrulhar a costa e promover a colonização efetiva do território, o que incluía a fundação de uma nova vila mais ao sul, que seria São Vicente. Na mesma época, Martim Afonso ainda seria nomeado capitão-donatário pelo rei português, estabelecendo-se no Brasil e devendo, portanto, agir para o progresso econômico do seu quinhão. Conta-se que, em meados do século XVI, Sousa trouxe as primeiras mudas de cana-de-açúcar para a América portuguesa, bem como investiu na contratação de peritos em cultivo e produção açucareira. Disposto ao investimento pesado no empreendimento, Martim Afonso de Sousa chegou a ser sócio de um dos maiores engenhos de açúcar da colônia, localizado na região de São Vicente. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- III. O professor democrático obriga-se a tentar convencer seus alunos de suas convicções ideológicas.
Por óbvio, a afirmativa não se sustenta em seus próprio termos: como poderia ser chamado de democrático um professor que usa da sua posição como plataforma de convencimento sobre suas convicções ideológicas? O caráter democrático do ensino não passa pelo convencimento, mas sim pela abertura ao debate e à reflexão de maneira embasada, com um diálogo franco entre as partes e a manutenção da liberdade para que o estudante possa elaborar as suas visões de mundo. AFIRMATIVA FALSA.
Assim, é verdadeira apenas a afirmativa II.
Marque a alternativa CORRETA:
a) Nenhuma afirmativa está correta.
b) Está correta a afirmativa I, apenas.
c) Está correta a afirmativa II, apenas.
d) Está correta a afirmativa III, apenas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
236) Leia as afirmativas a seguir:
- A) Nenhuma afirmativa está correta.
- B) Está correta a afirmativa I, apenas.
- C) Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
- D) Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
- E) Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é letra E) Todas as afirmativas estão corretas.
Gabarito: ALTERNATIVA E
Leia as afirmativas a seguir:
- I. A montagem dos engenhos de açúcar é uma característica do Brasil Colônia.
A partir da segunda metade do século XVI, iniciou-se o processo de introdução da cana-de-açúcar na colônia já com grande êxito na sua região Nordeste. Organizando a lavoura com base na monocultura de exportação, a produção de açúcar passou a ser a principal atividade econômica colonial em pouco tempo, porque os retornos dos investimentos eram elevados graças à alta demanda do produto em baixa concorrência nos mercados europeus. Sob o regime de exclusivo de comércio, os produtores vendiam o açúcar para a metrópole via comerciantes autorizados e conseguiam assegurar um fluxo relativamente constante de mercadorias e de dinheiro. Com o incentivo metropolitano, muitos latifundiários se lançaram na empresa açucareira e a capacidade de produção do açúcar teve de ser expandida consideravelmente ao longo dos séculos, exigindo a construção de novos engenhos. Ainda que tenha havido o breve ciclo do ouro no século XVIII, o açúcar só entraria em declínio como principal atividade econômica da região na primeira metade do século XIX, no momento em que ascendia a produção cafeeira no Sudeste. AFIRMATIVA CORRETA.
- II. Aprender a contribuir ativamente para a melhoria do meio ambiente é um dos objetivos do Ensino Fundamental.
Além dos conhecimentos formais óbvios, como o pensamento abstrato pelo ensino da Matemática e a alfabetização e a introdução à norma culta da língua, o Ensino Fundamental tem, por definição do Ministério da Educação, a responsabilidade de introduzir os alunos à chamada vida cidadã. Isto é, deve este momento da vida escolar introduzir questões que articulem a inserção cidadã da criança no mundo, apresentando desafios, direitos e responsabilidades inerentes à noção de cidadania. Ao todo, são oito os eixos dessa vida cidadã: a saúde; a sexualidade; a vida familiar e social; o meio ambiente; o trabalho; a ciência e tecnologia; a cultura; e as linguagens. AFIRMATIVA CORRETA.
- III. A lei nº 9.394/96 propõe a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Conhecida como Lei de Diretrizes e Bases, a lei nº 9.394/96 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A igualdade de permanência e de acesso à educação formal é elencado como um dos pressupostos fundamentais para o desenvolvimento educacional brasileiro. Isto é, cabe ao Estado elaborar estratégias e políticas públicas para viabilizar a educação formal sob esse aspecto de igualdade. Em seu artigo 2º, a lei aponta que "a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". Portanto, entende-se a educação como algo muito maior e mais complexo do que o período encerrado dentro da sala de aula. AFIRMATIVA CORRETA.
Assim, estão corretas as afirmativas I, II e III.
Marque a alternativa CORRETA:
a) Nenhuma afirmativa está correta.
b) Está correta a afirmativa I, apenas.
c) Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
d) Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
237) Considere a pintura.
- A) sob um rígido controle exercido sobre os escravos, representado na pintura, a fim de se evitar o contrabando, que, no entanto, ocorreu de forma desmedida durante o período colonial.
- B) pela iniciativa privada, com amplo uso de tecnologia para abrir minas subterrâneas profundas, nas quais trabalhavam dezenas de escravos e tropas militares, tal como representado na pintura.
- C) mediante um rápido processo de ocupação e urbanização, com uso intensivo de mão de obra livre e estímulo à industrialização, como atesta a pintura.
- D) conjuntamente à criação de organismos de controle e à implementação de taxas e impostos, como a cobrança do quinto, representada na figura, e que era garantida pela presença de funcionários da Coroa.
- E) com a organização de corporações de ofícios, como a dos faiscadores, representada na figura, responsável por garantir a eficiência e a obediência dos escravos que quebravam as pedras em busca dos metais e pedras preciosas.
A alternativa correta é letra A) sob um rígido controle exercido sobre os escravos, representado na pintura, a fim de se evitar o contrabando, que, no entanto, ocorreu de forma desmedida durante o período colonial.
Gabarito: ALTERNATIVA A
Considere a pintura.
A pintura acima, uma aquarela da autoria de Carlos Julião, pintor do século XVIII, traz elementos históricos importantes sobre o processo de mineração no Brasil, que foi implementado
- a) sob um rígido controle exercido sobre os escravos, representado na pintura, a fim de se evitar o contrabando, que, no entanto, ocorreu de forma desmedida durante o período colonial.
Sobre o ciclo da mineração vivido no período colonial, o estudante precisa ter claro que se tratava de um produto extremamente valioso sobre o qual o governo colonial e a Metrópole estavam dispostos a estabelecer o maior controle possível. O emprego de mão de obra escrava foi a maneria escolhida para se alcançar a escala e o controle necessários sobre as minas de ouro, mantendo os cativos sob severa vigilância. O contrabando de ouro era, antes de tudo, um prejuízo direto aos cofres portugueses, que viam desaparecer o tão desejado ouro colonial; e, portanto, reprimi-lo era uma preocupação importante. Mesmo estabelecendo casas de fundição e selos reais sobre os lingotes de ouro, a administração colonial foi incapaz de reprimir eficientemente o contrabando, povoando um anedotário colonial sobre as maneiras de traficar o metal precioso. Além disso, o início do ciclo de mineração foi marcado pelo chamado ouro de aluvião, encontrado em forma de pepitas mais fáceis de extrair e de ocultar. ALTERNATIVA CORRETA.
- b) pela iniciativa privada, com amplo uso de tecnologia para abrir minas subterrâneas profundas, nas quais trabalhavam dezenas de escravos e tropas militares, tal como representado na pintura.
A pintura representa a mineração bastante superficial, dividida em pequenos eitos particulares para a exploração dos minérios ali encontrados. Durante o século XVIII, as tecnologias não eram suficientes para a construção de minas subterrâneas profundas; algo que apenas no século seguinte seria realmente viável para a exploração de metais preciosos. De toda a forma, a exploração aurífera da colônia ficava a cargo de particulares, cabendo ao Estado a organização, a fiscalização e a tributação da produção. Alternativa errada.
- c) mediante um rápido processo de ocupação e urbanização, com uso intensivo de mão de obra livre e estímulo à industrialização, como atesta a pintura.
A pintura não faz nenhuma referência a qualquer processo de industrialização, que, aliás, jamais ocorreu na América portuguesa no século XVIII. Inclusive, Portugal proibia a instalação de indústrias em suas colônias, principalmente visando evitar que os colonos se armassem contra a metrópole. O processo de ocupação e urbanização da capitania das Minas Gerais no século XVIII foi marcado por avanços e recuos ao sabor das novas descobertas auríferas e de ciclos de fome. Atraindo um grande número de pessoas, o ciclo do ouro conseguiu formar uma classe média urbana, estabelecendo cidades complexas e importantes para o período; mas ainda mantinha a mão de obra escrava como sua produtiva. Além disso, apesar de ter sido a mais populosa capitania durante o apogeu da mineração, Minas Gerais sofreu com o êxodo generalizado decorrente do declínio das minas logo na segunda metade do século XVIII.
- d) conjuntamente à criação de organismos de controle e à implementação de taxas e impostos, como a cobrança do quinto, representada na figura, e que era garantida pela presença de funcionários da Coroa.
Com a constatação do potencial das veios auríferos e da mineração de aluvião, Portugal instituiu uma série de alterações na região para melhor controlar a produção das minas. A criação da capitania das Minas Gerais sem saída para o mar foi uma forma de isolar a região sob um controle policial e institucional, dando-lhe especial atenção. As casas de fundição sob controle do Estado foram instituídas para controlar a legalização e a declaração da produção aurífera: todo ouro extraído deveria ser levado para ser convertido em lingotes com o selo real, significando que o seu proprietário legalizara sua produção, declarando-a e recolhendo os devidos impostos. O quinto era o imposto que tributava em 20% todo ouro extraído das minas coloniais, que eram exploradas pela iniciativa privada. No entanto, o contrabando era uma realidade extremamente recorrente na realidade colonial, uma vez que o aparato estatal era suficiente para fiscalizar e aplicar a lei em sua totalidade. Por fim, cumpre destacar que a ilustração não tem relação alguma com a cobrança de impostos. Alternativa errada.
- e) com a organização de corporações de ofícios, como a dos faiscadores, representada na figura, responsável por garantir a eficiência e a obediência dos escravos que quebravam as pedras em busca dos metais e pedras preciosas.
A atividade de mineração era realizada, grosso modo, por mão de obra escrava na atividade da mineração mais pesada explorada pela mão de obra escrava. A técnica da faiscação, no entanto, não era aplicada em minas, mas sim em leitos de rio com o uso de bateias e outros minerais. Em geral, eram homens livres que se lançavam à aventura da busca pelo ouro individualmente e por livre iniciativa; ou seja, era uma atividade sem qualquer tipo de regulamentação e praticada por homens livres tentando a sorte na capitania famosa pelos seus minérios. A técnica exposta na alternativa e na ilustração é chamada de lavra; que, no caso colonial, era feita a céu aberta com a quebra de pedras em busca de metais preciosos. Nesse segundo caso, a mão de obra era fundamentalmente escrava e exigia a obediência direta ao dono da lavra, sem qualquer forma de organização além disso. Alternativa errada.
Note bem o estudante que quatro alternativas poderiam ser completamente descartadas com a mínima observação da imagem apresentada. Interpretar adequadamente o quadro proposto, ainda que sem maiores conhecimentos sobre o ciclo do ouro colonial, seria mais do que suficiente para eliminar todas as alternativas erradas e, assim, acertar a questão. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
238) Leia atentamente o trecho da música “Palmares 1999 – Natiruts”:
- A) F, V, F, F
- B) V, V, V, V
- C) F, F, V, F
- D) V, V, F, F
A alternativa correta é letra B) V, V, V, V
Gabarito: ALTERNATIVA B
Leia atentamente o trecho da música “Palmares 1999 – Natiruts”:
“A cultura e o folclore são meus
Mas os livros foi você quem escreveu
Quem garante que palmares se entregou
Quem garante que zumbi você matou
Perseguidos sem direitos nem escolas
Como podiam registrar as suas glórias
Nossa memória foi contada por vocês
E é julgada verdadeira como a própria lei
Por isso temos registrados em toda história
Uma mísera parte de nossas vitórias
É por isso que não temos sopa na colher
E sim anjinhos pra dizer que o lado mau é o
candomblé”.
Considere a seguir as afirmativas relacionadas ao período de escravidão no Brasil e atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
- (V) Os portugueses que chegaram no Brasil trouxeram negros da África para o trabalho escravo nas plantações de cana-de-açúcar. Antes mesmo que o primeiro escravo desembarcado no Brasil se rebelasse, os senhores e autoridades coloniais já sabiam ser necessário controlar seu corpo e sua religião.
Infelizmente, o avaliador optou por certas tintas dramáticas ao invés de criar uma construção mais objetiva, o que seria muito mais prudente numa prova de concurso público. A expansão da cultura de cana-de-açúcar na América portuguesa foi, em grande medida, sustentada pela expansão de mão de obra escrava de origem africana. Com o fracasso da escravização sistemática de indígenas, o estabelecimento do comércio de escravos com a costa africana foi uma solução que se provou extremamente profícua economicamente, estabelecendo circuitos econômicos novos e viabilizando a expansão da plantation. O sistema escravista, é importante que se deixe claro, tem por princípio a redução dos escravizados à condição de ferramentas de trabalho; ou seja, há um esforço sistemático para retirar desses seres humanos as suas formas culturais e suas individualidades para que se alcance o controle maior. Portanto, sim, controlar a fé e o corpo dos escravos era uma preocupação forte dos senhores de escravo antes mesmo dos primeiros levantes. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- (V) Com as guerras contra os holandeses no Atlântico Sul, o abastecimento de escravos aos engenhos brasileiros diminuiu de forma sensível. No período de 1601 e 1625, haviam sido introduzidos cerca de 150 mil africanos escravizados na América portuguesa, no quarto de século seguinte esse volume se reduziu para uma média de 50 mil.
O período das invasões holandesas na América portuguesa, ciclo que, grosso modo, perdurou de 1624 a 1654, atingiu principalmente as grandes regiões produtoras de açúcar - com especial destaque para a capitania de Pernambuco. Ainda que os holandeses tenham também intervindo no comércio de escravos e travado lutas na costa africana, as redes anteriores de comércio foi desorganizadas, o que, sem sombra de dúvidas, colaborou para retração da importação de escravos para a região no período. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- (V) Senhores absolutos de seus escravos, os proprietários brancos os faziam trabalhar sem descanso, à custa de castigos e torturas muitas vezes fatais. Alguns escravos, porém, conseguindo fugir do cativeiro, se escondiam pelo interior virgem do país, onde formavam comunidades livres a que se deu o nome de Quilombos.
A afirmativa é bastante simples e exige conhecimentos do ensino básico sobre a escravidão. O trabalho forçado e a redução do indivíduo à condição de ferramenta de trabalho fazem do castigo físico e da tortura práticas rotineiras para a manutenção do trabalho. Por outro lado, os cativos não são seres inertes desprovidos de vontade e, não raro, rebelaram-se contra os seus senhores usando de violência e de fugas coordenadas. Com o sentido da organização colonial orientado das faixas produtoras para o litoral, os escravos conseguiam se embrenhar nos interiores para fugir do domínio do sistema colonial. Nesse processo, a formação de comunidades de escravos fugidos, os quilombos, foi uma importantíssima expressão da resistência à escravidão. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- (V) O Conselho Ultramarino Português de 1740 definiu quilombo como “toda habitação de negros fugidos que passem de cinco, em parte desprovida, ainda que não tenham ranchos levantados nem se achem pilões neles”.
A alternativa reproduz exatamente a definição empregada pelo Conselho Ultramarino Português em comunicação oficial ao rei em 1740. Muito provavelmente, esta foi a primeira e mais clara definição oficial do que era considerado um quilombo para, a partir disso, organizar certa política de repressão sistemática às resistências escravas no Brasil. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Desta forma, temos a sequência V - V - V - V.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) F, V, F, F
b) V, V, V, V
c) F, F, V, F
d) V, V, F, F
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
239) Com princípios mercadológicos, as potências europeias, a partir das últimas décadas do século XV, apropriaram-se de diversos territórios, tanto na Ásia quanto na África e na América, transformando os lugares em colônias, que ficavam proibidas de produzir artigos manufaturados, cultivando plantas apenas de interesses comercial, assim como a extração de metais preciosos. Em outras palavras, dessa relação das metrópoles com as colônias, formou-se uma economia complementar para as metrópoles, que, para alguns historiadores, pode ser descrita como:
- A) Pacto Colonial.
- B) Colônia de Exploração.
- C) Imposição Política.
- D) Escravismo Colonial.
- E) Transferência de Valor Agregado.
A alternativa correta é letra A) Pacto Colonial.
Gabarito: A
A relação existente entre a metrópole e suas colônias pode ser chamada de exclusivismo comercial ou pacto colonial.
Esse “pacto” era um conjunto de regras a serem seguidas pela metrópole e colônia. De acordo com Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo, podemos destacar como princípios:
- “exclusivo comercial”, ou seja, o monopólio exercido pela metrópole sobre tudo o que as populações das colônias importassem ou exportassem.
- metrópole se concentra no comércio, mais lucrativo, a colônia se dedica à produção de gêneros.
- Proibição de desenvolvimento de manufaturas nas colônias.
Ainda segundo os autores, essa ideia de “pacto” deve ser vista mais como uma relação de subordinação do que uma troca justa.
Fonte:
VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História geral e do Brasil 2. ed. – São Paulo: Scipione, 2013, p.100.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: Esse conceito faz menção a um tipo de desenvolvimento colonial. A colônia de exploração é uma oposição às chamadas “colônias de povoamento”.
Letra C: Trata-se de uma ordem, uma determinação política sobre alguém ou alguma coisa, mas não é o conceito que está sendo procurado.
Letra D: Escravismo colonial é um conceito que designa a transferência e utilização de mão de obra escrava em uma colônia.
Letra E: Sem ideia do que possa ser essa definição. Mas podemos deduzir que seja uma transferência de valores obtidos a partir de uma venda. Isso porque o valor agregado é a diferença entre o preço de venda e o custo de produção de um produto, ou seja, é o lucro que se obtém a partir disso.
240) A insatisfação dos comerciantes e proprietários de terras da cidade de São Luiz do Maranhão com a coroa portuguesa – que detinha o monopólio sobre os produtos –, assim como a falta de mão de obra escrava na região, gerou certa instabilidade social. Para sanar essa dificuldade, a solução era escravizar os indígenas, pressuposto que não tinha aval dos jesuítas. Esse contexto histórico gerou uma revolta em 1864, uma rebelião nativista, conhecida historicamente como Revolta
- A) da Balaiada.
- B) dos Alfaiates.
- C) de Beckham.
- D) de Cipaios.
- E) dos Muckers.
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Gabarito: Anulada
A questão foi anulada por dois motivos:
- A data citada pela banca
- Um dos nomes da revolta está incorreto
Nenhuma das rebeliões citadas ocorreu no ano citado pela banca (1864). Além disso, a banca colocou como alternativa a Revolta de Beckham, mas o correto era revolta de Beckman.
O gabarito era para ser a letra C se não houvesse esses erros.
O que foi a Revolta dos Beckman?
- Um episódio ocorrido no Maranhão em 1684
- Contra a Companhia de Comércio do Maranhão
- Lideranças: Jorge Sampaio e os irmãos Beckman
A economia no Maranhão não estava muito boa, vivia principalmente da exploração das drogas do sertão (cacau, castanha e ervas).
Tudo piora com a criação da Companhia de Comércio do Maranhão pela Coroa Portuguesa. A intenção era dinamizar o comércio na região, mas os funcionários da Companhia vendiam produtos a preços altíssimos e compravam dos colonos a um preço baixíssimo. Ela também era responsável por importar escravos africanos para o Maranhão, que sempre teve problemas de mão de obra, já que os jesuítas impediam a escravização indígena.
A venda de produtos a um preço alto, a compra de produtos a um preço baixo e o não fornecimento de escravos aos proprietários de terra e comerciantes levou à eclosão da revolta que não tinha intenção de separar o Maranhão do Brasil. O objetivo era fazer cumprir o prometido pela companhia de Comércio