“Por que o Brasil não se fragmentou e manteve a unidade territorial que vinha dos tempos da Colônia? As rebeliões provinciais e as incertezas sobre a forma de organizar o poder central indicam que a unidade do país não estava garantida, ao ser proclamada a independência”.
(Fausto, Bóris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fundação do Desenvolvimento da Educação, 1995, p. 183)
Um dos fatores que contribuíram para a preservação da unidade territorial durante a primeira metade do século XIX foi o fato de que:
- A) a abolição da escravidão permitiu a defesa de um projeto político consensual entre as elites rurais brasileiras;
- B) a fuga de Pedro I para Portugal pôs um fim a um período de incertezas políticas, que agitaram a sociedade brasileira desde a sua independência.
- C) a defesa do ideário republicano contribuiu para unificar as elites rurais em torno de um projeto de poder;
- D) os conflitos diplomáticos com Portugal e o temor de uma invasão militar do país pelos lusitanos nos anos 1830 e 1840 contribuiu para unificar a elites rurais em torno da defesa do país;
- E) a homogeneidade social e cultural da elite política brasileira possibilitou a defesa de um projeto de Estado centralizado e conservador.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra E) a homogeneidade social e cultural da elite política brasileira possibilitou a defesa de um projeto de Estado centralizado e conservador.
Essa resposta é correta porque, durante o período colonial, a elite política brasileira era formada por uma classe social e culturalmente homogênea, que compartilhava valores e interesses comuns. Isso permitiu que eles trabalhassem juntos para defender um projeto de Estado centralizado e conservador, mantendo a unidade territorial do país.
Deixe um comentário