Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre as expedições de exploração conhecidas como bandeiras, que ocorreram durante o Período Colonial da História do Brasil, assinale a alternativa correta:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) As atividades conhecidas como bandeiras tinham por princípio o desbravamento do interior da colônia, com o objetivo de explorar as riquezas da terra, utilizando-se para tanto da força de trabalho e do conhecimento do meio dos povos indígenas, e ainda, a descoberta de minerais valiosos, entre eles, ouro e pedras preciosas

Gabarito: Letra D


Bandeiras foram as expedições organizadas pelos bandeirantes, homens, principalmente paulistas, que entre os séculos XVI e XVII foram responsáveis pelo desbravamento do território brasileiro.


Expandiram o território brasileiro para além das fronteiras determinadas pelo Tratado de Tordesilhas, atuando na captura de escravos fugitivos, no aprisionamento de indígenas e na procura por pedras e metais preciosos no interior do Brasil.
 
Por que as demais estão incorretas?
 
Letra A: A intenção dos bandeirantes não era descobrir novas espécies da flora e fauna da colônia e sim capturar indígenas para usar como mão de obra escrava e buscar riquezas minerais, como o ouro e a prata.

 

Letra B: Muito pelo contrário, usavam a violência na captura de índios e escravos fugitivos.

 

Letra C: Os bandeirantes ou sertanistas eram, em sua maioria, descendentes de portugueses e índias, chamados de mamelucos, e buscavam capturar indígenas e metais preciosos.


Letra E: As bandeiras foram expedições fortemente armadas organizadas por particulares com objetivos de buscar mão de obra indígena, ; localizar e destruir quilombos formados por negros e indígenas fugidos e procurar metais preciosos. As bandeiras tiveram bastante sucesso. Existiam outras expedições chamadas de  “entradas. Essas podem ser consideradas como expedições organizadas pela Coroa Portuguesa a fim de explorar o território colonial na busca por suas potencialidades econômicas.
 
Resposta baseada nas fontes:


AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.


VAINFAS, Ronaldo Vainfas et al. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2010.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *