Questões Sobre Período Colonial - História - concurso
651) Segundo John Monteiro, no livro A temática indígena na escola (Silva & Grupioni, 1995), “(…) apesar dos reveses enfrentados por alguns povos em anos recentes – como os Yanomami, face aos garimpeiros e à malária –, a população indígena tende a crescer como um todo. Além disso, pela primeira vez na atribulada história da política indigenista no país, esboçam-se garantias legais voltadas para o futuro dos índios, abrangendo o reconhecimento de direitos territoriais e o abandono da orientação assimilacionista que marcou as políticas anteriores.”
- A) o Serviço de Proteção ao Índio/SPI, de 1910, que proporcionava educação e ensinava técnicas de cultivo e ofícios aos índios.
- B) a Lei de 1758, do ministro Marquês de Pombal, garantindo no Pará e Maranhão a permanência das aldeias e missões jesuíticas.
- C) a Constituição de 1988, que estabeleceu o estatuto do índio, garantindo direitos às terras e línguas nativas às diversas etnias.
- D) a Regulamentação das Missões, em 1970, demarcando aldeias e territórios aldeados para os povos da Amazônia.
- E) a Lei de 1570, que proibia aprisionar e escravizar indígenas nas guerras e nos empreendimentos de resgate no sertão.
A alternativa correta é letra A) o Serviço de Proteção ao Índio/SPI, de 1910, que proporcionava educação e ensinava técnicas de cultivo e ofícios aos índios.
Essa política assimilacionista foi implementada pelo governo brasileiro em 1910, com o objetivo de "civilizar" os indígenas, integrando-os à sociedade brasileira. O SPI foi criado para proteger os indígenas, mas, na prática, funcionou como uma ferramenta de assimilação, forçando os indígenas a adotar costumes e práticas ocidentais.
652) Texto associado
- A) A administração metropolitana, com a adoção do passaporte, tentou evitar a perda de pessoas de outras atividades, como a cana-de-açúcar, para a mineração.
- B) A Coroa portuguesa, ao emitir um passaporte, tinha o objetivo de controlar a forte emigração portuguesa, que poderia ser desastrosa para a economia do reino.
- C) O governo português proibiu a emigração a fim de proteger seus súditos das crises de fome comuns nas minas, como as de 1698-99 e 1701-02.
- D) O rei pretendia limitar a entrada de pessoas nas minas, garantindo, assim, maior controle sobre a política de arrecadação de tributos na região.
A alternativa correta é letra B) A Coroa portuguesa, ao emitir um passaporte, tinha o objetivo de controlar a forte emigração portuguesa, que poderia ser desastrosa para a economia do reino.
Essa alternativa é a correta porque o Texto I descreve a grande quantidade de pessoas que iam para as Minas, incluindo portugueses e estrangeiros, o que pode ter preocupado a Coroa portuguesa em relação à perda de mão de obra e recursos humanos no reino. O Texto II, como consequência, mostra que a Coroa portuguesa tomou medidas para controlar essa emigração, emitindo passaportes para evitar que a saída de pessoas fosse desastrosa para a economia do reino.
653) A imagem apresenta um mapa de Petrus Bertius de 1616.
- A) asiático.
- B) africano.
- C) antártico.
- D) americano.
A resposta correta é a alternativa D) americano.
A imagem apresentada é um mapa de Petrus Bertius de 1616, que mostra o continente americano. Petrus Bertius foi um geógrafo e teólogo flamengo que viveu no século XVII. Seu mapa é um bom exemplo do conhecimento geográfico europeu sobre as Américas no início do século XVII. Neste mapa, é possível ver a costa leste da América do Norte, as ilhas do Caribe e a costa nordeste da América do Sul.
A alternativa A, asiático, está incorreta porque o mapa de Bertius não representa o continente asiático. Da mesma forma, as alternativas B, africano, e C, antártico, também estão incorretas, pois o mapa não representa esses continentes.
Em resumo, a imagem representa o imaginário europeu sobre o continente americano, conforme mostrado no mapa de Petrus Bertius de 1616.
654) Segundo as pesquisas mais recentes, pode-se afirmar, em relação aos quilombos coloniais brasileiros, que os mesmos
- A) distinguiam-se pelo isolamento, pela marginalização, sem nenhum vínculo com os arredores que os cercavam;
- B) eram de caráter predominantemente agrícola, sobrevivendo do que plantavam e do que teciam;
- C) eram habitados exclusivamente por escravos fugidos, constituindo-se em verdadeiros Estados teocráticos;
- D) dedicavam-se, alguns, à agricultura, outros, à mineração, outros, ainda, ao pastoreio, articulando-se com os núcleos vizinhos através do comércio;
- E) existiram apenas durante o século XVII, tendo Palmares como eixo central.
A alternativa correta é letra D) dedicavam-se, alguns, à agricultura, outros, à mineração, outros, ainda, ao pastoreio, articulando-se com os núcleos vizinhos através do comércio;
Essa alternativa é a correta porque os quilombos coloniais brasileiros não eram isolados ou marginalizados, mas sim articulavam-se com os núcleos vizinhos através do comércio. Além disso, não eram exclusivamente agrícolas ou habitados apenas por escravos fugidos. Os quilombos eram comunidades que se organizavam de forma diversificada, com atividades econômicas variadas, como agricultura, mineração e pastoreio.
655) O barroco no Brasil foi
- A) uma manifestação artística de caráter religioso limitada às regiões de mineração.
- B) uma expressão artística de origem européia reelaborada e adaptada às condições locais.
- C) um estilo original na pintura, mantendo a tradição manuelina nas edificações.
- D) uma criação artística popular predominante em todo o Brasil colônia e no império.
- E) uma produção artística, imposta pelo modelo absolutista português, na época da mineração.
A alternativa correta é letra B) uma expressão artística de origem europeia reelaborada e adaptada às condições locais.
O barroco no Brasil foi uma manifestação artística que surgiu a partir da influência europeia, mais especificamente da arte barroca portuguesa. No entanto, ao chegar ao Brasil, essa arte foi adaptada às condições locais, incorporando elementos indígenas e africanos. Isso resultou em uma expressão artística única, que mesclava a influência europeia com a realidade brasileira.
656) “Os que trazem [o gado] são brancos, mulatos e pretos, e também índios, que com este trabalho procuram ter algum lucro. Guiam-se indo uns adiante cantando, para serem seguidos pelo gado, e outros vêm atrás das reses, tangendo-as, tendo o cuidado que não saiam do caminho e se amontoem.”
- A) do sertão nordestino, dando origem a trabalhadores diferenciados do resto da colônia.
- B) de regiões canavieiras onde se utilizava mão-de-obra disponível na entre-safra do açúcar.
- C) de todo o território da América portuguesa onde era fácil obter mão-de-obra indígena e negra.
- D) das regiões do nordeste, produtoras de charque, que empregavam mão-de-obra assalariada.
- E) do sul da colônia, visando abastecer de carne a região açucareira do nordeste.
A alternativa correta é letra A) do sertão nordestino, dando origem a trabalhadores diferenciados do resto da colônia.
O texto de Antonil descreve a atividade econômica de criação de gado no Brasil colonial, especificamente no sertão nordestino. A região do sertão nordestino era conhecida por sua pecuária, e a criação de gado era uma atividade importante na economia local. A descrição de Antonil destaca a diversidade de trabalhadores envolvidos nessa atividade, incluindo brancos, mulatos, pretos e índios, que trabalhavam juntos para conduzir o gado.
A alternativa A é a correta porque o texto de Antonil se refere especificamente ao sertão nordestino e destaca a formação de uma categoria de trabalhadores diferenciados, que se dedicavam à criação de gado e desenvolviam habilidades e práticas específicas para essa atividade.
657) Da colônia aos dias de hoje, a arquitetura reflete as etapas da história brasileira. No século XX, ela acompanha o processo de modernização do país e, em certo sentido, tornou-se referência internacional. A esse respeito, assinale a opção incorreta.
- A) Não se pode falar em uma arquitetura colonial brasileira: uma sociedade essencialmente rural, vivendo em torno dos engenhos de açúcar, impediu o florescimento de construções típicas de áreas urbanas.
- B) O prédio do Ministério da Educação, no centro da cidade do Rio de Janeiro, construído ao tempo do governo Vargas, é considerado o marco de fundação da arquitetura moderna brasileira.
- C) Oscar Niemeyer é personagem central da arquitetura brasileira do século XX, com uma obra reconhecida internacionalmente, cujo início efetivo se deu com o conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte.
- D) Nos dias de hoje, uma obra projetada por Niemeyer, construída à beira-mar em Niterói, chama a atenção pela beleza das formas e pelo impacto que causa: trata-se do Museu de Arte Contemporânea (MAC).
- E) Brasília, que pode ser considerada a metasíntese de JK, notabiliza-se pelo singular projeto urbanístico de Lúcio Costa e pelo arrojo das formas arquitetônicas propostas por Niemeyer.
A alternativa correta é A) Não se pode falar em uma arquitetura colonial brasileira: uma sociedade essencialmente rural, vivendo em torno dos engenhos de açúcar, impediu o florescimento de construções típicas de áreas urbanas.
Essa afirmação é incorreta porque, embora a sociedade colonial brasileira fosse essencialmente rural, existiram construções urbanas importantes, como as igrejas, os conventos, os fortes e as casas de governadores, que caracterizam a arquitetura colonial brasileira. Além disso, cidades como Salvador, Olinda e Rio de Janeiro apresentam um conjunto de edifícios que refletem a arquitetura colonial brasileira.
658) Comer com as mãos era um hábito comum na Europa, no século XVI. A técnica empregada pelo índio no Brasil e por um português de Portugal era, aliás, a mesma: apanhavam o alimento com três dedos da mão direita (polegar, indicador e médio) e atiravam-no para dentro da boca.
- A) Regionalismo (caráter da literatura que se baseia em costumes e tradições regionais).
- B) Intolerância (não-admissão de opiniões diversas das suas em questões sociais, políticas ou religiosas).
- C) Exotismo (caráter ou qualidade daquilo que não é indígena; estrangeiro; excêntrico, extravagante).
- D) Racismo (doutrina que sustenta a superioridade de certas raças sobre outras).
- E) Sincretismo (fusão de elementos culturais diversos, ou de culturas distintas ou de diferentes sistemas sociais).
A alternativa correta é letra E) Sincretismo (fusão de elementos culturais diversos, ou de culturas distintas ou de diferentes sistemas sociais).
Gabarito: Letra E (Sincretismo fusão de elementos culturais diversos, ou de culturas distintas ou de diferentes sistemas sociais).
Como podemos observar no texto há uma passagem que denota a ocorrência do sincretismo, um conceito criado para designar ideias, costumes e doutrinas diferentes que se encontraram ou se fundiram e isso pode ser visto no trecho que menciona o relato do viajante Saint Hilaire que visitou o Brasil no século XIX.
Esse viajante descreveu o hábito de comer com as mãos como sendo um costume originário dos indígenas e que chegou aos europeus.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Regionalismo (caráter da literatura que se baseia em costumes e tradições regionais).
Não poderia ser essa opção, pois o trecho menciona que os viajantes do século XIX observaram que esse costume de comer com as mãos estava presente em todos o território brasileiro e não havia uma variedade desse costume por região.
Letra B: Intolerância (não-admissão de opiniões diversas das suas em questões sociais, políticas ou religiosas).
Não poderia ser intolerância, pois se tratava de um costume difundido em todo o território brasileiro e não era proibido ou não foi perseguido.
Letra C: Exotismo (caráter ou qualidade daquilo que não é indígena; estrangeiro; excêntrico, extravagante).
Como visto, o costume de comer com as mãos poderia ser exótico para os viajantes europeus, mas para os brasileiros e até mesmo para os portugueses era algo bastante comum.
Letra D: Racismo (doutrina que sustenta a superioridade de certas raças sobre outras).
Em nenhum momento do texto há indícios de racismo ou superioridade de uma raça sobre a outra. E isso pode ser comprovado no trecho que diz que comer com as mãos era um hábito presente em todo o território brasileiro e difundido por todas as classes sociais.
659) A primeira imagem abaixo (publicada no século XVI) mostra um ritual antropofágico dos índios do Brasil. A segunda mostra Tiradentes esquartejado por ordem dos representantes da Coroa portuguesa.
- A) I apenas.
- B) II apenas.
- C) III apenas.
- D) I e II apenas.
- E) I, II e III.
A alternativa correta é letra E) I, II e III.
Gabarito da banca: Letra E
Meu gabarito: Poderia ser anulada
Vamos analisar proposição por proposição.
I. Os artistas registraram a antropofagia e o esquartejamento praticados no Brasil.
Conforme observado na primeira imagem, o viajante europeu Theodor de Bry relatou a um gravurista sua expedição ao Brasil e este gravurista desenhou o ritual antropofágico dos Tupinambás para o livro de aventuras de Bry. Na segunda imagem, o pintor brasileiro Pedro Américo, pintou uma tela com a imagem de Tiradentes esquartejado para relembrar o herói “republicano” como uma ferramenta de consolidação do regime republicano, recém-implantado no país.
II. A antropofagia era parte do universo cultural indígena e o esquartejamento era uma forma de se fazer justiça entre luso-brasileiros.
A antropofagia era parte do universo cultural de algumas populações indígenas no século XVI, mas não era de toda a população indígena. O esquartejamento era uma de demonstrar uma punição exemplar a alguém que cometeu algum crime contra a Coroa Portuguesa. Tiradentes, Filipe dos Santos e Zumbi foram assassinados e depois tiveram seus corpos esquartejados e as partes espalhadas em diversos pontos da cidade para que a população visse o exemplo e não se aventurasse em tentar algo parecido.
Essa proposição poderia ser contestada pelo fato de generalizar a antropofagia como se fosse uma prática de todos os indígenas, assim como não leva em conta que o esquartejamento era pensado pelos administradores da Coroa e não pela população da colônia. A proposição dá a entender que o esquartejamento era uma forma da população luso-brasileira fazer justiça, mas era a Coroa e seus administradores que puniam de forma exemplar alguém considerado criminoso.
III. A comparação das imagens faz ver como é relativa a diferença entre “bárbaros” e “civilizados”, indígenas e europeus.
De fato, não haveria uma distinção entre as duas práticas. Podermos nos questionar quem é “bárbaro” e quem é “civilizado”, uma vez que os europeus que retratam um costume indígena considerado por eles como uma barbaridade, por vezes punem de forma semelhante ou pior os seus opositores.
660) Texto III
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
O texto III não menciona a constituição de famílias legalmente formadas e organizadas segundo a tradição da igualdade de direitos entre marido e mulher como uma das diretrizes da política colonizadora portuguesa na América. Pelo contrário, o texto destaca a exploração e a opressão sofridas pelos indígenas e africanos durante o período colonial, não havendo menção à igualdade de direitos entre marido e mulher.