Questões Sobre Período Colonial - História - concurso
571) Em 1579, as terras que hoje fazem parte do município de Saquarema tornaram-se propriedade de Martim Afonso de Souza, pertencendo à Capitania de São Vicente. Esse fato ocorreu por ordem de D. João III, que implementou uma nova divisão política para facilitar a colonização do Brasil. Esse fato refere-se à divisão do Brasil em:
- A) Capitanias de Sesmarias
- B) Sesmarias de Freguesias
- C) Freguesias Governativas
- D) Capitanias Hereditárias
- E) Capitanias Estaduais
A alternativa correta é letra D) Capitanias Hereditárias
Gabarito: ALTERNATIVA D
- Em 1579, as terras que hoje fazem parte do município de Saquarema tornaram-se propriedade de Martim Afonso de Souza, pertencendo à Capitania de São Vicente. Esse fato ocorreu por ordem de D. João III, que implementou uma nova divisão política para facilitar a colonização do Brasil. Esse fato refere-se à divisão do Brasil em:
O envio de Martim Afonso de Souza para a colonização da América se deu num contexto de grande imprecisão cartográfica entre Portugal e Espanha. As dificuldades de aferição da longitude criavam dificuldades para determinar qual seria o paralelo mais ao sul a que os portugueses teriam direito na América. Enquanto a cartografia portuguesa insistia que o meridiano de Tordesilhas cortaria o continente na altura do rio da Prata; os espanhóis o posicionavam no litoral sul de São Paulo. Observando a grosseira incongruência entre os mapas e a sua missão de colonizar a margem oriental do Prata, Martim Afonso de Souza preferiu por assentar a sua colônia na região apontada pelos cartógrafos espanhóis, fundando a vila de São Vicente em 1532.
Tento por missão o patrulhamento da costa e a efetiva colonização do território, a missão de Afonso de Souza não tinha corte hereditário, mas sim colonizador em si sem uma estrutura administrativa tão rígida. Quando, em 1534, o rei D. João III determinou a criação das capitanias hereditárias para a administração colonial, Martim Afonso de Souza já se encontrava na América e já governava São Vicente. Na ocasião, foi investido do título de capitão-donatário da capitania de São Vicente.
Dividindo o território em faixas latitudinais, as capitanias hereditárias foram criadas com o objetivo de organizar a ocupação efetiva do território, concentrando no capitão-donatário capacidades de administração da justiça e da organização da vida colonial. Até a organização do governo geral, no fim do século XVI, as capitanias ocupavam um espaço central na América portuguesa. Assim, observemos as alternativas propostas.
a) Capitanias de Sesmarias
b) Sesmarias de Freguesias
c) Freguesias Governativas
d) Capitanias Hereditárias
e) Capitanias Estaduais
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
572) “Não se chegara a constituir na era colonial uma economia propriamente nacional, isto é, um sistema organizado de produção e distribuição de recursos para a subsistência material da população nela aplicada; mas ficara-se, modificando apenas a extensão do processo, nesta exploração comercial de um território virgem em proveito de objetivos completamente estranhos à sua população, e em que essa população não figura senão como elemento propulsor destinado a mantê-la em funcionamento. Este é o traço que sintetiza a economia brasileira no momento em que o país alcança a sua autonomia política e administrativa” (Caio Prado Júnior, História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 102-103). Sobre a interpretação de Caio Prado Júnior a respeito do desenvolvimento histórico do Brasil, contida na obra citada, assinale a alternativa correta.
- A) para esse historiador, o sentido da colonização no Brasil foi o de não estabelecer as bases para uma “economia propriamente nacional”, posto que as colônias portuguesas na América foram estruturadas para atender a necessidades econômicas externas e não internas. Ainda segundo Caio Prado Júnior, a não constituição de uma economia plenamente nacional foi um legado histórico da era colonial que se reproduziu nos ciclos posteriores da economia brasileira e que dificultou o desenvolvimento autônomo do país. Isso explicaria a dependência do Brasil ao capital estrangeiro mesmo após alcançar sua “autonomia política e administrativa”.
- B) para esse historiador a não constituição de uma economia nacional no Brasil foi um traço permanente na história do país; entre as explicações para esse fenômeno, o autor atribuiu a reprodução de relações feudais de produção na era colonial, o que não foi superado nem mesmo com a “autonomia política e administrativa” do país.
- C) para esse historiador a não constituição de uma economia nacional no Brasil foi um traço permanente na história do país até a Independência; entre as explicações para esse fenômeno, o autor destaca as inconsistências do modo de produção escravista colonial que, para se reproduzir, necessitava de um suprimento de mão-de- -obra vindo do exterior, bem como, as motivações não capitalistas dos homens que constituíram as camadas dominantes da sociedade colonial brasileira.
- D) como já havia formulado em Formação do Brasil Contemporâneo (1942), segundo Caio Prado Júnior a economia brasileira não reproduziu relações feudais de exploração do trabalho, tal qual ocorreu na Europa. Essa particularidade da história brasileira permitiu, na argumentação do autor, que o sentido da colonização do Brasil fosse o a da afirmação do mercado interno, consolidado após a “autonomia política e administrativa” do país.
- E) a obra História Econômica do Brasil, publicada pela primeira vez em 1945, contém um argumento recorrente na obra do historiador Caio Prado Júnior, ou seja, o de que o sentido da colonização no Brasil foi o de estruturar o país para atender às necessidades econômicas externas, da Metrópole, e não para favorecer o desenvolvimento do mercado interno do país. Para o autor, apenas a partir do Estado Novo (1937-1945) o país superou a situação de dependência externa e constituiu uma economia nacional independente do capital estrangeiro.
Resposta
A alternativa correta é A) para esse historiador, o sentido da colonização no Brasil foi o de não estabelecer as bases para uma “economia propriamente nacional”, posto que as colônias portuguesas na América foram estruturadas para atender a necessidades econômicas externas e não internas. Ainda segundo Caio Prado Júnior, a não constituição de uma economia plenamente nacional foi um legado histórico da era colonial que se reproduziu nos ciclos posteriores da economia brasileira e que dificultou o desenvolvimento autônomo do país. Isso explicaria a dependência do Brasil ao capital estrangeiro mesmo após alcançar sua “autonomia política e administrativa”.
Essa resposta está correta porque Caio Prado Júnior afirma que a economia brasileira durante a era colonial não foi estruturada para atender às necessidades internas do país, mas sim para satisfazer as necessidades econômicas externas, o que levou à não constituição de uma economia propriamente nacional. Além disso, essa característica se manteve nos ciclos posteriores da economia brasileira, dificultando o desenvolvimento autônomo do país e levando à dependência do capital estrangeiro.
573) A Amazónia já havia sido incorporada na sua maior parte pelo governo metropolitano português já no século XVIII. Tal fato deveu-se principalmente a (assinale a correta):
- A) descoberta de jazidas de ouro de aluvião nas margens de alguns afluentes do rio Amazonas, atraindo muitos colonos, aventureiros e missionários religiosos.
- B) o estímulo da ação das missões, que se tornaram as maiores exportadoras das “drogas”, além de produzirem alimentos para a subsistência e deterem o monopólio sobre a mão de obra indígena.
- C) os acordos diplomáticos entre o Império português e as monarquias da França e Inglaterra que também cobiçavam o território.
- D) o início da exploração do látex (borracha) das seringueiras nativas da região, altamente produtivas.
- E) estratégia lusa de dupla face: uma face agressiva, correspondente à implantação de uma rede de fortes ao longo da bacia do Rio Amazonas; e a face pacífica, que correspondeu à colonização dirigida pela Metrópole.
Resposta
A alternativa correta é B) o estímulo da ação das missões, que se tornaram as maiores exportadoras das "drogas", além de produzirem alimentos para a subsistência e deterem o monopólio sobre a mão de obra indígena.
Essa resposta é correta porque as missões jesuíticas tiveram um papel fundamental na colonização da Amazônia no século XVIII. Elas não apenas evangelizaram os indígenas, mas também se tornaram importantes centros econômicos, produzindo e exportando produtos como o cacau, o tabaco e outras "drogas" valiosas. Além disso, as missões também produziam alimentos para a subsistência e controlavam a mão de obra indígena, o que lhes deu um grande poder sobre a região.
574) No Ocidente, a formação do mundo moderno está diretamente ligada às transformações verificadas na Europa a partir do período da Baixa Idade Média. Assentadas no Humanismo, essas mudanças profundas atingiram o campo da cultura em geral (Renascimento), da religião (Reforma e Contrarreforma), da política (Estados Nacionais) e da economia (Revolução Comercial e Expansão Marítima). Relativamente a esse importante contexto histórico, julgue o item a seguir.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta
A alternativa correta é letra A) Certo
Explicação: Durante o período colonial, a Coroa portuguesa precisava de recursos financeiros e humanos para explorar e colonizar as terras na América. Para isso, decidiu oferecer à iniciativa privada o direito de participar da exploração de suas terras, o que se concretizou pela distribuição de capitanias e sesmarias. As capitanias eram territórios concedidos a particulares, que tinham o direito de explorar e governar essas áreas, enquanto as sesmarias eram terras concedidas a particulares para cultivo e exploração.
575) O Tratado de Tordesilhas foi assinado por:
- A) Holanda e Vaticano.
- B) Espanha e Portugal.
- C) Vaticano e Inglaterra.
- D) França e Holanda.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Espanha e Portugal.
O Tratado de Tordesilhas foi um acordo entre os reinos de Espanha e Portugal, assinado em 7 de junho de 1494, que dividiu as terras recém-descobertas no Novo Mundo entre as duas potências coloniais.
576) No que foi a primeira grande batalha naval da história do continente americano, as forças do português Mem de Sá tomaram o forte da ilha de Villegagnon ou:
- A) Forte Deu.
- B) Forte Coligny.
- C) Fortaleza Debussy.
- D) Fortaleza de Monte Cristo.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Forte Coligny.
Explicação: A primeira grande batalha naval da história do continente americano ocorreu em 1560, quando as forças do português Mem de Sá tomaram o forte da ilha de Villegagnon, que era o Forte Coligny, construído pelos franceses.
577) Gaspar de Lemos foi:
- A) Primeiro governado do Rio de Janeiro ainda durante o Brasil Colônia.
- B) O comandante que levou a carta de Pero Vaz Caminha.
- C) Pintor da natureza brasileira que chegou com a Missão Francesa.
- D) Bandeirante paulista.
Resposta
A alternativa correta é letra B) O comandante que levou a carta de Pero Vaz Caminha.
Gaspar de Lemos foi o comandante da nau que trouxe a carta de Pero Vaz Caminha, escrita em 1500, que relatava a descoberta do Brasil. Essa carta foi enviada ao rei D. Manuel I e é considerada um dos documentos mais importantes da história do Brasil.
578) No Brasil Colonial, a teoria negreira jesuíta ajuda a compor o patriarcalismo senhorial luso-brasileiro e reflete a tensão entre a justificativa evangelizadora do cativeiro, que só se justifica pela catequese dos aprisionados, e os interesses econômicos dos portugueses. O sacramento do Matrimônio, por exemplo, assim como o do Batismo, é alvo de sério conflito que medra nas colônias escravistas portuguesas. Prevalece, entretanto, salvo no contexto final do escravismo colonial brasileiro, determinada interpretação religiosa relativa ao matrimônio entre escravos. Sobre o grau de autonomia social outorgada à família escrava constituída sob o sacramento do matrimônio é correto afirmar:
- A) Não era legítimo nenhum casamento entre escravos, pois os únicos sacramentos cristãos aos quais os escravos tinham direito eram os do batismo, da comunhão e da confissão.
- B) Uma vez casado, o cativo assumia o estatuto de pater familias, ganhando a liberdade e o controle sobre sua mulher e seus fi lhos, o que, na prática, tornava a família de escravos inseparável, só podendo ser vendida ou deslocada inteiramente junta.
- C) O matrimônio implicava na imediata alforria para os cônjuges, mas isto não se aplicava aos frutos do referido casamento, tendo o cativo casado direitos de pater familias somente sobre sua esposa.
- D) Somente os escravos indígenas tinham direito pleno aos sacramentos, dentre eles o matrimônio, e aos escravos oriundos do território africano ficava vedada qualquer participação nos ritos cristãos.
- E) A perspectiva que prevaleceu entre os inacianos, sugerida oficialmente a D. João III, é que deveria ficar claro que o matrimônio não isentava os cônjuges do cativeiro e tampouco obrigava seus senhores a alforriá-los.
Resposta
A alternativa correta é a letra E) A perspectiva que prevaleceu entre os inacianos, sugerida oficialmente a D. João III, é que deveria ficar claro que o matrimônio não isentava os cônjuges do cativeiro e tampouco obrigava seus senhores a alforriá-los.
Explicação
A teoria negreira jesuíta no Brasil Colonial reflete a tensão entre a justificativa evangelizadora do cativeiro e os interesses econômicos dos portugueses. No contexto do sacramento do Matrimônio, prevaleceu a interpretação religiosa de que o matrimônio entre escravos não os isentava do cativeiro e tampouco obrigava seus senhores a alforriá-los. Essa perspectiva foi sugerida oficialmente a D. João III e prevaleceu entre os inacianos.
579) Um período bem conhecido da história colonial corresponde às Bandeiras, expedições lançadas através do continente, com a bênção distante da Coroa, que contribuíram fortemente para estender o domínio português. Seu foco principal foi um povoado nascido ao redor de um colégio fundado pelos jesuítas, surgindo, a partir disso, uma aldeia.
- A) Rio de Janeiro
- B) Recife
- C) São Paulo
- D) Vitória
- E) Salvador
A alternativa correta é letra C) São Paulo
Os bandeirantes foram responsáveis por desbravar e expandir o território brasileiro, entretanto as bandeiras tinham como objetivo principal a captura de índios para trabalhar como escravos nas vilas e cidades que se formavam. O foco geográfico inicial dos bandeirantes foi um pequeno povoado formado por índios convertidos, jesuítas e colonizadores que passou a crescer com a fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga pelos jesuítas em 1554. Desse povoado nasceu a cidade de São Paulo.
Gabarito, portanto, LETRA C.
580) Considere os dois excertos a seguir:
- A) relativa mobilidade social; e a densa formação de estoque cultural por meio da conquista.
- B) grande clivagem cultural; e a forte religiosidade no âmbito da vida privada.
- C) configuração estamental horizontal e vertical; e a singular unidade identitária.
- D) combinação ambígua de clivagem e mobilidade sociais; e a diversidade de cultos e crenças.
- E) equilibrada democracia social; e a cristalização de manifestações étnico-religiosas.
A alternativa correta é letra D) combinação ambígua de clivagem e mobilidade sociais; e a diversidade de cultos e crenças.
Vamos analisar cada alternativa à luz dos excertos apresentados:
A) relativa mobilidade social; e a densa formação de estoque cultural por meio da conquista.
INCORRETO. O excerto I fala de sociedade estamental com grande mobilidade, não apenas relativa. No excerto II, o autor menciona a diversidade cultural, mas não especificamente a formação de estoque cultural por meio da conquista. A alternativa falha em captar a essência dos excertos.
B) grande clivagem cultural; e a forte religiosidade no âmbito da vida privada.
INCORRETO. O excerto I menciona a "clivagem com movimentação" como uma característica da sociedade colonial, mas não especifica que essa clivagem seja cultural. No excerto II, a religiosidade é mencionada, mas o foco está na diversidade de cultos e crenças, não especificamente na "forte religiosidade no âmbito da vida privada". A alternativa não reflete adequadamente o conteúdo dos excertos.
C) configuração estamental horizontal e vertical; e a singular unidade identitária.
INCORRETO. O excerto I menciona uma sociedade estamental com grande mobilidade, mas não especifica se essa mobilidade é horizontal ou vertical. O excerto II fala de diversidade cultural, não de "singular unidade identitária". A alternativa não reflete corretamente o conteúdo dos excertos.
D) combinação ambígua de clivagem e mobilidade sociais; e a diversidade de cultos e crenças.
CORRETO. O excerto I fala de uma sociedade estamental com grande mobilidade, que é uma combinação de clivagem e mobilidade. O excerto II fala da diversidade de cultos e crenças, que é capturada pela segunda parte da alternativa. A alternativa D reflete adequadamente o conteúdo dos excertos.
E) equilibrada democracia social; e a cristalização de manifestações étnico-religiosas.
INCORRETO. O excerto I não menciona "equilibrada democracia social". O excerto II fala de diversidade de cultos e crenças, mas não especificamente da "cristalização de manifestações étnico-religiosas". A alternativa não reflete adequadamente o conteúdo dos excertos.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.