São inúmeros os desafios colocados na trajetória a ser trilhada para que se reduzam as desigualdades regionais no Brasil. Alguns decorrem de nossa própria história. Nosso território, submetido aos diversos ciclos econômicos e diferentes processos de ocupação, guarda marcas culturais, territoriais, sociais e econômicas expressivas. Outros advêm do caráter centralizador, concentrador e setorial que marca as ações públicas brasileiras, mesmo aquelas que deveriam ter uma maior distribuição no território e promover a redução das desigualdades.
Ministério da Integração Social. Construindo um Brasil
de todas as regiões. Brasília, set./2006 (com adaptações).
Considerando a linguagem e as idéias do texto acima e as relações sociais e econômicas do Brasil, julgue o item subseqüente.
A ação dos bandeirantes, entre os séculos XVII e XVIII, coincide com o apogeu econômico da região de São Paulo, ao mesmo tempo em que o fracasso da economia açucareira nordestina já se mostrava irreversível.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra B) Errado
Explicação: A ação dos bandeirantes, entre os séculos XVII e XVIII, não coincide com o apogeu econômico da região de São Paulo. Os bandeirantes atuaram principalmente no século XVII, enquanto o apogeu econômico de São Paulo ocorreu no século XX, com o crescimento da indústria e da agricultura. Além disso, o declínio da economia açucareira nordestina ocorreu no século XVIII, mas não foi irreversível, pois houve tentativas de revitalização da economia açucareira na região.
Deixe um comentário