Sobre a Revolução Pernambucana de 1817, é correto afirmar que
- A) ficou restrita à capitania de Pernambuco que, naquela época, abrangia os atuais estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia.
- B) em função do caráter popular e da grande participação dos setores pobres da sociedade recifense, entre eles soldados, artesãos, ex-escravos e escravos, ficou também conhecida como Revolta dos Alfaiates ou Revolta dos Búzios.
- C) no Ceará a revolução foi trazida pelo Capitão- Mor da Vila do Crato, José Pereira Filgueiras, que lutou contra aqueles que apoiavam a coroa, como José Martiniano de Alencar e sua mãe Bárbara de Alencar.
- D) teve causas variadas, a influência do ideal liberal e iluminista, a crise econômica advinda da seca, do aumento de impostos e da concorrência externa ao açúcar e ao algodão produzidos na região, além da grande presença de portugueses nos cargos públicos.
Resposta:
A resposta correta é a letra D) teve causas variadas, a influência do ideal liberal e iluminista, a crise econômica advinda da seca, do aumento de impostos e da concorrência externa ao açúcar e ao algodão produzidos na região, além da grande presença de portugueses nos cargos públicos.
Essa alternativa é correta porque a Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento que teve como principais motivos a insatisfação com a situação política e econômica da região. A influência do ideal liberal e iluminista, que defendia a liberdade e a igualdade, foi um dos fatores que motivou a revolta. Além disso, a crise econômica causada pela seca, o aumento de impostos e a concorrência externa ao açúcar e ao algodão produzidos na região também contribuíram para o descontentamento da população. Por fim, a grande presença de portugueses nos cargos públicos também foi um fator de descontentamento, pois os brasileiros sentiam que estavam sendo excluídos do poder.
Deixe um comentário