Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Celso Furtado, “do ponto de vista da economia europeia em seu conjunto, o _____________ do Brasil teve um efeito tanto mais positivo quanto o _____________ por ele criado se concentrou no país que melhor aparelhado estava para dele _____________ o máximo de proveito”.

 

(Fonte: FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil.

São Paulo: Cia. Ed. Nacional/Publifolha, 2000, p 87.)

 

Assinale a alternativa com as palavras que completam corretamente os espaços acima.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) ouro – estímulo – tirar

Gabarito: Letra D

 

Questão literal elaborada com base na capítulo “Fluxo e renda” inserido na parte do livro Formação Econômica do Brasil que fala sobre a economia escravista em Minas do século XVIII.

 

Nesse capítulo o autor trabalha as ligações entre manufatura, ouro, colônia, Portugal e Inglaterra. Afirma que a região de Minas oitocentista poderia ter desenvolvido um grande potencial manufatureiro, devido à formação dos núcleos urbanos.

 

Mas esse desenvolvimento manufatureiro não foi possível nessa região devido a vários fatores:

 
  • Dependência das relações comerciais entre Portugal e Inglaterra (Tratado de Methuen)
  • Transferência do ouro brasileiro a Portugal para completar o desequilíbrio gerado na balança comercial portuguesa com os ingleses
  • Ausência de uma política econômica portuguesa no sentido de investir em outra atividade produtiva e assim por consequência não retornou atividade produtiva à sua colônia
  • Incapacidade técnica daqueles que migraram para Minas, que poderiam ter levado todo um conhecimento especializado na fabricação de determinados artigos visando à exportação.
 

Assim, para Celso Furtado quem se beneficiou com o ouro brasileiro foram os ingleses:

 

“do ponto de vista da economia europeia em seu conjunto, o ouro do Brasil teve um efeito tanto mais positivo quanto o estímulo por ele criado se concentrou no país que melhor aparelhado estava para dele tirar o máximo de proveito”.

  

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: açúcar – meio – explorar

 

Como o capítulo em que se encontra esse trecho retirado pela banca fala da economia escravista em Minas do século XVIII, não poderia ser essa alternativa que fala do açúcar. Até porque quem se deu bem com o negócio do açúcar foram os holandeses no século XVII.

 

Letra B: pau brasil – trabalho – apropriar

 

Como o capítulo em que se encontra esse trecho retirado pela banca fala da economia escravista em Minas do século XVIII, não poderia ser essa alternativa que fala do pau-brasil.

 

Letra C: trabalho – êxito – consagrar

 

Como o capítulo em que se encontra esse trecho retirado pela banca fala da economia escravista em Minas do século XVIII, não poderia ser essa alternativa.

 

Referência:

 

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Ed. Nacional. 32ª edição, 2003.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *