Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre o processo de colonização na América no contexto das transformações europeias, a partir dos séculos XV e XVI, é correto afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A colonização da América nos séculos XVI e XVII estava ligada à expansão marítima e comercial, à política mercantilista e ao fortalecimento das monarquias absolutistas.

Gabarito: Letra C

 

A colonização da América nos séculos XVI e XVII estava ligada à expansão marítima e comercial, à política mercantilista e ao fortalecimento das monarquias absolutistas.
 

O processo de colonização tem sua origem no fortalecimento das monarquias absolutistas, que possibilitou a centralização de poder necessária para o desenvolvimento das navegações, permitindo a expansão marítima e a conquista de novos territórios, e o estabelecimento de uma política mercantilista, ou seja, de um conjunto de práticas econômicas que vigorou nas monarquias absolutistas a partir de meados do século XV e que tinham o objetivo de fortalecer o Estado através de um sistema de monopólio que permitisse a acumulação de riquezas.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: A grande quantidade de mercadorias trazidas do oriente para a Europa e a consequente baixa dos preços, na Baixa Idade Média, fez com que o comércio ultramarino se tornasse um empreendimento promissor.
 

O comércio das especiarias do Oriente foi visto como promissor pelos portugueses no período final da Baixa Idade Média pelo monopólio que os comerciantes genoveses e venezianos detinham sobre ele. Devido a esse monopólio, os produtos orientais revendidos na Europa ocidental possuíam preços altíssimos. Intencionando participar desse comércio, os comerciantes portugueses buscaram romper com o monopólio dos genoveses e venezianos através do estabelecimento de um contato direto com o Oriente por meio das navegações pelo Atlântico. Logo, na Baixa Idade Média, a quantidade de mercadorias do Oriente era limitada, pelo monopólio de genoveses e venezianos, e os preços eram altíssimos.

 

Letra B: A partir do século XVI, a nobreza mercantil passou a deter o comércio das especiarias do Oriente, enquanto a burguesia detinha o comércio dos produtos tropicais da América.
 

O comércio de especiarias do Oriente envolvia majoritariamente a burguesia, enquanto que a colonização da América, a partir do século XVI, foi iniciada a partir das capitanias hereditárias concedidas, geralmente, a cavaleiros da pequena nobreza que haviam se destacado na expansão para a África e para a Índia.

 

Letra D: Os sistemas coloniais das metrópoles europeias tiveram o mesmo objetivo: logo após a chegada às terras do Oriente e do Ocidente, garantir a imediata ocupação e colonização para uma exploração de forma intensiva.
 

Os sistemas coloniais das metrópoles europeias não tiveram o mesmo objetivo, e nem todas as metrópoles objetivaram garantir a imediata ocupação e colonização. Portugal, por exemplo, só começaria a empreender a colonização a partir de 1530, quando a primeira expedição colonizadora partiu de Portugal.

 

Letra E: Logo após à chegada às terras da América, as metrópoles europeias desenvolveram políticas de colonização que possibilitassem desde cedo a formação de uma elite local fortalecida política e economicamente.

 

As metrópoles europeias não desenvolveram políticas de colonização que possibilitassem desde cedo a formação de uma elite local fortalecida política e economicamente. Até porque os objetivos da colonização foram diferentes em cada uma das colônias.

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 1. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 2. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *