Questões Sobre Período Colonial - História - concurso
641) Segundo Maria Eliza Linhares Borges (In: Siman & Fonseca. Inaugurando a História e construindo a Nação), é possível estudar história a partir da cartografia. Partindo desse princípio, observe e analise o mapa.
- A) intenciona afastar navegadores que se aproximassem das terras “desconhecidas”, mostrando os perigos possíveis de serem nelas vivenciados.
- B) demostra as técnicas dos cartógrafos que viajavam a bordo dos navios para compor os mapas designados como Portulanos.
- C) expressa desenho diferenciado de um cartógrafo, pensado e modelado para desestimular viagens de imigrantes à América.
- D) exibe a vegetação, o mundo animal, as terras e os nativos semelhantes aos europeus, fora centro do mundo e como inferno terrestre.
- E) apresenta o traçado das terras “descobertas” e em processo de colonização a partir de quem olha da Europa para a América.
A alternativa correta é letra E) apresenta o traçado das terras “descobertas” e em processo de colonização a partir de quem olha da Europa para a América.
Gabarito: ALTERNATIVA E
Segundo Maria Eliza Linhares Borges (In: Siman & Fonseca. Inaugurando a História e construindo a Nação), é possível estudar história a partir da cartografia. Partindo desse princípio, observe e analise o mapa.
É correto afirmar a respeito dessa cartografia, que ela
- a) intenciona afastar navegadores que se aproximassem das terras “desconhecidas”, mostrando os perigos possíveis de serem nelas vivenciados.
A alternativa é insustentável em seus próprios termos. Ora, se uma representação cartográfica é responsável por mapear as terras, como poderia se ocupar de afastar os navegadores de terras desconhecidas? Aliás, como, por meio de um mapa fidedigno, afastar pessoas de áreas desconhecidas? Os adornos colocado sobre os mapas são antes formas tradicionais de se encarar algumas tensões, e não criações feitas para confundir ou amedrontar aqueles que viessem a depender desses mapas. Alternativa errada.
- b) demostra as técnicas dos cartógrafos que viajavam a bordo dos navios para compor os mapas designados como Portulanos.
Os portulanos eram as cartas náuticas medievais feitas a partir do século XIII para orientar as navegações no Mediterrâneo. Com especial preocupação sobre as direções e as distâncias entre os principais portos europeus e africanos, os portulanos tinham uma preocupação eminentemente comercial. Ou seja, sob nenhum aspecto, essas cartas antigas podem ser confundidas com os mapas produzidos por europeus sobre a América. Alternativa errada.
- c) expressa desenho diferenciado de um cartógrafo, pensado e modelado para desestimular viagens de imigrantes à América.
Esta alternativa retoma o mesmo raciocínio obtuso da primeira alternativa. Ora, não era função de um mapa desestimular uma viagem ou impingir medos, mas sim dar noções gerais razoavelmente precisas sobre a região. Além disso, esses mapas tinham acesso bastante restritos e não estavam à disposição de imigrantes e viajantes em geral. Tratavam-se de cartas náuticas bastante caras em sua produção e estratégicas para os impérios coloniais. Ou seja, não faz sentido pensá-las em termos tão comezinhos - e, aliás, a carta em análise tampouco tem elementos realmente dedicados ao medo ou coisa que o valha. Alternativa errada.
- d) exibe a vegetação, o mundo animal, as terras e os nativos semelhantes aos europeus, fora centro do mundo e como inferno terrestre.
Não há nenhuma representação humana clara exposta no mapa e muito menos seria possível identificar se eram feitas à semelhança dos europeus. Trata-se de um documento francamente voltado para características físicas do litoral e para indicações gerais sobre a vegetação. Alternativa errada.
- e) apresenta o traçado das terras “descobertas” e em processo de colonização a partir de quem olha da Europa para a América.
A forma como o mapa foi concebido denota também uma maneira de se interpretar o sentido da colonização europeia na América. Privilegia-se a visão a partir do mar; ou seja, a partir do ponto de vista do europeu que aporta na América e sobre o eixo de ocupação territorial (do litoral para o continente). As terras conhecidas àquela altura estavam sendo pensadas, de alguma maneira, a partir da Europa, e não com as posições mais comuns dos pontos cardiais na prática cartográfica. ALTERNATIVA CORRETA.
Note o estudante que todas as alternativas erradas não tinham a menor adesão com a imagem reproduzida no enunciado. Ou seja, tratava-se menos de um esforço de aferição de conhecimentos históricos do que de um exercício bastante simples de interpretação de um estímulo não-verbal. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
642) Segundo John Monteiro, no livro A temática indígena na escola (Silva & Grupioni, 1995), “(…) apesar dos reveses enfrentados por alguns povos em anos recentes – como os Yanomami, face aos garimpeiros e à malária –, a população indígena tende a crescer como um todo. Além disso, pela primeira vez na atribulada história da política indigenista no país, esboçam-se garantias legais voltadas para o futuro dos índios, abrangendo o reconhecimento de direitos territoriais e o abandono da orientação assimilacionista que marcou as políticas anteriores.”
- A) o Serviço de Proteção ao Índio/SPI, de 1910, que proporcionava educação e ensinava técnicas de cultivo e ofícios aos índios.
- B) a Lei de 1758, do ministro Marquês de Pombal, garantindo no Pará e Maranhão a permanência das aldeias e missões jesuíticas.
- C) a Constituição de 1988, que estabeleceu o estatuto do índio, garantindo direitos às terras e línguas nativas às diversas etnias.
- D) a Regulamentação das Missões, em 1970, demarcando aldeias e territórios aldeados para os povos da Amazônia.
- E) a Lei de 1570, que proibia aprisionar e escravizar indígenas nas guerras e nos empreendimentos de resgate no sertão.
A alternativa correta é letra A) o Serviço de Proteção ao Índio/SPI, de 1910, que proporcionava educação e ensinava técnicas de cultivo e ofícios aos índios.
Essa política assimilacionista foi implementada pelo governo brasileiro em 1910, com o objetivo de "civilizar" os indígenas, integrando-os à sociedade brasileira. O SPI foi criado para proteger os indígenas, mas, na prática, funcionou como uma ferramenta de assimilação, forçando os indígenas a adotar costumes e práticas ocidentais.
643) O Brasil não era, em realidade, apenas um, mas era constituído por uma série de colônias. Os ingleses tinham razão quando falavam, nos séculos XVII e XVIII, dos “Brasis”, pois havia de fato mais de uma colônia.
- A) a criação das capitanias hereditárias, no início do século XVII, durante o segundo Governo-Geral, o que gerou inúmeros conflitos de jurisdição entre os donatários e os grandes proprietários rurais, essencialmente referente à política tributária e às formas de combates aos índios rebeldes.
- B) a diversidade e a seletividade na aplicação das leis portuguesas na América colonial, o que permitiu que cada região recebesse uma ordenação jurídica particular, caso da capitania de São Paulo, onde era permitida a escravização dos índios, ao contrário do estabelecido no Nordeste, produtor de açúcar.
- C) a política portuguesa, constituída após a Restauração de 1640, de estabelecer direitos de produção para mercadorias específicas para cada espaço colonial, decorrendo disso a especialização do Nordeste na produção de trigo e tabaco, e de São Paulo produzindo alimentos para o mercado externo.
- D) a grande extensão territorial da América portuguesa, na qual se estabeleceram diversas formas de exploração colonial, casos da costa entre Pernambuco e Rio de Janeiro, espaço dedicado à produção voltada ao mercado externo, e São Paulo, que permaneceu uma área rústica até o século XVIII.
- E) a forte descentralização do poder, garantida pelas prerrogativas das Câmaras Municipais, comandadas pelos chamados homens bons, condição que impedia, desde o século XVI, a aplicação de restrições mercantilistas, como a proibição de navios sem a bandeira portuguesa aportarem no Brasil.
A alternativa correta é letra D) a grande extensão territorial da América portuguesa, na qual se estabeleceram diversas formas de exploração colonial, casos da costa entre Pernambuco e Rio de Janeiro, espaço dedicado à produção voltada ao mercado externo, e São Paulo, que permaneceu uma área rústica até o século XVIII.
A expressão "Brasis" se refere à ideia de que o Brasil não era uma colônia única, mas sim uma série de colônias com características e formas de exploração diferentes. A alternativa D) é a que melhor se encaixa nessa ideia, pois destaca a grande extensão territorial da América portuguesa e a diversidade de formas de exploração colonial que se estabeleceram em diferentes regiões.
644) Leia o texto a seguir e observe o mapa para responder à questão.
- A) a linha de Tordesilhas seria considerada referência para a ocupação do continente americano ate o século XVIII, apesar das explícitas contestações realizadas pelos países excluídos da partilha.
- B) a resistência lusitana foi fundamental para a afirmação da linha da Bula Intercoetera em 370 léguas de Cabo Verde por meio do tratado de 1494.
- C) nesse sentido, destaca-se a contestação do monarca inglês Francisco I, sobre a posse das terras americanas, que dará origem a inúmeras incursões de ingleses, franceses e holandeses nas regiões da América.
- D) o Tratado de Tordesilhas visou, na sua origem, resolver questões de posse de áreas produtoras de metais preciosos na Africa e na Asia.
- E) os tratados de limites de posse da América traduziram as necessidades de distribuição de terras equitativamente entre os ameríndios.
A alternativa correta é A) a linha de Tordesilhas seria considerada referência para a ocupação do continente americano até o século XVIII, apesar das explícitas contestações realizadas pelos países excluídos da partilha.
Essa alternativa é correta porque a linha de Tordesilhas, estabelecida em 1494, foi um acordo entre Portugal e Espanha que dividiu as terras descobertas e a serem descobertas entre os dois países. Embora tenha havido contestações por parte de outros países, como Inglaterra e França, a linha de Tordesilhas foi considerada uma referência para a ocupação do continente americano até o século XVIII.
645) O dia em que o capitão-mor Pedro Álvares Cabral levantou a cruz […] era a 3 de maio, quando se celebra a invenção da Santa Cruz em que Cristo Nosso Redentor morreu por nós, e por esta causa pôs nome à terra que se encontrava descoberta de Santa Cruz e por este nome foi conhecida muitos anos. Porém, como o demônio com o sinal da cruz perdeu todo o domínio que tinha sobre os homens, receando perder também o muito que tinha em os desta terra, trabalhou que se esquecesse o primeiro nome e lhe ficasse o de Brasil, por causa de um pau assim chamado de cor abrasada e vermelha com que tingem panos […].
- A) a Igreja católica defendeu a prática do extrativismo durante o processo de conquista e colonização do Brasil.
- B) um esforço amplo de salvação dos povos nativos do Brasil orientou as ações dos mercadores portugueses.
- C) os nomes atribuídos pelos colonizadores às terras do Novo Mundo sempre respeitaram motivações e princípios religiosos.
- D) o objetivo primordial da colonização portuguesa do Brasil foi impedir o avanço do protestantismo nas terras do Novo Mundo.
- E) uma visão mística da colonização acompanhou a exploração dos recursos naturais existentes nas terras conquistadas.
A alternativa correta é letra E) uma visão mística da colonização acompanhou a exploração dos recursos naturais existentes nas terras conquistadas.
Gabarito: alternativa E)
Com base na leitura e interpretação do texto da questão que traz elementos sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, devemos assinalar a alternativa que apresenta um argumento correto.
a) a Igreja católica defendeu a prática do extrativismo durante o processo de conquista e colonização do Brasil.
Incorreta. O extrativismo era preocupação dos investidores que lucravam com o processo colonizador, a principal preocupação da Igreja Católica era a difusão do cristianismo, converter os povos nativos em fiéis.
b) um esforço amplo de salvação dos povos nativos do Brasil orientou as ações dos mercadores portugueses.
Incorreto. O esforço dos mercadores era pelos lucros que viriam do comércio de produtos tropicais.
c) os nomes atribuídos pelos colonizadores às terras do Novo Mundo sempre respeitaram motivações e princípios religiosos.
Incorreta. Apesar de muitos nomes seguirem tal lógica, não podemos generalizar.
d) o objetivo primordial da colonização portuguesa do Brasil foi impedir o avanço do protestantismo nas terras do Novo Mundo.
Incorreta. Na perspectiva religiosa, o objetivo não era impedir o avanço do protestantismo, era difundir o catolicismo entre os povos nativos das terras do Novo Mundo.
e) uma visão mística da colonização acompanhou a exploração dos recursos naturais existentes nas terras conquistadas.
Correta! Essa é a ideia central do texto, misturar os aspectos religiosos com os interesses econômicos da exploração colonial. Os portugueses e espanhóis vieram em busca de riquezas e imaginavam que estavam fazendo um trabalho de salvação das almas através da conversão de povos nativos. Esse trabalho foi articulado com muitas ordens religiosas como os Jesuítas, os Carmelitas e os Franciscanos.
646) “A partir do momento em que a Inglaterra – para enfrentar a estagnação econômica, a crise social e a concorrência de novas potências – reforçou laços imperiais e iniciou a corrida colonial, outros Estados seguiram-se rapidamente. A anexação de vastas áreas do mundo ao sistema econômico e político das nações mais industrializadas se fez então em ritmo acelerado”
- A) Considerando o livre-comércio da época, as nações imperialistas estavam preocupadas principalmente em garantir o intercâmbio de matérias-primas e alimentos por produtos industrializados;
- B) Uma das principais práticas da corrida colonial apresentada se expressava pela exportação de capitais para investir em obras públicas e atividades primárias;
- C) A rivalidade no plano internacional fez com que os europeus acabassem com as divisões territoriais nos outros continentes, pois assim garantiriam o livre-comércio;
- D) O clima de paz que reinava na Europa fez com que as disputas militares não fizessem parte das disputas territoriais e de mercados;
- E) A expansão colonial da época teve respaldo ideológico a ideia de “missão civilizadora” que trazia como princípio a ideia de uma superioridade do homem branco, principalmente do anglo-saxão e do germânico;
A alternativa correta é letra E) A expansão colonial da época teve respaldo ideológico a ideia de “missão civilizadora” que trazia como princípio a ideia de uma superioridade do homem branco, principalmente do anglo-saxão e do germânico;
Essa alternativa é a correta porque o texto não menciona explicitamente as outras opções como motivos da expansão colonial. A opção E é a que melhor se relaciona com o contexto histórico da corrida colonial, que foi marcada por uma ideologia de superioridade racial e cultural dos europeus em relação aos povos colonizados.
647) Assim começa a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei Dom Manuel I: “Posto que o Capitão-mor desta Vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a notícia do achamento desta Vossa terra nova, que se agora nesta navegação achou, não deixarei de também dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que — para o bem contar e falar — o saiba pior que todos fazer!”
- A) A existência de capitanias com donatários e de capitanias do Rei não correspondia a uma divisão gerencial e administrativa, pois traduziam diferentes formas de poder para conduzir a ocupação da Terra e, portanto, da formação do território português na América portuguesa.
- B) Na capitania do Rei, os recursos financeiros proviam da própria coroa; nas capitanias particulares, os custos iniciais do empreendimento de ocupação e colonização deviam ser efetuados com recursos próprios dos donatários, mas, caso estes tivessem perda, poderiam solicitar da coroa até um terço da quantia investida.
- C) Na fase inicial do sistema das capitanias hereditárias, a maioria dos donatários não despendeu recursos financeiros suficientes, mostrando a falta de interesse que os capitães donatários tinham com as terras cedidas pelo governo português.
- D) Diante de uma série de dificuldades, a conquista e colonização do grande estado do Maranhão ainda não havia se iniciado em meados do século XVIII, diferentemente das outras regiões da América Portuguesa.
- E) Em parte desse período, intensificou-se a chegada dos estrangeiros ingleses, franceses e holandeses em diversos pontos da costa litorânea da colônia, de norte a sul. Na região norte, predominaram os franceses, e os esforços para a expulsão destes proporcionaram muitos confrontos armados.
A alternativa correta é letra E) Em parte desse período, intensificou-se a chegada dos estrangeiros ingleses, franceses e holandeses em diversos pontos da costa litorânea da colônia, de norte a sul. Na região norte, predominaram os franceses, e os esforços para a expulsão destes proporcionaram muitos confrontos armados.
A carta de Pero Vaz de Caminha ao rei Dom Manuel I é um documento histórico que relata a descoberta do Brasil em 1500. No contexto da colonização na América Portuguesa, a alternativa E é a correta porque descreve a presença de estrangeiros na costa litorânea da colônia, o que é um fato histórico comprovado. Os ingleses, franceses e holandeses tentaram estabelecer suas próprias colônias na América Portuguesa, o que gerou conflitos com os portugueses.
648) Escravidão negra, latifúndio e monocultura. No início da década de 1960 afirmava-se ser este o conjunto de fatores em que se assentara a economia brasileira do século XVI ao XIX, como resultado da sua forma de integração ao mercado mundial na qualidade de área subsidiária da Europa, produtora de artigos tropicais e, posteriormente, de metais preciosos. Esta concepção, excessivamente reducionista, com frequência se associava à concepção dos ciclos da economia colonial (…)
- A) duvida da presença expressiva de negros escravos no setor agrícola voltado para a exportação.
- B) reflete os interesses dos grupos dominantes coloniais, desconsiderando os interesses metropolitanos.
- C) minimiza a importância de outras relações de produção que não a escravidão de africanos e seus descendentes.
- D) simplifica a análise, mantendo-se presa a uma “obsessão plantacionista”, ou seja, desprezando as atividades extrativas.
- E) nega a integração ao mercado mundial como subsidiária ao mercado europeu, na condição de produtora de produtos tropicais e metais preciosos.
Resposta
A alternativa correta é C) minimiza a importância de outras relações de produção que não a escravidão de africanos e seus descendentes.
Explicação
A concepção excessivamente reducionista, mencionada por Cardoso, se refere à visão tradicional da História do Brasil colonial que se concentra apenas na tríade escravidão negra, latifúndio e monocultura, desconsiderando a importância de outras relações de produção que não sejam a escravidão de africanos e seus descendentes.
649) “Talvez o segredo da integridade do Império português após a Restauração (1640) ou a possibilidade desse imenso território, com a sua diminuta população, ter-se mantido sob o mando da monarquia brigantina sem se desintegrar, tenha sido a natureza política dessa mesma monarquia: polissinodal e corporativista”.
- A) a vinculação e o compromisso do governo-geral, com sede em Salvador, com o exclusivo metropolitano e a acumulação primitiva de capital
- B) a ideia de autogoverno dos municípios como base da organização política das comunidades do Antigo Regime luso
- C) a disciplina e a obediência introjetadas pelas práticas católicas naquelas mais de 35 mil pessoas diante da monarquia e Deus
- D) o sentimento de pertencimento daquela população à monarquia católica, via relações pessoais (sistema de mercês)
Resposta
A alternativa correta é letra A) a vinculação e o compromisso do governo-geral, com sede em Salvador, com o exclusivo metropolitano e a acumulação primitiva de capital.
Explicação: Segundo o autor João Fragoso, a América portuguesa foi possível pela combinação de três fatores. A alternativa A não está incluída nessa combinação. Os outros fatores mencionados (B, C e D) fazem parte da natureza política da monarquia portuguesa, que é polissinodal e corporativista, o que permitiu a integridade do Império português após a Restauração (1640).
650) Segundo Maria Eliza Linhares Borges (In: Siman & Fonseca. Inaugurando a História e construindo a Nação), é possível estudar história a partir da cartografia. Partindo desse princípio, observe e analise o mapa.
- A) intenciona afastar navegadores que se aproximassem das terras “desconhecidas”, mostrando os perigos possíveis de serem nelas vivenciados.
- B) demostra as técnicas dos cartógrafos que viajavam a bordo dos navios para compor os mapas designados como Portulanos.
- C) expressa desenho diferenciado de um cartógrafo, pensado e modelado para desestimular viagens de imigrantes à América.
- D) exibe a vegetação, o mundo animal, as terras e os nativos semelhantes aos europeus, fora centro do mundo e como inferno terrestre.
- E) apresenta o traçado das terras “descobertas” e em processo de colonização a partir de quem olha da Europa para a América.
A alternativa correta é letra E) apresenta o traçado das terras “descobertas” e em processo de colonização a partir de quem olha da Europa para a América.
Gabarito: ALTERNATIVA E
Segundo Maria Eliza Linhares Borges (In: Siman & Fonseca. Inaugurando a História e construindo a Nação), é possível estudar história a partir da cartografia. Partindo desse princípio, observe e analise o mapa.
É correto afirmar a respeito dessa cartografia, que ela
- a) intenciona afastar navegadores que se aproximassem das terras “desconhecidas”, mostrando os perigos possíveis de serem nelas vivenciados.
A alternativa é insustentável em seus próprios termos. Ora, se uma representação cartográfica é responsável por mapear as terras, como poderia se ocupar de afastar os navegadores de terras desconhecidas? Aliás, como, por meio de um mapa fidedigno, afastar pessoas de áreas desconhecidas? Os adornos colocado sobre os mapas são antes formas tradicionais de se encarar algumas tensões, e não criações feitas para confundir ou amedrontar aqueles que viessem a depender desses mapas. Alternativa errada.
- b) demostra as técnicas dos cartógrafos que viajavam a bordo dos navios para compor os mapas designados como Portulanos.
Os portulanos eram as cartas náuticas medievais feitas a partir do século XIII para orientar as navegações no Mediterrâneo. Com especial preocupação sobre as direções e as distâncias entre os principais portos europeus e africanos, os portulanos tinham uma preocupação eminentemente comercial. Ou seja, sob nenhum aspecto, essas cartas antigas podem ser confundidas com os mapas produzidos por europeus sobre a América. Alternativa errada.
- c) expressa desenho diferenciado de um cartógrafo, pensado e modelado para desestimular viagens de imigrantes à América.
Esta alternativa retoma o mesmo raciocínio obtuso da primeira alternativa. Ora, não era função de um mapa desestimular uma viagem ou impingir medos, mas sim dar noções gerais razoavelmente precisas sobre a região. Além disso, esses mapas tinham acesso bastante restritos e não estavam à disposição de imigrantes e viajantes em geral. Tratavam-se de cartas náuticas bastante caras em sua produção e estratégicas para os impérios coloniais. Ou seja, não faz sentido pensá-las em termos tão comezinhos - e, aliás, a carta em análise tampouco tem elementos realmente dedicados ao medo ou coisa que o valha. Alternativa errada.
- d) exibe a vegetação, o mundo animal, as terras e os nativos semelhantes aos europeus, fora centro do mundo e como inferno terrestre.
Não há nenhuma representação humana clara exposta no mapa e muito menos seria possível identificar se eram feitas à semelhança dos europeus. Trata-se de um documento francamente voltado para características físicas do litoral e para indicações gerais sobre a vegetação. Alternativa errada.
- e) apresenta o traçado das terras “descobertas” e em processo de colonização a partir de quem olha da Europa para a América.
A forma como o mapa foi concebido denota também uma maneira de se interpretar o sentido da colonização europeia na América. Privilegia-se a visão a partir do mar; ou seja, a partir do ponto de vista do europeu que aporta na América e sobre o eixo de ocupação territorial (do litoral para o continente). As terras conhecidas àquela altura estavam sendo pensadas, de alguma maneira, a partir da Europa, e não com as posições mais comuns dos pontos cardiais na prática cartográfica. ALTERNATIVA CORRETA.
Note o estudante que todas as alternativas erradas não tinham a menor adesão com a imagem reproduzida no enunciado. Ou seja, tratava-se menos de um esforço de aferição de conhecimentos históricos do que de um exercício bastante simples de interpretação de um estímulo não-verbal. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.