Se vamos à essência da nossa formação, veremos que na realidade nos constituímos para fornecer açúcar, tabaco, alguns outros gêneros; mais tarde ouro e diamantes; depois, algodão, e em seguida café, para o comércio europeu.
Caio Prado Jr. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Companhia
das Letras, 2011, p. 29.
Sobre o sentido da colonização do Brasil, é correto afirmar:
- A) Permitiu o desenvolvimento de um extenso parque industrial.
- B) Caracterizou-se pela forte presença da mão de obra assalariada.
- C) Esteve voltado, principalmente, para o mercado externo.
- D) Baseou-se na produção de manufaturas têxteis ou alimentares.
- E) Garantiu a expansão da pequena propriedade agrícola.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Esteve voltado, principalmente, para o mercado externo.
Gabarito: ALTERNATIVA C
Caio Prado Jr. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 29.
Sobre o sentido da colonização do Brasil, é correto afirmar:
- a) Permitiu o desenvolvimento de um extenso parque industrial.
O Brasil só começaria um processo de industrialização realmente robusto na primeira metade do século XX; ou seja, mais de um século depois da Independência (1822). Durante o período colonial, havia uma interdição metropolitana contra a instalação de indústrias na América portuguesa. Alternativa errada.
- b) Caracterizou-se pela forte presença da mão de obra assalariada.
A principal forma de trabalho durante o período colonial seria a mão de obra escrava. Lembre-se o estudante que apenas na segunda metade do século XIX a escravidão começaria a ser desmontada no Brasil; e só no final daquele século a mão de obra assalariada passaria a ter uma expressão mais significativa no país. Por fim, observe-se que o principal modelo de produção do período colonial era a plantation, que era baseada no latifúndio monocultor de exportação cultivado por mão de obra escrava. Alternativa errada.
- c) Esteve voltado, principalmente, para o mercado externo.
A alternativa praticamente repete o texto de Caio Prado Jr. citado no enunciado. As principais atividades do período colonial foram inteiramente voltadas para o mercado externo. A articulação da produção na América portuguesa estava baseada no chamado "pacto colonial", no qual a colônia estava presa à metrópole pelo exclusivo de comércio: sua produção doméstica deveria abastecer o mercado português ao mesmo tempo em que o mercado colonial era obrigado a comprar de Portugal. ALTERNATIVA CORRETA.
- d) Baseou-se na produção de manufaturas têxteis ou alimentares.
Como explicado acima, a Coroa portuguesa vedava a instalação de manufaturas na colônia. Os tecidos comercializados na colônia eram adquiridos diretamente de Portugal de forma a manter o exclusivo de comércio. Alternativa errada.
- e) Garantiu a expansão da pequena propriedade agrícola.
Como já explicado, o modelo produtivo do período colonial foi a plantation, que tinha por base o latifúndio. Lembre-se o estudante de que a formação dos latifúndios remonta à primeira metade do século XVI, com as capitanias hereditárias e as sesmarias. Alternativa errada.
Note-se, por fim, que uma adequada interpretação de texto sobre o excerto no início da questão seria suficiente para se localizar a alternativa correta, que, afinal, praticamente o repetia. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
Deixe um comentário