Sobre a formação da identidade nacional brasileira, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Possuímos uma língua, um território e um passado comum, coeso e harmônico, formado pela colaboração das três raças – indígena, negro e branco – o que determina nossa identidade nacional.
( ) A criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1838, foi de suma importância na tentativa estatal de refletir sobre temas que estariam relacionados à formação da nação brasileira.
( ) Apesar de ter se configurado gradualmente no período da Independência, em 1822, o processo de constituição da identidade nacional ganhou um impulso maior após a década de 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder.
( ) O grupo de Tiradentes, denominado “Inconfidentes”, teve como principal pauta a luta pela Independência do Brasil em 1789, iniciando, dessa forma, a configuração da identidade nacional brasileira.
- A) V – F – F – V.
- B) V – F – V – V.
- C) F – V – F – V.
- D) F – V – V – F.
- E) V – F – V – F.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) F – V – V – F.
Gabarito: Letra D
A sequência correta é: F – V – V – F.
Vamos analisar as assertivas.
(F) Possuímos uma língua, um território e um passado comum, coeso e harmônico, formado pela colaboração das três raças – indígena, negro e branco – o que determina nossa identidade nacional.
A identidade nacional brasileira não está baseada em um passado comum coeso e harmônico, e nem na colaboração entre indígenas, negros e branco, visto que os brancos europeus buscaram se impor sobre as demais etnias, inclusive escravizando-as, e que os conflitos estiveram sempre presentes na história do Brasil, inclusive com movimentos separatistas durante o período colonial e Imperial.
(V) A criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1838, foi de suma importância na tentativa estatal de refletir sobre temas que estariam relacionados à formação da nação brasileira.
A ideia que esteve por traz da criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) foi a aspiração por uma sociedade que refletisse a nação brasileira e pudesse contar a sua história.
Criado em 1838, durante o chamado Segundo Reinado, período no qual buscou-se montar uma “verdadeira arquitetura da nação” visando a integração e solidificação do Estado Nacional Brasileiro, o IHGB objetivava principalmente promover investigações e produzir relatórios científicos das diversas regiões que compunham o território nacional para compreender a complexidade brasileira e produzir uma identidade cultural, social e política para o país.
(V) Apesar de ter se configurado gradualmente no período da Independência, em 1822, o processo de constituição da identidade nacional ganhou um impulso maior após a década de 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder.
O governo nacionalista de Vargas buscou reforçar a identidade nacional brasileira por meio do reconhecimento e valorização da cultura popular e da legitimação e abertura de espaço dada às práticas desenvolvidas pelas populações negras no território brasileiro, tais como a capoeira e o samba, também buscou elevar o índio como símbolo da identidade nacional, por acreditar que neles se verificava as verdadeiras raízes da brasilidade.
(F) O grupo de Tiradentes, denominado “Inconfidentes”, teve como principal pauta a luta pela Independência do Brasil em 1789, iniciando, dessa forma, a configuração da identidade nacional brasileira.
A Inconfidência ou Conjuração Mineira, de 1789, não teve como principal pauta a luta pela Independência do Brasil, mas sim contra as autoridades portuguesas e contra a cobrança da derrama, imposta pelo governo mesmo com o declínio da exploração de ouro. É somente no período republicano que os governante tentam mudar a imagem do movimento passando a vê-lo como o primeiro a lutar pela independência, mas isso é uma construção posterior e não a perspectiva do movimento.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 1. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 2. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO. Disponível em: https://www.ihgb.org.br/ihgb/objetivos.html Acesso em 27 de jul. de 2022.
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO. Histórico. Disponível em: https://www.ihgb.org.br/ihgb/historico.html Acesso em 27 de jul. de 2022.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário