Continua após a publicidade..
Sobre o tratamento dispensado aos índios no período colonial, pode-se afirmar que
- A) os colonos de várias regiões do Brasil e os representantes das ordens religiosas, especialmente os jesuítas, entraram em conflitos, pois defendiam formas diversas nas relações com as sociedades indígenas.
- B) as ordens religiosas de origem portuguesa e os grandes proprietários rurais defendiam a escravização indiscriminada dos povos indígenas, mesmo para aqueles que fossem catequizados.
- C) com o início do tráfico negreiro para o Brasil em fins do século XVI, uma ampla legislação do Estado português de proteção aos índios passou a vigorar, cessando de imediato a escravidão indígena.
- D) para a Igreja Católica e para os senhores de escravo, árduos defensores do sentido religioso da colonização do Brasil, a escravização indígena deveria ser um instrumento de conversão religiosa.
- E) a experiência de escravização dos povos indígenas no Brasil foi efetiva em poucas regiões do nordeste, em atividades de menor importância econômica, e apenas nas primeiras décadas da presença lusa.
Resposta:
$@$v=v1.10-rv2$@$python
# Language identifier: python
A alternativa correta é letra A):
os colonos de várias regiões do Brasil e os representantes das ordens religiosas, especialmente os jesuítas, entraram em conflitos, pois defendiam formas diversas nas relações com as sociedades indígenas.
Essa afirmação está correta porque, durante o Período Colonial, houve conflitos entre os colonos e as ordens religiosas devido a diferenõas nos tratamentos dispensados aos povos indígenas. Os jesuítas, por exemplo, eram conhecidos por defenderem os direitos dos indígenas e buscarem sua catequização pacífica, o que gerava tensão com os colonos, que frequentemente os viam como obstáculos ao seu domínio sobre as terras e os trabalhadores indígenas.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário