Sobre a administração pombalina, no Brasil, analise os itens, abaixo, e assinale a alternativa correta:
I – De acordo com as concepções do mercantilismo, Pombal criou duas companhias privilegiadas de comércio – a Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e Maranhão (1755) e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba (1759).
II – O programa econômico de Pombal teve grande êxito, apesar de, em meados do século XVIII, a Colônia entrar em um período de depressão econômica.
III – Pombal tentou coibir o contrabando de ouro e diamantes e tratou de melhorar a arrecadação de tributos. Em Minas Gerais, o imposto de capitação foi substituído pelo antigo quinto do ouro, com a exigência de que deveria render, anualmente, pelo menos cem arrobas do metal.
IV – Uma das medidas da administração pombalina foi a expulsão dos jesuítas de Portugal e seus domínios, com confisco de bens (1759). Essa medida pode ser compreendida, no quadro dos objetivos de centralizar a administração portuguesa e impedir áreas de atuação autônoma por ordens religiosas cujos fins eram diversos dos da Coroa
- A) Apenas I e II estão corretas.
- B) Apenas II, III e IV estão corretas.
- C) Apenas I, III e IV estão corretas.
- D) Apenas III e IV estão corretas.
- E) I, II, III e IV estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Apenas I, III e IV estão corretas.
Vamos analisar cada afirmativa para identificar quais estão corretas:
CORRETO. O Marquês de Pombal, ministro do rei Dom José I de Portugal, implementou uma série de reformas econômicas e administrativas conhecidas como "Reformas Pombalinas". Dentre estas, destaca-se a criação de companhias de comércio monopolistas, que tinham como objetivo controlar o comércio colonial, aumentar a arrecadação de impostos e combater o contrabando. As duas companhias citadas na afirmativa foram criadas exatamente nesse contexto e são exemplos claros da política mercantilista implementada por Pombal.
INCORRETO. Apesar de algumas medidas terem obtido algum sucesso, como a criação das companhias monopolistas, a política econômica de Pombal não conseguiu evitar a crise econômica que se instalou na colônia a partir de meados do século XVIII. Portanto, não se pode afirmar que o programa econômico de Pombal teve "grande êxito".
CORRETO. A política fiscal de Pombal visava aumentar a arrecadação de impostos e combater o contrabando de ouro e diamantes. Para isso, ele implementou uma série de medidas, dentre as quais se destaca a substituição do imposto de capitação pelo antigo quinto do ouro, com a exigência de rendimento mínimo anual.
IV - Uma das medidas da administração pombalina foi a expulsão dos jesuítas de Portugal e seus domínios, com confisco de bens (1759). Essa medida pode ser compreendida, no quadro dos objetivos de centralizar a administração portuguesa e impedir áreas de atuação autônoma por ordens religiosas cujos fins eram diversos dos da Coroa.
CORRETO. A expulsão dos jesuítas de Portugal e de suas colônias foi uma das medidas mais emblemáticas da administração pombalina. Essa medida estava alinhada com os objetivos de Pombal de centralizar a administração portuguesa e eliminar qualquer forma de poder autônomo que pudesse desafiar a autoridade da Coroa.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA C (Apenas I, III e IV estão corretas).
Deixe um comentário