Sobre a colonização do extremo Norte do Brasil, a região do vale amazônico, é correto afirmar que
- A) foi estimulada pela coroa portuguesa, querendo garantir a posse e o acesso ao rio Amazonas.
- B) foi ignorada pelos europeus pelas dificuldades impostas, na topografia e pelo clima da região.
- C) ocorreu muito tardiamente, por volta do século XIX, em função do desconhecimento da região.
- D) os espanhóis ocuparam totalmente a região, já que detinham o conhecimento das rotas fluviais.
- E) foi facilmente ocupada por causa da grande quantidade de caminhos de terra, construídos pelos locais.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) foi estimulada pela coroa portuguesa, querendo garantir a posse e o acesso ao rio Amazonas.
Gabarito: ALTERNATIVA A
Sobre a colonização do extremo Norte do Brasil, a região do vale amazônico, é correto afirmar que
- a) foi estimulada pela coroa portuguesa, querendo garantir a posse e o acesso ao rio Amazonas.
Desde o século XVI, Portugal mostrava uma grande preocupação quanto ao Amazonas, principalmente quanto à sua foz. Sem conhecer a extensão da bacia amazônica, havia um temor de que a penetração estrangeira pela foz do rio poderia implicar em riscos estratégicos para a defesa das capitanias do norte. Por isso, foi estabelecida uma linha defensiva entre os fortes de Macapá e Presépio (Belém) para assegurar o controle sobre a foz do Amazonas. Além disso, a possibilidade de descoberta de riquezas na região deixava a Coroa portuguesa muito interessada sobre a posse e o acesso ao Amazonas. A ocupação efetiva do território pela ação portuguesa seria fundamental para expandir as fronteiras coloniais para muito além dos limites do Tratado de Tordesilhas (1494). Entenda o estudante que, àquela altura, os conhecimentos cartográficos sobre a região eram muito restritos e era muito difícil estabelecer com clareza os limites entre as duas esferas de colonização. Então, efetuar a colonização efetiva do território era a melhor maneira de expandir a fronteira para além dos limites originais dos tratados. ALTERNATIVA CORRETA.
- b) foi ignorada pelos europeus pelas dificuldades impostas, na topografia e pelo clima da região.
Como explicado acima, Portugal teve grande preocupação de controlar a região e de afastar outras potências europeias. Lembre-se ainda o estudante que a França fez importantes incursões na região, estabelecendo a França equinocial em Caiena. Alternativa errada.
- c) ocorreu muito tardiamente, por volta do século XIX, em função do desconhecimento da região.
As primeiras fortificações na foz do Amazonas datam do início do século XVII, mesma época em que grandes expedições de reconhecimento e de colonização se lançaram sobre a região. Alternativa errada.
- d) os espanhóis ocuparam totalmente a região, já que detinham o conhecimento das rotas fluviais.
A colonização efetiva da Amazônia foi iniciada na expedição de Pedro Teixeira, que foi o primeiro a percorrer o rio Amazonas de Belém a Quito, formando diversos povoados ao longo do rio. Teixeira reclamaria em nome de Portugal a posse da margem esquerda do rio do Ouro ainda no século XVII, fato que marcaria a posse portuguesa na região, a qual seria consagrada por tratados no século seguinte. Alternativa errada.
- e) foi facilmente ocupada por causa da grande quantidade de caminhos de terra, construídos pelos locais.
Esta alternativa poderia ser eliminada com um simples exercício de imaginação. A ocupação efetiva da Amazônia é um grande desafio até os dias atuais; imagine, portanto, o que seria essa mesma região no século XVI. Além disso, o eixo de ocupação da região foi o rio Amazonas, em cujas margens foram sendo estabelecidos povoados. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
Deixe um comentário