Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Podemos dividir a história do Brasil colonial em três períodos muito desiguais em termos cronológicos: o primeiro vai da chegada de Cabral à instalação do governo geral, em 1549; o segundo se refere a um longo lapso de tempo entre a instalação do governo geral e as últimas décadas do século XVIII; o terceiro vai dessa época à Independência, em 1822. Sobre os três períodos, assinale a afirmativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) O primeiro período se caracteriza pelo reconhecimento e posse da nova terra e um escasso comércio. Com a criação do governo geral inicia-se a montagem da colonização que irá se consolidar ao longo de mais de dois séculos, com marchas e contramarchas. As últimas décadas do século XVIII são uma referência para indicar um conjunto de transformações na ordem mundial e nas colônias, que dão origem à crise do sistema colonial e aos movimentos pela Independência.

Gabarito: Letra B

 

O primeiro período se caracteriza pelo reconhecimento e posse da nova terra e um escasso comércio. Com a criação do governo geral inicia-se a montagem da colonização que irá se consolidar ao longo de mais de dois séculos, com marchas e contramarchas. As últimas décadas do século XVIII são uma referência para indicar um conjunto de transformações na ordem mundial e nas colônias, que dão origem à crise do sistema colonial e aos movimentos pela Independência.

 

 

De acordo com Boris Fausto, o período colonial situa-se entre os anos de 1500 e 1822. Nesses mais de 800 anos, existem subdivisões construídas a partir da importância de alguns contextos.

 

O período que vai de 1500 a 1549, é caracterizado pelo reconhecimento e posse da nova terra e um escasso comércio feito através de escambo e de alguns monopólios reais.

 

O período seguinte que se inicia com a administração do Brasil sob comando do governo-geral, responsável por tentar organizar a colonização que só se consolida ao longo de mais de dois séculos. Esse período vai até as últimas décadas do século XVIII.

 

O último período se inicia em finais do século XVIII e vai até a Independência em 1822. Os últimos anos do século XVIII são uma referência para indicar um conjunto de transformações na ordem mundial e nas colônias, que dão origem à crise do sistema colonial e aos movimentos de Independência como as Conjurações ou a Revolução em Pernambuco em 1817.

 

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: O primeiro período se caracteriza pelo reconhecimento e posse da nova terra e um farto comércio. Com a criação do governo geral inicia-se a montagem da colonização que irá se consolidar ao longo de mais de dois séculos, com marchas e contramarchas. As últimas décadas do século XVIII são uma referência para indicar um conjunto de transformações na ordem mundial e nas colônias, que dão origem à crise do sistema colonial e aos movimentos pela Independência.

 

O erro nessa alternativa é dizer que durante o período de 1500 a 1549 houve um farto comércio. Na verdade, o comércio era restrito e feito através do escambo, troca de produtos entre colonizadores e indígenas. Além disso, a Coroa Portuguesa estabeleceu o monopólio de alguns artigos da colônia, como, por exemplo, o monopólio do pau-brasil.

 

Letra C: O primeiro período se caracteriza pelo reconhecimento e posse da nova terra e um escasso comércio. Com a criação do governo geral inicia-se a montagem da colonização que irá se debilitar ao longo de mais de dois séculos, com marchas e contramarchas. As últimas décadas do século XVIII são uma referência para indicar um conjunto de transformações na ordem mundial e nas colônias, que dão origem à crise do sistema colonial e aos movimentos pela Independência.

 

O erro nessa alternativa consiste em dizer que no segundo período que vai de 1549 até os anos finais do século XVIII foram marcados pela debilidade da colonização. Nesse período há o avanço colonial com a consolidação da exploração do território brasileiro entre o final do século XVI e o a segunda metade do século XVIII.

 

 

Letra D: O primeiro período se caracteriza pelo reconhecimento e posse da nova terra e um escasso comércio. Com a criação do governo geral inicia-se a montagem da colonização que irá se consolidar ao longo de mais de dois séculos, com marchas e contramarchas. As últimas décadas do século XVIII são uma referência para indicar um conjunto de transformações na ordem mundial e nas colônias, que dão origem à formação do sistema colonial e aos movimentos pela Independência.

 

O erro nessa alternativa está em mencionar que a terceira e última periodização (fins do século XVIII até a Independência) foi marcada pela formação do sistema colonial. Nesse contexto ocorrem movimentos mundiais que contestam o Antigo Regime em solo americano, no caso dos EUA e Haiti, e na Europa, na França. Essas influências chegam ao Brasil que também passa por uma onda de crítica ao sistema colonial com movimentos de conjurações em Minas e na Bahia. O final do século XVIII e o início do século XIX é marcado por um momento de crise do Antigo Regime e do sistema colonial em diversas partes da América.

 

 

Referência:

 

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *