Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Período Colonial - História - concurso

Continua após a publicidade..

751) Os primeiros jesuítas dedicaram particular atenção à língua tupi, estudando-a e elaborando, ainda em Quinhentos, algumas obras sobre o tema. O primeiro Vocabulário na língua brasílica foi composto pelo padre Leonardo do Vale (c. 1538-1591), que viveu quase 40 anos entre os índios da Bahia, Porto Seguro e São Paulo, tendo sido, no início da década de 1570, nomeado lente de Língua Brasílica no Colégio da Bahia. Elaborou ainda uma Doutrina geral na língua do Brasil (1574), bem como sermões e avisos para a educação e instrução dos índios na Língua do Brasil.

  • A) a legislação que proibia a escravidão dos povos indígenas condicionava essa liberdade ao abandono das línguas nativas e ao aprendizado do português.

  • B) a língua tupi constitui-se em um veículo fundamental de contato entre os europeus e os indígenas e no século XVII recebeu a designação de língua geral.

  • C) a rápida disseminação da língua portuguesa por todos espaços coloniais contrastava com a forte resistência dos religiosos, que defendiam a adoção das línguas indígenas.

  • D) a proibição do uso de línguas nativas na América portuguesa provocou inúmeras revoltas indígenas e o consequente abrandamento dessa restrição.

  • E) a imposição da língua portuguesa desde o início da colonização se constituiu em uma política de Estado e obteve sucesso em todos os espaços da América portuguesa.

FAZER COMENTÁRIO
$@$v=v1.10-rv2$@$

A resposta correta é a alternativa B:

"a língua tupi constitui-se em um veículo fundamental de contato entre os europeus e os indígenas e no século XVII recebeu a designação de língua geral."

A questão se refere à atenção dada pelos primeiros jesuítas à língua tupi e às obras que eles elaboraram sobre o tema. O excerto menciona que o padre Leonardo do Vale compôs um vocabulário na língua brasílica e uma doutrina geral na língua do Brasil, além de sermões e avisos para a educação e instrução dos índios. O padre José de Anchieta, por sua vez, redigiu a primeira Arte de grammatica da lingoa mais usada na costa do Brasil e outras obras em língua tupi.

Portanto, é correto afirmar que a língua tupi foi fundamental no contato entre os europeus e os indígenas e que, no século XVII, recebeu a designação de língua geral. Essa língua foi amplamente utilizada como veículo de comunicação entre os colonizadores e os povos indígenas, o que permitiu a difusão da fé católica e a catequização dos índios.

Note que as outras alternativas estão incorretas:
  • A) A legislação que proibia a escravidão dos povos indígenas não condicionava essa liberdade ao abandono das línguas nativas e ao aprendizado do português.
  • C) A rápida disseminação da língua portuguesa por todos os espaços coloniais não contrastava com a forte resistência dos religiosos, que defendiam a adoção das línguas indígenas. Além disso, não há menção de uma política de Estado para impor a língua portuguesa desde o início da colonização.
  • D) Não há menção de uma proibição do uso de línguas nativas na América portuguesa, nem de revoltas indígenas ou de um consequente abrandamento dessa restrição.
  • E) A imposição da língua portuguesa não obteve sucesso em todos os espaços da América portuguesa, especialmente entre os povos indígenas, que continuaram a utilizar suas próprias línguas.

752) Outra importante manifestação das crenças e tradições africanas na Colônia eram os objetos conhecidos como “bolsas de mandinga”. A insegurança tanto física como espiritual gerava uma necessidade generalizada de proteção: das catástrofes da natureza, das doenças, da má sorte, da violência dos núcleos urbanos, dos roubos, das brigas, dos malefícios de feiticeiros etc. Também para trazer sorte, dinheiro e até atrair mulheres, o costume era corrente nas primeiras décadas do século XVIII, envolvendo não apenas escravos, mas também homens brancos.

  • A)  expressão do valor das festividades da população pobre.

  • B)  ferramenta para submeter os cativos ao trabalho forçado.

  • C)  estratégia de subversão do poder da monarquia portuguesa.

  • D)  elemento de conversão dos escravos ao catolicismo romano.

  • E)  instrumento para minimizar o sentimento de desamparo social.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E)  instrumento para minimizar o sentimento de desamparo social.

Gabarito: ALTERNATIVA E

  

Outra importante manifestação das crenças e tradições africanas na Colônia eram os objetos conhecidos como “bolsas de mandinga”. A insegurança tanto física como espiritual gerava uma necessidade generalizada de proteção: das catástrofes da natureza, das doenças, da má sorte, da violência dos núcleos urbanos, dos roubos, das brigas, dos malefícios de feiticeiros etc. Também para trazer sorte, dinheiro e até atrair mulheres, o costume era corrente nas primeiras décadas do século XVIII, envolvendo não apenas escravos, mas também homens brancos. CALAINHO, D. B. Feitiços e feiticeiros. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra,2013 (adaptado).

 
  • A prática histórico-cultural de matriz africana descrita no  texto representava um(a)

A prática histórico-cultural à qual o texto faz referência é o hábito de se carregar as "bolsas de mandinga", que se valiam de um complexo social-religioso repleto de valores simbólicos. Buscar proteção e realização nesses símbolos era, além de uma questão religiosa, uma expressão simbólica da sensação de solidão e de desamparo vivida no processo de colonização da América. Nesse sentido, é importante que o estudante entenda que tanto o escravo quanto o homem branco eram estrangeiros naquelas terras desconhecidas e que se tratava de um processo de formação de uma sociedade. Ou seja, havia uma quantidade muito grande de dúvidas e de incertezas para todos aqueles indivíduos e a bolsa de mandinga tinha, além das crenças e do complexo religioso, a função de aplacar parte dessas ansiedades naturais em meio ao desconhecido. À luz desses esclarecimentos, observemos as alternativas que seguem.

 
  • a)  expressão do valor das festividades da população pobre.

Não há nenhum elemento restritivo no texto à "população pobre", tampouco há qualquer associação a uma festividade popular. Alternativa errada.

 
  • b)  ferramenta para submeter os cativos ao trabalho forçado.

Ora, se a bolsa de mandinga era carregada tanto por homens livres quanto por escravos, como poderia ser um instrumento de submissão ao trabalho forçado? Não faria sentido algum que a própria cultura africana impusesse aos seus o uso de uma ferramenta para sua própria submissão. Alternativa errada.

 
  • c)  estratégia de subversão do poder da monarquia portuguesa.

Mais uma vez, há descompasso flagrante entre as personagens e os objetivos. Os homens brancos da colônia nos séculos XVI e XVII eram, fundamentalmente, os portugueses. Então, porque eles portariam um objeto para subverter o seu próprio poder colonial? Não há sentido algum nesta correlação.

 
  • d)  elemento de conversão dos escravos ao catolicismo romano.

O catolicismo romano jamais admitiu o uso de objetos com valores mágicos, bem como sempre olhou com péssimos olhos as religiões de matriz africana. Ou seja, jamais se usaria uma bolsa de mandinga para converter um escravo ao catolicismo. Alternativa errada.

 
  • e)  instrumento para minimizar o sentimento de desamparo social.

Como apontado no comentário preliminar, o desamparo social e as dificuldades de se compreender aquele fenômeno da colonização a partir de dentro foram fundamentais para que muitos indivíduos buscassem proteção e realização dentro do simbólico religioso das bolsas de mandinga. ALTERNATIVA CORRETA.

  

Como é típico do ENEM, a questão exigia, fundamentalmente, capacidade de interpretação de texto relativamente simples. Ou seja, não há propriamente uma aferição de conhecimento histórico. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.

753) TEXTO I

  • A)  utilização do trabalho escravo.

  • B)  implantação de polos urbanos.

  • C)  devastação de áreas naturais.

  • D)  ocupação de terras indígenas.

  • E)  expropriação de riquezas locais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E)  expropriação de riquezas locais.

Gabarito: ALTERNATIVA E

  

TEXTO I

 

E pois que em outra cousa nesta parte me não posso vingar do demônio, admoesto da parte da cruz de Cristo Jesus a todos que este lugar lerem, que deem a esta terra o nome que com tanta solenidade lhe foi posto, sob pena de a mesma cruz que nos há de ser mostrada no dia final, os acusar de mais devotos do pau-brasil que dela. BARROS,J. In: SOUZA,L. M. Inferno atlântico: demonologia e colonização: séculos XVI-XVIII. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

  

TEXTO II

E deste modo se hão os povoadores, os quais, por mais arraigados que na terra estejam e mais ricos que sejam, tudo pretendem levar a Portugal, e, se as fazendas e bens que possuem souberam falar, também lhes houveram de ensinar a dizer como os papagaios, aos quais a primeira coisa que ensinam é: papagaio real para Portugal, porque tudo querem para lá. SALVADOR, F.V. In: SOUZA, L.M (Org.). História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Cia. das Letras,1997.

 
  • As críticas desses cronistas ao processo de colonização portuguesa na América estavam relacionadas à

Nesta questão, nada se exige do candidato que não uma capacidade mínima de interpretação de texto. Os dois autores citados são Frei Vicente Salvador e João de Barros, ambos cronistas importantíssimos das primeiras décadas da colonização brasileira. Nos dois trechos destacados para nossa avaliação, os autores insistem no viés exploratório das riquezas locais por parte dos colonizadores. Enquanto João de Barros acusa o processo de colonização de pouco atentar para a missão cristianizadora de Portugal no Novo Mundo - preferindo o pau-brasil à própria cruz -; Frei Vicente Salvador descreve um colono incapaz de compreender a terra e a sua diversidade, medindo suas ações de acordo com a possibilidade de converter os artigos locais em riquezas em Portugal. À luz desses esclarecimentos, observemos as alternativas que seguem.

 

a)  utilização do trabalho escravo.

b)  implantação de polos urbanos.

c)  devastação de áreas naturais.

d)  ocupação de terras indígenas.

e)  expropriação de riquezas locais.

 

A única que se adapta à temática de ambas as narrativas é a ALTERNATIVA E. Trabalho escravo e a questão indígena sequer são abordados em nenhum dos trechos. As limitações da urbanização e a devastação natural até podem ser percebidos separadamente em cada um dos trechos, mas nenhum dos dois pode ser apontado como ponto central. Sendo, portanto, o tema fundamental dos autores a questão da expropriação das riquezas locais pela ganância dos colonizadores.

754) A religião e seu trabalho missionário estiveram presentes nas grandes navegações e nas conquistas das colônias. Para alguns teóricos, que estudam a ascensão do capitalismo na Europa, a religião protestante e sua ética são determinantes para seu crescimento.

  • A) Estruturalista. 

  • B) Histórico-estruturalista. 

  • C) Todas as respostas estão corretas. 

  • D) Culturalista. 

  • E) Histórica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Culturalista. 

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a corrente teórica que defende a análise mencionada no enunciado.

 

A) Estruturalista.

INCORRETO. A corrente estruturalista, que tem como um dos seus principais representantes Claude Lévi-Strauss, se preocupa com a análise das estruturas subjacentes que organizam a sociedade, como sistemas de parentesco, mitos e rituais. Ela não se preocupa especificamente com a relação entre religião e capitalismo.

 

B) Histórico-estruturalista.

INCORRETO. A corrente histórico-estruturalista, que tem como um dos seus principais representantes Louis Althusser, tenta conciliar a análise estrutural com a história, considerando a influência das estruturas sociais sobre os eventos históricos. No entanto, essa abordagem não foca especificamente na relação entre religião e capitalismo.

 

C) Todas as respostas estão corretas.

INCORRETO. Como vimos nas análises das alternativas anteriores, nem todas as correntes teóricas mencionadas nas alternativas defendem a análise mencionada no enunciado.

 

D) Culturalista.

CORRETO. A corrente culturalista, representada por Max Weber, defende a tese de que a ética protestante, que valoriza o trabalho, a poupança e o investimento, foi determinante para o surgimento do capitalismo na Europa. De acordo com Weber, a religião protestante, especialmente o calvinismo, promoveu uma ética que favoreceu o desenvolvimento do espírito capitalista.

 

E) Histórica.

INCORRETO. A corrente histórica se preocupa com a análise dos eventos históricos em si, sem necessariamente considerar a influência da religião ou da ética protestante sobre o desenvolvimento do capitalismo.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.

755) Era fundamental dar à capital um ar cada vez mais cosmopolita, retomando tradições antigas e eliminando a mancha da escravidão que em muito contribuía, na visão de alguns, para dar à cidade um ar colonial. A ebulição em torno de uma cidade capital moderna, assentada em bases novas, se intensifica na década de 1870 quando se constituem as comissões de melhoramentos e se torna fundamental reformar o porto do Rio de Janeiro, como modo de intensificar a economia e os negócios com os mercados internacionais.

  • A) conter da especulação imobiliária;

  • B) combater os “latifúndios urbanos” (grandes propriedades não utilizadas ou ociosas), através da implantação de impostos e multas;

  • C) combater a difusão de lotes vagos em zonas densamente habitadas;

  • D) implantar uma política rigorosa de expulsão dos grupos populares da área central da cidade, que seria praticamente isolada para o desfrute exclusivo das camadas aburguesadas, caracterizando um cosmopolitismo agressivo, profundamente identificado com a vida parisiense;

  • E) democratizar as ações públicas de investimentos em infraestrutura que privilegiavam somente as zonas nobres da cidade e realizar transformações nos espaços carentes;

FAZER COMENTÁRIO
$@$v=v1.10-rv2$@$

A resposta correta é a alternativa D:

"implantar uma política rigorosa de expulsão dos grupos populares da área central da cidade, que seria praticamente isolada para o desfrute exclusivo das camadas aburguesadas, caracterizando um cosmopolitismo agressivo, profundamente identificado com a vida parisiense."

Este objetivo é mencionado no texto ao se referir à cidade como sendo "praticamente isolada para o desfrute exclusivo das camadas aburguesadas", o que implica a expulsão dos grupos populares da área central. Além disso, o texto menciona a intenção de dar à capital um ar "cada vez mais cosmopolita", o que está alinhado com a ideia de um "cosmopolitismo agressivo, profundamente identificado com a vida parisiense".

Note que as outras alternativas não são mencionadas no texto fornecido. A alternativa A não é mencionada, pois o texto fala em reformar o porto e intensificar a economia, mas não menciona explicitamente a contenção da especulação imobiliária. A alternativa B também não é mencionada, pois o texto não se refere a "latifúndios urbanos" ou a impostos e multas para combater essa situação. A alternativa C não é mencionada, pois o texto não fala sobre lotes vagos em zonas densamente habitadas. A alternativa E também não é mencionada, pois o texto não se refere a uma democratização de ações públicas de investimento em infraestrutura ou transformações em áreas carentes.

756) Sobre a formação do povo brasileiro os principais grupos foram:

  • A) os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

  • B) os povos estadunidenses, imigrantes latinos e asiáticos.

  • C) os povos canadenses e africanos.

  • D) os povos indígenas e imigrantes europeus e asiáticos.

  • E) os povos indígenas e asiáticos.

FAZER COMENTÁRIO
$@$v=undefined-rv1$@$

A alternativa correta é letra A) os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

Essa resposta é correta porque a formação do povo brasileiro foi resultado da miscigenação entre os povos indígenas, que já habitavam o território brasileiro antes da chegada dos europeus, os africanos, trazidos como escravos durante o período colonial, e os imigrantes europeus e asiáticos, que vieram ao Brasil em diferentes períodos da história.

757) Sobre a Acerca do tema das religiosidades africanas e indígenas no Brasil Colônia, marque a opção correta.

  • A) Os rituais africanos e indígenas foram tolerados no Brasil colonial especialmente usados como estratégia de dominação ideológica
  • B) Diferente de outras áreas colonizadas no Continente Americano, nas regiões do Brasil Colônia não foram encontradas tribos indígenas com práticas rituais de canibalismo.
  • C) As crenças africanas e indígenas não foram influenciadas pelos aspectos do catolicismo

  • D) O culto da A vivência e a prática da religiosidade representou importante mecanismo de resistência dos escravos contra a aculturação imposta pelo sistema escravocrata.
  • E) Mesmo com os terríveis efeitos da escravidão os escravos africanos preservaram todas as características de suas religiosidades através da implantação e absorção dos elementos do catolicismo.

FAZER COMENTÁRIO
$@$v=undefined-rv2$@$

A alternativa correta é letra D) O culto da vivência e a prática da religiosidade representou importante mecanismo de resistência dos escravos contra a aculturação imposta pelo sistema escravocrata.

Essa opção é correta porque, durante o período colonial, as religiões africanas e indígenas foram utilizadas como forma de resistência contra a opressão e a aculturação imposta pelos colonizadores. A manutenção das práticas religiosas tradicionais permitiu que os escravos e indígenas preservassem sua identidade cultural e se organizassem contra a dominação.

As outras opções estão erradas porque:

  • A) Os rituais africanos e indígenas não foram tolerados no Brasil colonial, mas sim reprimidos e perseguidos.
  • B) É falso que não foram encontradas tribos indígenas com práticas rituais de canibalismo no Brasil Colônia.
  • C) As crenças africanas e indígenas foram influenciadas pelo catolicismo, que foi imposto pelos colonizadores.
  • E) Os escravos africanos não preservaram todas as características de suas religiosidades, mas sim adaptaram e misturaram elementos do catolicismo com suas práticas tradicionais.

758) Sobre a religiosidade africana e indígena no Brasil colonial, assinale a opção correta.

  • A) Desde que fossem praticados sob a vigilância de feitores ou capitães do mato, os rituais africanos e indígenas foram amplamente tolerados no Brasil colonial.

  • B) No Brasil colonial não existiram tribos com práticas de canibalismo.

  • C) As crenças africanas e indígenas não foram influenciadas pelos aspectos do catolicismo

  • D) O culto da religiosidade consistiu em uma forma de resistência dos escravos ao processo de aculturação imposto pelo sistema escravocrata.

  • E) Os africanos no Brasil preservaram todas as características de sua religiosidade ao implantarem e absorverem símbolos do catolicismo.

FAZER COMENTÁRIO
$@$v=v1.20-rv1$@$

A alternativa correta é letra D) O culto da religiosidade consistiu em uma forma de resistência dos escravos ao processo de aculturação imposto pelo sistema escravocrata.

Essa opção é correta porque a religiosidade africana e indígena no Brasil colonial foi uma forma de resistência dos escravos à imposição do catolicismo e à aculturação forçada pelo sistema escravocrata. Os escravos africanos e indígenas mantiveram suas crenças e práticas religiosas como forma de preservar sua identidade e cultura, e também como uma forma de resistência à opressão.

As outras opções são incorretas porque:

  • A) Os rituais africanos e indígenas não foram amplamente tolerados no Brasil colonial. Pelo contrário, foram perseguidos e reprimidos pelas autoridades coloniais.
  • B) Existiram tribos com práticas de canibalismo no Brasil colonial.
  • C) As crenças africanas e indígenas foram influenciadas pelos aspectos do catolicismo, e houve uma mistura de crenças e práticas religiosas.
  • E) Os africanos no Brasil não preservaram todas as características de sua religiosidade, mas sim adaptaram e misturaram suas crenças com o catolicismo.

759) A História do Brasil colonial apresenta o movimento de entradas, bandeiras e monções como um importante fator para o processo de ocupação das áreas do interior da colônia, uma vez que a ocupação originada da atividade canavieira se limitava, naqueles tempos, aos espaços próximos ao litoral.

  • A) F, F, V, V.
  • B) F, V, V, F.
  • C) V, F, F, V.
  • D) V, V, F, F.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) F, V, V, F.

FALSO. As entradas eram expedições oficiais, financiadas e organizadas pela Coroa Portuguesa, com o objetivo de explorar e colonizar o interior do Brasil. Elas não eram restritas aos rios nordestinos, mas se estendiam por todo o território. As bandeiras, por sua vez, eram expedições privadas, financiadas por particulares, principalmente paulistas, que tinham como objetivo principal a captura de índios para trabalho escravo, a busca por metais preciosos e a expansão das fronteiras da colônia.

 

VERDADEIRO. O sertanismo de contrato foi uma modalidade de bandeirantismo que tinha como objetivo principal a destruição dos quilombos e a captura de seus habitantes, os negros fugitivos. Essas expedições eram contratadas por fazendeiros e senhores de escravos que tinham perdido seus escravos para os quilombos.

 

VERDADEIRO. As monções foram expedições fluviais que partiram principalmente de São Paulo, utilizando o rio Tietê como via de acesso ao interior da colônia. Elas tiveram grande importância na exploração e colonização do interior do Brasil, especialmente na região do atual estado de Mato Grosso.

 

FALSO. As bandeiras, apesar de inicialmente focadas no apresamento de indígenas, também tiveram grande importância na prospecção de metais preciosos, especialmente a partir do século XVII. Muitas das regiões auríferas do Brasil, como Minas Gerais, foram descobertas por bandeirantes. As entradas também tiveram seu papel na prospecção de metais preciosos, mas não foram as únicas responsáveis por essa atividade.

 

Portanto, a sequência correta, de cima para baixo, é a alternativa B) F, V, V, F.

Continua após a publicidade..

760) Atente para os excertos apresentados a seguir.

  • A) não houve uma miscigenação cultural no Brasil, tão forte foi a predominância da cultura europeia e do catolicismo na construção da cultura brasileira.
  • B) o sincretismo religioso é uma marca da cultura brasileira, pois os cultos brasileiros adotaram, desde a colonização, matrizes europeias, africanas e indígenas.
  • C) apesar de diversas etnias indígenas e africanas terem participado da formação cultural brasileira, resta apenas a religiosidade cristã católica europeia em nossa cultura.
  • D) todo o conjunto de crendices e amuletos que ainda hoje são utilizados na crença dos brasileiros é originário só dos cultos afrobrasileiros e foi incorporado à fé cristã.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) o sincretismo religioso é uma marca da cultura brasileira, pois os cultos brasileiros adotaram, desde a colonização, matrizes europeias, africanas e indígenas.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a afirmativa correta.

 

A) Não houve uma miscigenação cultural no Brasil, tão forte foi a predominância da cultura europeia e do catolicismo na construção da cultura brasileira.

INCORRETO. O primeiro excerto menciona que a figa, um amuleto de origem europeia, foi "perfeitamente incorporado aos amuletos afrobrasileiros, evidenciando assim uma mistura de culturas". O segundo excerto reforça essa ideia ao mencionar a "multiplicidade dos estoques culturais presentes desde os primórdios da conquista e ocupação do novo mundo, onde centenas de etnias indígenas e africanas prestavam culto a panteões os mais diversos". Portanto, a alternativa A está incorreta, pois houve miscigenação cultural no Brasil.

 

B) O sincretismo religioso é uma marca da cultura brasileira, pois os cultos brasileiros adotaram, desde a colonização, matrizes europeias, africanas e indígenas.

CORRETO. Os textos mencionam que a cultura brasileira é uma mistura de influências europeias, africanas e indígenas. O primeiro excerto menciona a figa, um amuleto de origem europeia que foi incorporado à cultura afro-brasileira. O segundo excerto menciona a multiplicidade de culturas presentes desde a colonização do Brasil, incluindo "centenas de etnias indígenas e africanas". Portanto, a alternativa B está correta.

 

C) Apesar de diversas etnias indígenas e africanas terem participado da formação cultural brasileira, resta apenas a religiosidade cristã católica europeia em nossa cultura.

INCORRETO. O primeiro excerto menciona a incorporação de um amuleto de origem europeia à cultura afro-brasileira, e o segundo excerto menciona a multiplicidade de culturas presentes desde a colonização do Brasil, incluindo "centenas de etnias indígenas e africanas". Portanto, a alternativa C está incorreta, pois a cultura brasileira não é exclusivamente de origem europeia.

 

D) Todo o conjunto de crendices e amuletos que ainda hoje são utilizados na crença dos brasileiros é originário só dos cultos afrobrasileiros e foi incorporado à fé cristã.

INCORRETO. O primeiro excerto menciona a figa, um amuleto de origem europeia que foi incorporado à cultura afro-brasileira. Portanto, a alternativa D está incorreta, pois nem todas as crendices e amuletos utilizados na crença dos brasileiros são originários só dos cultos afro-brasileiros.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.

1 74 75 76 77 78 135