Sobre a economia do período colonial do Brasil, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
- A) O ciclo do ouro contribuiu para a formação de núcleos urbanos no interior do Brasil e para a transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.
- B) A propriedade agrícola no qual se baseava o sistema colonial tinha duas características básicas: a monocultura e o trabalho escravo.
- C) O pau-brasil foi um dos primeiros produtos explorados no Brasil, sendo obtido pelos europeus numa relação de escambo com os nativos.
- D) O ciclo da cana-de-açúcar foi fundamental para a criação de um mercado econômico interno, realizando a ligação comercial entre o litoral e o interior da colônia.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) O ciclo da cana-de-açúcar foi fundamental para a criação de um mercado econômico interno, realizando a ligação comercial entre o litoral e o interior da colônia.
Gabarito: Letra D
(O ciclo da cana-de-açúcar foi fundamental para a criação de um mercado econômico interno, realizando a ligação comercial entre o litoral e o interior da colônia.)
ATENÇÃO! A questão quer saber qual das alternativas é a incorreta.
O cultivo da cana-de-açúcar e a produção do açúcar e derivados da cana foram fundamentais para o comércio ultramarino português. Isso porque o açúcar era um produto bastante valorizado no mercado europeu em fins do século XVI, seja como ingrediente, medicamento, iguaria, ou apenas “para adoçar” o que fosse: um chá, um pão, uma torta. Em outras regiões de rotas comerciais, os derivados do açúcar eram bastante procurados, a exemplo, a cachaça e as geribitas, fabricadas a partir do melado da cana e usadas como moeda de troca por escravos na África.
Portanto, a produção e a indústria açucareira não tinham por objetivo criar um mercado interno. O açúcar e seus derivados eram produtos que contavam com uma aceitação muito grande no mercado europeu e africano, logo, nos mercados externos.
As demais estão corretas, pois:
Letra A: O ciclo do ouro contribuiu para a formação de núcleos urbanos no interior do Brasil e para a transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.
Alternativa correta, pois uma das consequências da mineração foi a formação de núcleos urbanos no interior do Brasil, próximos ou vizinhos às mineradoras. Além disso, outra consequência foi a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro em 1763 como forma de garantir o controle e organização da mineração, uma vez que o Rio de Janeiro era mais próximo das regiões das Minas do que a antiga capital, Salvador.
Letra B: A propriedade agrícola no qual se baseava o sistema colonial tinha duas características básicas: a monocultura e o trabalho escravo.
Alternativa correta, pois foram duas características da atividade agrícola no Brasil colônia: a propriedade monocultura, voltada para desenvolver apenas um único gênero destinado à exportação (açúcar, algodão, fumo) bem como a utilização da mão de obra escrava como relação de trabalho majoritária.
Letra C: O pau-brasil foi um dos primeiros produtos explorados no Brasil, sendo obtido pelos europeus numa relação de escambo com os nativos.
Alternativa correta, pois a extração do pau-brasil foi uma das primeiras atividades a ser explorada no Brasil, feita através da relação de escambo (troca de produtos e força de trabalho) com os indígenas.
Referências:
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2000.
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Deixe um comentário