Continua após a publicidade..
Segundo MAESTRI, “concentrada na exploração e na proteção das minas de Prata do vice-reinado do Peru, a Coroa espanhola entregou à Companhia de Jesus a tarefa de reunir, em reduções, missões ou povos, as populações nativas de imensas regiões dos territórios sul-americanos que lhes pertenciam, segundo o Tratado de Tordesilhas. As missões jesuíticas espanholas da América Meridional serviriam como uma espécie de escudo contra a expansão lusitana em direção à estratégica foz do rio da Prata e, sobretudo, das cobiçadas minas de prata andinas”. A partir de 1626, os mamelucos paulistas atacaram, saquearam, destruíram e reduziram à escravidão parte da população das reduções jesuíticas. Estes ataques fizeram parte do movimento chamado de:
- A) Caudilhismo.
- B) Bandeirantismo.
- C) Escravismo.
- D) Cabanagem.
Resposta:
$@$v=v1.13-rv1$@$
Resposta
A alternativa correta é letra B) Bandeirantismo.
Explicação
O Bandeirantismo foi um movimento que ocorreu no Brasil colonial, caracterizado por expedições de conquista e exploração do interior do país, lideradas por bandeirantes, que eram geralmente mamelucos paulistas. Essas expedições tinham como objetivo encontrar ouro, prata e outros recursos naturais, além de capturar indígenas para escravizá-los.
No contexto da questão, os ataques dos mamelucos paulistas às reduções jesuíticas, que resultaram na destruição e escravização de parte da população, fazem parte do movimento bandeirante.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário