Pode-se afirmar que as características geográficas de várias regiões, com especial incidência no sudeste, dificultaram significativamente a penetração portuguesa no sertão, condicionando a forma de ocupação do território brasílico nos séculos XVI e XVII. […]
Além dos condicionamentos de ordem geográfica, fatores de natureza socioeconômica e geopolítica encontram-se na origem da “colonização pontual”, ou seja, a ocupação apenas dos pontos estratégicos da orla costeira.
[Jorge Couto, A gênese do Brasil. Em: Carlos Guilherme Mota (org).
A experiência brasileira. Formação: histórias, 2000]
Em relação aos “fatores de natureza socioeconômica e geopolítica”, é correto considerar
- A) a frágil tradição portuguesa, com negócios mercantis e as restrições presentes no Tratado de Madrid para interiorizar a colonização.
- B) a ausência de uma nobreza representativa em Portugal e os frequentes ataques militares dos ingleses nas costas da América portuguesa.
- C) o desinteresse da elite portuguesa pela agroindústria e a aliança entre tupiniquins e franceses, que impedia o avanço para o interior.
- D) a ausência de capitais em Portugal e as restrições da Coroa portuguesa para a exploração do interior dos seus domínios americanos.
- E) a pequena população em Portugal e a necessidade da produção açucareira se concentrar nas proximidades da faixa marítima.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra E) a pequena população em Portugal e a necessidade da produção açucareira se concentrar nas proximidades da faixa marítima.
Explicação
A questão apresenta como tema a colonização portuguesa no Brasil durante os séculos XVI e XVII. O texto destaca que as características geográficas do sudeste brasileiro dificultaram a penetração portuguesa no sertão, condicionando a forma de ocupação do território.
Além disso, o texto menciona que fatores socioeconômicos e geopolíticos também influenciaram a forma de ocupação do território, levando à "colonização pontual", ou seja, a ocupação apenas dos pontos estratégicos da orla costeira.
Dentre as opções apresentadas, a letra E) é a que melhor se encaixa como um fator socioeconômico que condicionou a forma de ocupação do território. A pequena população em Portugal e a necessidade de concentrar a produção açucareira nas proximidades da faixa marítima são fatores que contribuíram para a colonização pontual.
Deixe um comentário