Pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, a região Amazônica não pertencia a Portugal. Mas desde o início do século XVII, no entanto, passou a ser alvo de incursões portuguesas. As disputas só se encerraram com a assinatura do Tratado de Madri, em 1750, que deu a Portugal a posse definitiva da região (adaptado de IBGE, 2022). Assinale a alternativa correspondente ao país que dominou a região Amazônica nos séculos XVI e XVII, de forma correta.
- A) Rússia
- B) França
- C) Inglaterra
- D) Espanha
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Espanha
Gabarito: Letra D
Espanha
Em 1494, um importante tratado foi assinado entre Portugal e Espanha, organizando os territórios e conquistas futuras no continente americano entre as duas monarquias como consequência das viagens espanholas em direção ao Caribe, que ameaçaram o projeto de navegação português em direção às Índias.
Pelo Tratado de Tordesilhas, traçou-se uma linha vertical imaginária, que passava a 370 léguas a oeste de Cabo Verde. As terras a oeste da linha pertenceriam à Espanha, enquanto as terras a leste seriam de Portugal. Assim, quase toda a Amazônia pertenceria aos espanhóis.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Rússia
A Rússia não era um dos signatários do Tratado de Tordesilhas.
Letra B: França
A França não foi um dos signatários do Tratado de Tordesilhas. Os franceses, inclusive, desafiaram os acordos feitos por portugueses e espanhóis.
Letra C: Inglaterra
A Inglaterra não foi um dos signatários do Tratado de Tordesilhas. Os ingleses, inclusive, desafiaram os acordos feitos por portugueses e espanhóis.
Referências:
VICENTINO, Cláudio e VICENTINO, José Bruno. Teláris história, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Ática, 2018.
Deixe um comentário