Questões Sobre Período Colonial - História - concurso
731) Com relação à religiosidade africana e indígena no Brasil colonial, assinale a opção correta.
- A) Os rituais africanos não eram tolerados, mesmo se tivessem o consentimento do feitor e ocorressem sob vigilância.
- B) As tribos canibais, como os Aimorés, praticavam o canibalismo como oferenda aos deuses.
- C) Os africanos conseguiram preservar o candomblé ao trocarem seus símbolos por símbolos católicos.
- D) O culto da religiosidade consistiu em uma forma de resistência dos escravos ao processo de aculturação imposto pelo sistema escravocrata.
- E) As crenças indígenas e africanas, apesar de assimilarem aspectos do catolicismo, não foram influenciadas mutuamente.
A alternativa correta é letra D) O culto da religiosidade consistiu em uma forma de resistência dos escravos ao processo de aculturação imposto pelo sistema escravocrata.
A religiosidade africana e indígena no Brasil colonial foi uma forma de resistência dos escravos ao processo de aculturação imposto pelo sistema escravocrata. Os escravos africanos e indígenas trouxeram consigo suas crenças e práticas religiosas, que foram adaptadas às condições de escravidão e opressão. O culto da religiosidade consistiu em uma forma de manter a identidade cultural e resistir à imposição da religião católica pelos colonizadores.
As outras opções estão incorretas porque:
- A) Os rituais africanos eram tolerados em alguns casos, desde que fossem realizados de forma discreta e não atrapalhassem o trabalho.
- B) O canibalismo não era uma prática comum entre os Aimorés, e não era realizado como oferenda aos deuses.
- C) Os africanos não trocaram seus símbolos por símbolos católicos, mas sim adaptaram suas crenças e práticas religiosas às condições de escravidão.
- E) As crenças indígenas e africanas foram influenciadas mutuamente, e também foram influenciadas pelo catolicismo.
732) Considere o trecho:
- A) A tradicional lavagem das escadarias da igreja do Senhor do Bonfim teria surgido de um culto em homenagem a Oxalá, orixá ioruba responsável pela criação do céu e da terra e de todos os seres
- B) À mistura de tradições diferentes, por vezes até opostas, dá-se o nome de fanatismo religioso, presente nas procissões, nas festas populares, no pagamento de promessas e no culto aos santos
- C) A convergência de interesses entre a Igreja Católica e a Coroa portuguesa levou à cristianização forçada dos africanos civilizados
- D) Como forma de resistência à opressão e para preservarem vivas suas tradições, os escravos incorporaram e adaptaram elementos do catolicismo à tradicional religiosidade africana
- E) Os escravos de origem ioruba que vieram para o Brasil trouxeram consigo, seus costumes e a fé em Oxalá
A alternativa correta é letra B) À mistura de tradições diferentes, por vezes até opostas, dá-se o nome de fanatismo religioso, presente nas procissões, nas festas populares, no pagamento de promessas e no culto aos santos
Gabarito: Letra B
A questão pede a alternativa incorreta, e é claro que a letra B não é a mais adequada, pois a mistura de tradições diferentes, por vezes opostas, dá-se o nome de sincretismo religioso.
O fanatismo religioso ocorre quando um indivíduo ou grupo de pessoas utiliza de crenças e dogmas de uma religião para perseguir pessoas ou grupo de pessoas de credo diferente.
O fanatismo persegue e o sincretismo mescla elementos de várias religiões.
Um bom exemplo de sincretismo é a lavagem das escadarias da igreja do Senhor do Bonfim. Esse evento ocorre em Salvador e reúne católicos e adeptos de religiões de matriz africana como os candomblecistas. É um ritual que ocorre desde os tempos do Brasil colonial, quando ocorriam as festividades em homenagem ao orixá Oxalá. Nessa festividade ocorre a lavagem com arruda e outras ervas de cheiro dos degraus da igreja do Senhor do Bonfim, que é uma representação de Jesus Cristo crucificado.
Os orixás foram trazidos pelos escravos de etnia iorubá, que foram escravizados na costa do Daomé e da Nigéria.
Como a escravidão era um sistema de opressão, muitas vezes para resistir a esse regime, os escravos utilizavam-se de elementos católicos para manterem vivas as suas tradições de origem, como, por exemplo, a associação entre os santos católicos com os orixás iorubás ou mesmo as diversas procissões de um determinado santo que ganhavam batuques e ritmos africanos.
733) Considere a pintura abaixo.
- A) conservaram seu modo de produzir na terra, exercendo poderosa influência na formação da cultura brasileira.
- B) tiveram que mudar seus hábitos de trabalho, submetendo-se a normas que não faziam parte de suas tradições.
- C) foram de grande importância, para os colonos portugueses, na consolidação dos limites territoriais.
- D) mantiveram a sua cultura de trabalho na terra, uma vez que, seus costumes foram respeitados pelos jesuítas.
- E) aceitaram pacificamente a vida nos aldeamentos que os submetia á escravidão na produção de cana de açúcar.
A alternativa correta é letra B) tiveram que mudar seus hábitos de trabalho, submetendo-se a normas que não faziam parte de suas tradições.
A pintura apresentada retrata a presença dos jesuítas entre os indígenas no Brasil colonial. Com a chegada dos jesuítas, os indígenas foram submetidos a uma série de mudanças em seus hábitos e costumes. Os jesuítas, com o objetivo de evangelizar e "civilizar" os indígenas, impuseram suas próprias normas e práticas, que não faziam parte das tradições indígenas.
Os indígenas foram forçados a mudar seus hábitos de trabalho, adotando práticas agrícolas e de produção que eram desconhecidas por eles. Além disso, foram submetidos a uma série de regras e normas impostas pelos jesuítas, que visavam a "civilizar" e "converter" os indígenas ao cristianismo.
Portanto, a alternativa B é a correta, pois os indígenas tiveram que mudar seus hábitos de trabalho e se submeter a normas que não faziam parte de suas tradições.
734) “…a história do denominado Brasil Holandês exerce grande fascínio sobre a sociedade brasileira e não é de hoje que o tema é caro aos pesquisadores, em especial aos historiadores de Pernambuco. Esses foram beneficiados pelas coletas documentais, feitas por José Hygino Duarte Pereira e Joaquim Caetano Silva, em fins do século XIX, e que hoje se encontram nos acervos do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e na Biblioteca Nacional, respectivamente.” (VIEIRA, Hugo Coelho [et al. ] (orgs.). Brasil holandês: história, memória e patrimônio compartilhado. São Paulo: Alameda, 2012. p. 14). Sobre o Brasil Holandês, assinale a alternativa CORRETA.
- A) Aproveitando o conflito existente entre Portugal e Espanha, durante a União Ibérica, os flamengos se aproveitaram do descuido português em relação à América Portuguesa para invadir e colonizar um fragmento litorâneo do atual Brasil.
- B) A Companhia das Índias Ocidentais possuía uma perspectiva completamente diversa da administração portuguesa no que tange ao processo de colonização. Para os holandeses, o que deveria vigorar no território conquistado da América Portuguesa seria uma colônia de povoamento e não de exploração.
- C) Cada um a sua maneira, lusos e flamengos estiveram engajados em uma missão civilizadora, na qual buscavam ajudar os habitantes do Brasil a aumentarem seu poder sobre a natureza, a explorarem os recursos naturais pelo benefício geral da humanidade e a se tornarem mais educados.
- D) A obra de Frans Post, um dos pintores que integravam a comitiva de Maurício de Nassau, deve ser entendida não só como parte de um conjunto mais amplo de produtos culturais mas também estar relacionada ao contexto maior do imaginário sobre a América Portuguesa, tal qual elaborado socialmente no interior da cultura visual holandesa do século XVII.
- E) Considerado grande intelectual e humanista, Maurício de Nassau defendeu, junto com a Companhia das Índias Ocidentais, que a escravatura fosse abolida nas terras holandesas da América, sendo este um dos motivos da grande popularidade que possuía nas terras pernambucanas.
A resposta correta é a letra D) A obra de Frans Post, um dos pintores que integravam a comitiva de Maurício de Nassau, deve ser entendida não só como parte de um conjunto mais amplo de produtos culturais mas também estar relacionada ao contexto maior do imaginário sobre a América Portuguesa, tal qual elaborado socialmente no interior da cultura visual holandesa do século XVII.
Essa alternativa é a única que se refere diretamente ao Brasil Holandês, mencionando a obra do pintor Frans Post, que esteve no Brasil durante o período de colonização holandesa, e sua relação com o contexto cultural e imaginário da época.
735) A estrutura social das famílias nos primeiros séculos do Brasil colonial é marcada por:
- A) Uma organização social não muito definida e separada devido à falta de estrutura social nos primeiros povoados, onde senhores do engenho, trabalhadores livres e escravos dividiam a comida e o espaço do convívio.
- B) Uma centralização no poder das famílias de maior poder aquisitivo e social na figura do pai, onde as mulheres da família passavam a maior parte do tempo enclausuradas e voltadas para as tarefas domiciliares. Os filhos homens mais velhos tinham a oportunidade de estudar na Europa para assumir os negócios familiares.
- C) Poucos homens e mulheres tinham o privilégio de terem acesso às posições privilegiadas de poder, atribuídas pela coroa, onde tinham o controle de capitanias hereditárias e porções de terras produtivas.
- D) A ascensão social e a troca de classe e nível econômico eram comuns devido as grandes possibilidades econômicas nos novos territórios inexplorados do Brasil colonial.
736) “Desde o advento da Escola dos Annales, ‘tanto a noção de documentos quanto a de texto continuaram a ampliar-se. Agora, todos os vestígios do passado são considerados matéria para o historiador. Desta forma, novos textos, tais como a pintura, o cinema, a fotografia etc. foram incluídos no elenco de fontes dignas de fazer parte da história e passíveis de leitura […]. Um longo caminho percorrido já nos separa […] da época em que as imagens apareciam nos livros escritos por historiadores unicamente como ilustrações.”
- A) Do colorido das roupas das estátuas.
- B) Das botas usadas pelos soldados romanos.
- C) Do equilíbrio, harmonia e serenidade próprios das obras do artista antes da doença.
- D) Do expressionista da obra de Aleijadinho, característica no conjunto de esculturas, Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo.
A alternativa correta é letra B) Das botas usadas pelos soldados romanos.
Gabarito: alternativa B)
“A partir da noção de documento advinda dos Annales, um determinado professor resolveu trabalhar, com os seus alunos, o período da mineração em Minas, no século XVIII, usando a arte barroca de Aleijadinho.”
"Após a análise da foto das esculturas de Aleijadinho, o professor mostrou o anacronismo na obra do artista através:"
a) Do colorido das roupas das estátuas.
Incorreta. Os tons de cores utilizados pelo artista brasileiro Aleijadinho constituem uma características peculiar da arte barroca em terras brasileiras e não um elemento anacrônico.
b) Das botas usadas pelos soldados romanos.
Correta! De uma forma simples, podemos dizer que algo é anacrônico quando está em desacordo com os usos e costumes de determinada época. No caso em específico, as botas de couro que estão sendo utilizadas pelos soldados romanos das esculturas não eram um elemento da Roma Antiga.
Esse tipo de bota, que aparentemente seria feita de couro, pertence à época de Aleijadinho e não dos romanos que estão sendo retratados. Analisando a escultura como fonte histórica, essas botas seriam um elemento anacrônico.
c) Do equilíbrio, harmonia e serenidade próprios das obras do artista antes da doença.
Incorreta. Esses são elementos inerentes ao trabalho de Aleijadinho.
d) Do expressionista da obra de Aleijadinho, característica no conjunto de esculturas, Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo.
Incorreta. O item está falando do expressionismo nas obras de Aleijadinho e não traz nenhum elemento que seria anacrônico na imagem retratada pela questão.
737) Analise as proposições abaixo sobre a população indígena no Brasil colonial e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
- A) Somente I e III estão corretas.
- B) Somente II e III estão corretas.
- C) Somente I e II estão corretas.
- D) Somente II e IV estão corretas.
- E) Somente III e IV estão corretas.
A alternativa correta é letra C) Somente I e II estão corretas.
Gabarito: ALTERNATIVA C
Analise as proposições abaixo sobre a população indígena no Brasil colonial e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
- I. Os grupos indígenas encontrados no litoral pelo português eram principalmente tribos do tronco tupi.
De uma maneira geral, as nações indígenas do tronco tupi se concentravam na costa leste da América do Sul. Ou seja, foram tupis as primeiras tribos contatadas pelos portugueses no século XVI. As nações do tronco Jê se concentravam no interior do continente. Entre as principais nações do ramo tupi, podemos citar os tamoios, os tapuias e os tupiniquins. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- II. O povo Tupi encontrado pelos portugueses praticava a agricultura, dentre os roçados estavam o da mandioca, o do milho e o do tabaco.
Ainda que não fossem completamente sedentarizadas, as nações indígenas tupis contatadas pelos portugueses já dominavam a agricultura. Em pequenos roçados, organizavam culturas como milho, tabaco e mandioca. Sobre isso, é importante destacar que a domesticação da mandioca foi um feito fundamental para a vida dessas populações: além da dificuldade de domesticação, a mandioca produz uma série de produtos essenciais para a conformação daquelas sociedades. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- III. A unidade linguística e cultural dos povos indígenas contribuíram para a formação de duradoras confederações regionais que impediram o inimigo de conquistar várias áreas do litoral.
No século XVI, havia pelo menos dois grandes troncos linguísticos na área encontrada pelos portugueses: Tupi e Jê. Mas não se pode entender esses grupos como homogêneos, pois eram várias nações com um certo universo linguístico comum e, não raro, eram inimigas entre si. Essas cisões entre diferentes nações foram muito utilizadas pelos colonizadores para acelerar o processo de colonização. Travando alianças com algumas nações, foi possível lançar grandes guerras para garantir a presença portuguesa em boa parte do litoral. Ao final do século XVI, praticamente estavam debelados todos os pontos de resistência na costa leste. Afirmativa falsa.
- IV. A prática da antropofagia foi iniciada com a chegada dos portugueses como uma forma de amedrontrar os invasores.
A afirmativa é bastante disparatada. A antropofagia compunha o arcabouço cultural de algumas (mas não de todas!) nações indígenas, independente da presença portuguesa. A prática já ocorria entre as diversas nações durante seus conflitos e alcançaria os portugueses e outros colonizadores. Afirmativa falsa.
Assim, são verdadeiras as afirmativas I e II.
a) Somente I e III estão corretas.
b) Somente II e III estão corretas.
c) Somente I e II estão corretas.
d) Somente II e IV estão corretas.
e) Somente III e IV estão corretas.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
738) São características da atuação dos Jesuítas no Brasil colonial:
- A) a vida em mosteiros com rígida disciplina interna; o empenho na educação cristã, abarcando a alfabetização de indígenas e africanos; a criação e administração de Universidades católicas.
- B) o estabelecimento de missões em regiões com potencial de exploração econômica, como as drogas do sertão; a defesa dos indígenas ante os ataques dos bandeirantes; a formação da elite colonial segundo princípios iluministas.
- C) a expansão das fronteiras do território português; a conversão de judeus ao cristianismo segundo as leis inquisitoriais; a pacificação dos conflitos intertribais, sob a justificativa da Guerra Justa.
- D) a mobilidade dentro do território; a preocupação com a conversão dos indígenas ao catolicismo; o estabelecimento de colégios em várias cidades da Colônia, como o Colégio da Bahia.
- E) a pregação e a manutenção da fé cristã entre os colonizadores; o combate à escravidão, sobretudo a de negros; e o cultivo e exportação da cana de açúcar nas missões.
A alternativa correta é letra D) a mobilidade dentro do território; a preocupação com a conversão dos indígenas ao catolicismo; o estabelecimento de colégios em várias cidades da Colônia, como o Colégio da Bahia.
A) a vida em mosteiros com rígida disciplina interna; o empenho na educação cristã, abarcando a alfabetização de indígenas e africanos; a criação e administração de Universidades católicas.
INCORRETO. Os Jesuítas não viviam em mosteiros, mas sim em colégios que também serviam como residências. Eles se dedicavam à educação cristã e à alfabetização de indígenas e africanos, mas não chegaram a criar e administrar Universidades católicas no Brasil colonial.
B) o estabelecimento de missões em regiões com potencial de exploração econômica, como as drogas do sertão; a defesa dos indígenas ante os ataques dos bandeirantes; a formação da elite colonial segundo princípios iluministas.
INCORRETO. Os Jesuítas estabeleceram missões, muitas vezes em regiões de interesse econômico, e defendiam os indígenas contra os ataques dos bandeirantes. No entanto, a formação da elite colonial não foi pautada pelos princípios iluministas, mas sim por princípios cristãos.
C) a expansão das fronteiras do território português; a conversão de judeus ao cristianismo segundo as leis inquisitoriais; a pacificação dos conflitos intertribais, sob a justificativa da Guerra Justa.
INCORRETO. Os Jesuítas contribuíram para a expansão das fronteiras do território português e trabalharam para converter indígenas e africanos ao cristianismo, mas não há registros de que tenham se dedicado à conversão de judeus no Brasil colonial. Além disso, eles não justificavam a pacificação de conflitos intertribais com o conceito de Guerra Justa.
D) a mobilidade dentro do território; a preocupação com a conversão dos indígenas ao catolicismo; o estabelecimento de colégios em várias cidades da Colônia, como o Colégio da Bahia.
CORRETO. Os Jesuítas eram conhecidos por sua mobilidade dentro do território, estabelecendo missões em diferentes regiões. Eles se preocupavam em converter os indígenas ao catolicismo e estabeleceram colégios em várias cidades da Colônia, como o Colégio da Bahia.
E) a pregação e a manutenção da fé cristã entre os colonizadores; o combate à escravidão, sobretudo a de negros; e o cultivo e exportação da cana de açúcar nas missões.
INCORRETO. Os Jesuítas se dedicavam à pregação e manutenção da fé cristã entre os colonizadores, mas não combatiam a escravidão de forma geral. Em vez disso, eles se opunham à escravização dos indígenas, mas aceitavam a escravidão de africanos. Além disso, eles não cultivavam nem exportavam cana de açúcar em suas missões.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.
739) “É assim evidente que a dissociação/repressão/ rebaixamento do feminino constitui uma estrutura central do patriarcado produtor de mercadorias, também no sentido de ‘inconsciente social’”. (SCHOLZ, 2000). Tal afirmação se faz sentir como verdadeira, por exemplo, na narrativa do que foi o Quilombo dos Palmares e suas lideranças. Acerca da liderança feminina que a narrativa androgênica eclipsou com a figura de Zumbi, assinale a alternativa correta:
- A) Maria Padilha
- B) Dandara
- C) Salomé
- D) Isaura
A alternativa correta é letra B) Dandara
Gabarito: Letra B
A narrativa da história do Quilombo dos Palmares por vezes não reconheceu a presença da companheira de Zumbi, Dandara.
Há uma discussão se Dandara realmente existiu. Ainda existem poucas informações sobre essa personagem. Boa parte dos relatos sobre a quilombola provém de fontes orais que foram sendo transmitidas através das gerações.
Mas quando se fala em Dandara, o centro da discussão não é se ela existiu ou não.
Dandara é uma ilustração de como podem ser produzidos o silêncio e o apagamento imposto às mulheres negras no Brasil. Além disso, é uma porta aberta para resgatar histórias de mulheres negras que fizeram a diferença no Brasil.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Foi amante e figura importante na corte castelhana do rei D. Pedro I no século XIV.
Letra C: Personagem bíblica que teria mandado decapitar o pregador João Batista.
Letra D: Personagem ficcional da obra literária de Bernardo Guimarães, intitulada A Escrava Isaura.
Resposta baseada nas fontes:
ARAUJO, Ana Lucia. Dandara e Luisa Mahin são consideradas heroínas do Brasil – O problema é que elas nunca existiram. Disponível em: https://theintercept.com/2019/06/03/dandara-luisa-mahin-panteao-patria/. Acesso: 28 abr. 2020.
Carta Capital. Maria Padilha: ela é bonita, ela é mulher. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/dialogos-da-fe/maria-padilha-ela-e-bonita-ela-e-mulher/. Acesso: 28 abr. 2020.
SANTOS, Ale. O racismo da academia apagou a história de Dandara e Luisa Mahin. Disponível em: https://theintercept.com/2019/06/03/dandara-luisa-mahin-historia/. Acesso: 28 abr. 2020.
SOUZA, Duda Porto de. Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil. São Paulo: Seguinte, 2017.
740) “Uma das atividades de maior importância desenvolvidas pela Igreja Católica na Colônia foi a educação escolar. Nessa atividade, a Companhia de Jesus desempenhou o papel principal, entre todas as congregações e ordens religiosas(…)”.
- A) Com a chegada dos portugueses ao Brasil, os indígenas foram pressionados e logo abandonaram sua religião, considerada primitiva pelos europeus. Isso surtiu um efeito positivo para a colonização, pois os indígenas passaram a considerar a coroa portuguesa como salvadora de suas almas.
- B) Para combater o que consideravam como ―crimes contra as verdades da fé cristã‖, os portugueses enviaram para o Brasil representantes do Tribunal da Inquisição. Estes tinham autorização para realizar investigação contra suspeitos de crimes contra a fé.
- C) Apesar de exercerem forte influência na catequese indígena, os missionários católicos não se contrapunham às políticas da coroa portuguesa no que diz respeito à escravidão indígena.
- D) Os portugueses tiveram êxito na colonização da América Portuguesa por respeitarem e propagarem a liberdade religiosa. Assim, indígenas e negros africanos poderiam cultuar seus deuses livremente, contanto que não o fizessem em praça pública.
- E) Após as reformas protestantes de Luthero e Calvino, a América Portuguesa logo foi convertida, deixando os súditos que ali residiam de serem obrigados a seguir a religião católica.
A alternativa correta é letra B) Para combater o que consideravam como ―crimes contra as verdades da fé cristã‖, os portugueses enviaram para o Brasil representantes do Tribunal da Inquisição. Estes tinham autorização para realizar investigação contra suspeitos de crimes contra a fé.
Gabarito: ALTERNATIVA B
“Uma das atividades de maior importância desenvolvidas pela Igreja Católica na Colônia foi a educação escolar. Nessa atividade, a Companhia de Jesus desempenhou o papel principal, entre todas as congregações e ordens religiosas(...)”. PRIORE, Mary Del. Religião e religiosidade no Brasil Colonial. São Paulo: Ática, 1997. p. 59.
Sobre o papel da igreja católica no Sistema Colonial, assinale a alternativa CORRETA.
- a) Com a chegada dos portugueses ao Brasil, os indígenas foram pressionados e logo abandonaram sua religião, considerada primitiva pelos europeus. Isso surtiu um efeito positivo para a colonização, pois os indígenas passaram a considerar a coroa portuguesa como salvadora de suas almas.
Numa alternativa como esta, é importante que o candidato tenha muito claro que é bastante equivocado tratar as populações originárias da América como massas homogêneas que reagiram de maneira igual à chegada dos colonizadores europeus. Entre as diversas nações indígenas que tiveram contato com os portugueses ainda no século XVI, de fato, algumas acabaram se aproximando dos esforços de catequização e conviveram com os jesuítas aceitando a fé católica. No entanto, houve também movimentos de resistência e de distanciamento sistemático contra esse tipo de intervenção. Além disso, a posição dos catequistas era muito clara sobre a onipotência divina como salvadora de almas, e não da força colonizadora portuguesa. Não por acaso, surgiram pontos de atritos importantes entre os jesuítas e os colonizadores na América Portuguesa, com grande pressão papal para que o empreendimento colonial respeitasse os aldeamentos que trabalhavam para a "evangelização dos gentios". Alternativa errada.
- b) Para combater o que consideravam como "crimes contra as verdades da fé cristã", os portugueses enviaram para o Brasil representantes do Tribunal da Inquisição. Estes tinham autorização para realizar investigação contra suspeitos de crimes contra a fé.
O processo de colonização da América portuguesa enfrentou grandes dificuldades decorrentes das limitações logísticas do Reino de Portugal, o que dava espaço para desvios e controvérsias frente ao projeto central. Como um reino fortemente católico, Portugal tinha grande proximidade com a Igreja e seus horizontes eram fortemente marcados pela moral cristã. Isso implica dizer que tanto as Grandes Navegações quanto a organização do império colonial foram marcados pelo pensamento cristão e pela vontade de expansão da fé. Manter a vida colonial dentro das "verdades da fé cristão", então, passava a ser uma necessidade bastante expressiva. No esforço de manter a coesão dos valores cristãos na colônia, de fato, despachou-se para cá representantes do Tribunal do Santo Ofício, a Inquisição, para observar e investigar os suspeitos de crimes contra a fé. ALTERNATIVA CORRETA.
- c) Apesar de exercerem forte influência na catequese indígena, os missionários católicos não se contrapunham às políticas da coroa portuguesa no que diz respeito à escravidão indígena.
Note bem o estudante que a alternativa é um contrassenso em seus próprios termos: se os missionários católicos trabalhavam para catequizar os indígenas, como poderiam aceitar que esses fossem capturados e escravizados? Isso seria fatal para os aldeamentos e as missões estabelecidas pelos missionários em diferentes pontos da território. Em 1570, por forte pressão da Igreja por meio dos jesuítas, D. Sebastião, rei de Portugal, decretou a proibição geral da escravização de indígenas que tivessem sido convertidos para a fé católica; permitindo, portanto, a servidão daqueles que se mantivessem hostis aos esforços de cristianização e de colonização. Alternativa errada.
- d) Os portugueses tiveram êxito na colonização da América Portuguesa por respeitarem e propagarem a liberdade religiosa. Assim, indígenas e negros africanos poderiam cultuar seus deuses livremente, contanto que não o fizessem em praça pública.
Como fica claro nos comentários acima, a liberdade religiosa estava longe de ser a verdade do empreendimento colonial português, que era acompanhado e animado pela fé católica e sua vontade de expansão. Tanto indígenas quanto africanos foram vítimas de um perverso etnocídio, que buscou sistematicamente reprimir suas manifestações religiosas e promover a conversão ao cristianismo. A desestruturação dessas formas culturais também correspondia a um processo de dominação sistemática do colonialismo. Alternativa errada.
- e) Após as reformas protestantes de Luthero e Calvino, a América Portuguesa logo foi convertida, deixando os súditos que ali residiam de serem obrigados a seguir a religião católica.
A Reforma Protestante ocorrida no século XVI gerou uma reação forte da Igreja católica, que exigiu obediência à autoridade papal e a centralidade da Igreja de Roma sobre todos os cristãos. A chamada Contrarreforma (1545) endureceu ainda mais os processos de perseguição contra dissidentes e os mecanismo de controle desempenhados dentro do universo católico, o que incluía diretamente Portugal, um reino católico. E isso, evidentemente, reverberava na vida colonial, sobre a qual Metrópole e Igreja se dedicavam a manter estrito controle religioso. A preocupação com a preservação da fé católica no mundo foi redobrada nos século XVI e XVII e jamais se admitira a expansão do protestantismo no mundo colonial. Alternativa errada.
Note bem o estudante que três das alternativas erradas insistem na ideia de uma grande liberdade religiosa na América portuguesa. Em alguma medida, essas alternativas se complementam e dialogam entre si, o que poderia servir de indício para perceber que seria difícil que apenas uma delas estivesse certa - ou seja, seria mais provável que todas estivessem erradas (como, de fato, estão). Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.