Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre as relações de poder e religiosas no Brasil colonial é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra B) o catolicismo e as devoções no Brasil colonial se traduziam pela realização de festas, ritos e demais práticas do catolicismo popular, marcado pelo sincretismo religioso, distante da ortodoxia do catolicismo oficial.

Gabarito: ALTERNATIVA B

 

Sobre as relações de poder e religiosas no Brasil colonial é correto afirmar que

  • a)  a ausência do Tribunal do Santo Ofício no Brasil Colônia indica a fragilidade institucional da Igreja Católica na América portuguesa, principalmente a inexistência de ordens religiosas atuando na colônia.

O caminho mais fácil para desmontar essa alternativa seria o candidato se recordar de que as ordens religiosas, em especial a ordem da Companhia de Jesus (ordem dos jesuítas), foram muito atuantes no Brasil durante o período colonial. Foram os jesuítas os principais responsáveis pelo aldeamento e pela catequização de indígenas em vários pontos do território da América portuguesa. Outrossim, o Tribunal do Santo Ofício tinha, sim, emissários operando no Brasil, vigiando principalmente a ocorrência de práticas heréticas na colônia. Alternativa errada.

 
  • b)  o catolicismo e as devoções no Brasil colonial se traduziam pela realização de festas, ritos e demais práticas do catolicismo popular, marcado pelo sincretismo religioso, distante da ortodoxia do catolicismo oficial.

O esforço de difusão da fé católica na América portuguesa passou diretamente pelo sincretismo religioso. Para o trabalho de conversão, os missionários acabavam utilizando analogias e paralelos com a fé cristã, o que deu forma a um catolicismo popular, que confundia tradições e dava origem a novas formas de expressão da religiosidade. As formas ortodoxas do catolicismo oficial eram diluídas na linguagem e no simbolismo populares de modo a dar origem a festas e ritos com elementos oriundos de vários sistemas de crença. Não é possível compreender o desenvolvimento do cristianismo na América portuguesa sem antes aceitar as formas miscigenadas e sincréticas de fé. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • c)  as irmandades católicas como espaços de luta e conflito étnico-religiosos eram somente permitidas aos senhores de escravos e proprietários de terras, sendo interditada a participação de escravos e libertos.

Ora, um dos principais esforços da Igreja Católica na América portuguesa era a expansão dos seus domínios pela conversão dos chamados gentios. Envolver essas populações nas estruturas do catolicismo era parte fundamental do esforço de expansão da fé. Ou seja, não faria sentido uma exclusão sistemática de escravos, indígenas e libertos dessas formas religiosas. Alternativa errada.

 
  • d)  a presença do catolicismo fora tão forte e presente no cotidiano dos colonos que o poder da Igreja Católica na América portuguesa era incontestável, sendo os bispos os agentes políticos mais poderosos, subordinando à sua autoridade todos os demais.

De fato, a posição da Igreja Católica no império português como um todo era muito forte, com capacidade de influência até sobre os escalões mais altos da vida política portuguesa. No entanto, isso não deve ser confundido com ascensão completa do poder religioso sobre o poder secular. A estrutura administrativa portuguesa, apesar de influenciada, não era determinada pelo poder da Igreja. Tanto era assim que, em meados do século XVIII, o Marquês de Pombal expulsaria os jesuítas de todo o império colonial português para esvaziar o seu poder sobre o Estado. Alternativa errada.

   

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *