Quase dez anos depois da inconfidência mineira, ocorreu na Bahia um novo movimento revolucionário que difteria do episódio mineiro por um motivo fundamental: foi promovido por brancos e negros pobres.
(COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral — vol. Unico- 3º ed. 5.P.: Saraiva, 2005. p. 355.)
A Conjuração Baiana estava inspirada pelos princípios
- A) da liberdade, igualdade e fraternidade.
- B) da violência, força e poder.
- C) do anarquismo e comunismo.
- D) do capitalismo e livre concorrência.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) da liberdade, igualdade e fraternidade.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar os princípios que inspiraram a Conjuração Baiana.
A) da liberdade, igualdade e fraternidade.
CORRETO. A Conjuração Baiana, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, tinha como um de seus principais ideais os princípios da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. Este movimento, que ocorreu em 1798, foi marcado por sua composição social diversa, envolvendo tanto brancos quanto negros pobres. Os conjurados buscavam a independência do Brasil, a implantação de uma república democrática, a liberdade de comércio e a igualdade de todos perante a lei, entre outras demandas. Portanto, essa alternativa está correta.
B) da violência, força e poder.
INCORRETO. A Conjuração Baiana, apesar de ser um movimento revolucionário, não tinha como princípios a violência, força e poder. Seu objetivo era promover a independência do Brasil e a instauração de uma república democrática, inspirada pelos ideais da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade. Eles não buscavam o poder pelo poder, mas a transformação da sociedade em uma base mais igualitária e justa. Portanto, essa alternativa está incorreta.
C) do anarquismo e comunismo.
INCORRETO. A Conjuração Baiana ocorreu em 1798, muito antes das teorias anarquistas e comunistas serem formuladas e disseminadas. Portanto, não poderiam ser os princípios que inspiraram esse movimento. Além disso, os ideais da Conjuração Baiana estavam mais alinhados com os princípios da Revolução Francesa, como liberdade, igualdade e fraternidade, do que com as teorias anarquistas ou comunistas. Portanto, essa alternativa está incorreta.
D) do capitalismo e livre concorrência.
INCORRETO. A Conjuração Baiana não tinha como princípios o capitalismo e a livre concorrência. O movimento visava a independência do Brasil e a instauração de uma república democrática, com igualdade de todos perante a lei e liberdade de comércio. No entanto, esses princípios não são sinônimos de capitalismo e livre concorrência, que envolvem a propriedade privada dos meios de produção e a competição no mercado. Portanto, essa alternativa está incorreta.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.
Deixe um comentário