Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre o processo de colonização do Brasil, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra C) a colônia, produtora de matérias-primas, de gêneros tropicais e consumidora de manufaturados metropolitanos, estava submetida ao monopólio comercial da metrópole.

 

GabaritoLetra C

 

No início do século XVI, cerca de 65% da renda do Estado português provinha do comércio ultramarino. O rei de Portugal transformou-se num verdadeiro empresário, premiando nobres e mercadores portugueses com a concessão de monopólios de rotas comerciais e de terras.

 

O pau Brasil foi a primeira grande riqueza explorada pelos português em terras brasileiras até a introdução da economia açucareira, na década de 1530, quando foi organizada a colonização visando preservar essa rede comercial dos portugueses.

 

A presença de pau-brasil era abundante no litoral, na faixa que vai do estado de Pernambuco até Angra dos Reis (no Estado do Rio de Janeiro). Antes da conquista da América, os europeus compravam pau-brasil do Oriente, mas a partir do século XVI tornou-se mais lucrativo extraí-lo em terras americanas.

 

Ao ser informado sobre a existência de pau-brasil nestas terras, o rei de Portugal não demorou a declarar sua exploração monopólio da Coroa portuguesa, não podendo ninguém retirá-lo das matas brasileiras sem a prévia permissão do governo português e pagamento do tributo correspondente.

 

Com a colonização, a partir de 1530, e o início de uma economia baseada no plantio de açúcar, esse monopólio comercial continuou a existir também para outras riquezas, como o próprio açúcar. A partir do Pacto Colonial estabelecido, a Colônia devia comercializar com a própria metrópole.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Para os portugueses, no início do século XVI, o Brasil era mais importante por seu valor estratégico do que econômico. Entre 1500 e 1530, além de enviarem algumas expedições de reconhecimento do litoral, os portugueses estabeleceram algumas feitorias, também no litoral, onde adquiriam pau-brasil dos indígenas em troca de mercadorias como espelhos, facas, tesouras e agulhas. Com a Colonização, a partir da década de 1530, e o início de uma economia baseada no plantio de açúcar é que se iniciou um tráfico interno de escravos indígenas para atender aos engenhos brasileiros e não para serem enviados à metrópole. Também não havia pequenas manufaturas no Brasil nessa época.

 

Letra B: Como vimos, não havia a possibilidade da colônia comercializar livremente com as nações europeias. Havia um pacto colonial onde os produtos da colônia só podiam ser comercializados com a própria metrópole e os colonos não tiveram durante o período colonial plena autonomia para escravizar os indígenas já que, sob influência dos jesuítas, algumas leis foram estabelecidas para protegê-los, mesmo que muitas vezes não fossem respeitadas pelos colonos.

 

Letra D: O pacto colonial estabelecia o monopólio comercial para a metrópole, assim era a metrópole, e não a colônia, que se beneficiava das matérias primas e produtos produzidos pelas colônias. Assim, as relações econômicas eram desiguais e não igualitárias e geravam uma relação de dependência.

 

Letra E: Com o “exclusivo metropolitano” ou “pacto colonial” incentivava-se uma relação de dependência entre colônia e metrópole, na qual a metrópole se beneficiava do que era produzido pela colônia. Não havia liberdade política nem religiosa, já que vigorava nesse período as monarquias absolutistas e o catolicismo era a religião oficial da metrópole que procurava arregimentar novos fiéis no território colonial. Além disso, durante todo o período colonial vigorou o trabalho escravo.

 

Resposta baseada nas fontes:

 

AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *