Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Quando os Holandeses passaram à ofensiva na sua Guerra dos Oitenta Anos pela independência contra a Espanha, no fim do século XVI, foi contra as possessões coloniais portuguesas, mais do que contra as espanholas, que os seus ataques mais fortes e mais persistentes se dirigiram. Uma vez que as possessões ibéricas estavam espalhadas por todo o mundo, a luta subsequente foi travada em quatro continentes e em sete mares e esta luta seiscentista merece muito mais ser chamada a Primeira Guerra Mundial do que o holocausto de 1914-1918, a que geralmente se atribui essa honra duvidosa. Como é evidente, as baixas provocadas pelo conflito ibero-holandês foram em muito menor escala, mas a população mundial era muito menor nessa altura e a luta indubitavelmente mundial.

 

Charles Boxer, O império marítimo português, 1415-1825. Lisboa: Edições 70, s.d., p.115.

 

Podem-se citar, como episódios centrais dessa “luta seiscentista”, a

Resposta:

$@$v=undefined-rv1$@$

A resposta correta é a letra B) invasão holandesa de Pernambuco, a fundação de Nova Amsterdã (futura Nova York) pelos holandeses e a perda das Molucas pelos portugueses.

Essa alternativa é a correta porque os holandeses, durante a Guerra dos Oitenta Anos, atacaram possessões coloniais portuguesas em vários continentes. A invasão holandesa de Pernambuco, no Brasil, e a fundação de Nova Amsterdã (futura Nova York), nos EUA, são exemplos de ataques holandeses a possessões portuguesas no Novo Mundo. Além disso, a perda das Molucas, um arquipélago na Indonésia, foi outro exemplo de perda de possessão portuguesa para os holandeses.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *