Para entendermos os processos históricos de construção da cidadania na sociedade brasileira, finalidade explícita da Proposta Curricular do Ensino Fundamental, não podemos deixar de trabalhar com o tema da agromanufatura do açúcar e escravidão. Sobre o ensino desse tema, segundo as recomendações do Centro de Referência Virtual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Para que esse tópico seja bem trabalhado é necessário que os alunos conheçam a política mercantilista vigente em Portugal na época da colonização, de forma específica, e na Europa de maneira geral.
II. Após a abolição não houve uma política de incorporação da população escrava na sociedade. Muitos acabaram regressando para as fazendas para retomar o trabalho por baixos salários. Outros dirigiram-se à cidade onde foram compor a grande parcela da população sem emprego fixo.
III. A relação entre grande propriedade, monocultura e trabalho escravo pode ser entendida como resultado do objetivo metropolitano de garantir lucros com as novas terras conquistadas. A produção em larga escala de apenas um produto garantia maior rentabilidade à coroa.
Estão corretas as afirmativas:
- A) I e III, apenas.
- B) I, II e III.
- C) I e II, apenas.
- D) II e III, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) I, II e III.
Gabarito: ALTERNATIVA B
Para entendermos os processos históricos de construção da cidadania na sociedade brasileira, finalidade explícita da Proposta Curricular do Ensino Fundamental, não podemos deixar de trabalhar com o tema da agromanufatura do açúcar e escravidão. Sobre o ensino desse tema, segundo as recomendações do Centro de Referência Virtual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
- I. Para que esse tópico seja bem trabalhado é necessário que os alunos conheçam a política mercantilista vigente em Portugal na época da colonização, de forma específica, e na Europa de maneira geral.
O mercantilismo era a orientação fundamental da economia política no Antigo Regime, inclusive na experiência portuguesa. Portanto, o estabelecimento do empreendimento colonial na América dialogava diretamente com os preceitos e as práticas mercantilistas, o que incluía o exclusivo de comércio da colônia sob a Metrópole. Portanto, explicar anteriormente as bases da política mercantilista acaba sendo importante para que o aluno consiga raciocinar sobre o processo de colonização do Brasil por Portugal, bem como sobre o funcionamento a agroexportação. E, claro, há de se esclarecer que isso estava longe de ser um privilégio português, mas algo que perpassava parte significativa da Europa, inclusive as potências rivais na corrida colonial sobre a América. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- II. Após a abolição não houve uma política de incorporação da população escrava na sociedade. Muitos acabaram regressando para as fazendas para retomar o trabalho por baixos salários. Outros dirigiram-se à cidade onde foram compor a grande parcela da população sem emprego fixo.
Há pouco espaço para discutir a afirmativa, que é bastante completa. Apesar da longa luta em torno da Abolição, a Lei Áurea (1888) e todo o aparato de desmonte da escravidão não foram secundados por nenhuma forma de incorporação da população escrava à sociedade ou de política compensatória efetiva. Uma vez libertos e igualados perante a lei, os ex-escravos estavam entregues à própria sorte sem que o Estado desenvolvesse medidas protetivas elementares para uma população que não dispunha de qualquer condição anterior de cuidar do próprio destino. Como resultado, foi a adesão humilhante aos antigos postos de trabalho em fazendas por baixos salários ou o subemprego nas cidades brasileiras, começando a compor toda uma população excluída e esquecida nos subúrbios e nos cortiços. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- III. A relação entre grande propriedade, monocultura e trabalho escravo pode ser entendida como resultado do objetivo metropolitano de garantir lucros com as novas terras conquistadas. A produção em larga escala de apenas um produto garantia maior rentabilidade à coroa.
Esta afirmativa está em completa sintonia com a primeira, porque a instalação da plantation (latifúndio, monocultura exportadora e trabalho escravo) atendia diretamente a várias necessidades da visão mercantilista. Monopolizando o comércio sobre a colônia, a Metrópole conseguia, com a plantation, garantir a exportação de víveres para a colônia - já que esta estaria francamente concentrada na monocultura - ao mesmo tempo em que maximizava seus lucros pela intermediação da venda de produtos exóticos coloniais na Europa. A larga escala, portanto, estava em simbiose com os anseios comerciais metropolitanos, ao mesmo tempo em que facilitava a administração colonial, uma vez que toda a riqueza estava concentrada na mão de poucos nobres locais. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Portanto, temos que estão corretas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e III, apenas.
b) I, II e III.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
Deixe um comentário