Texto associado
“De fato, a história é testemunha de que várias tragédias ocasionadas pelos colonizadores aconteceram na vida dos povos originários dessas terras: escravidão, guerras, doenças, massacres, genocídios, etnocídios e outros males que, por pouco, não eliminaram por completo os seus habitantes. Não que esses povos não conhecessem guerra, doença e outrosmales. A diferença é que, nos anos da colonização portuguesa, eles faziam parte de um projeto ambicioso de dominação cultural, econômica, política e militar do mundo, ou seja, um projeto político dos europeus, que os povos indígenas não conheciam e não podiam adivinhar qual fosse. Eles não eram capazes de entender a lógica das disputas territoriais como parte de um projeto político civilizatório, de caráter mundial e centralizador, uma vez que só conheciam as experiências dos conflitos territoriais intertribais e interlocais.”
(LUCIANO, Gersem dos Santos. 2006. P. 17.)
Considerando o exposto, é INCORRETO afirmar que:
- A) As culturas dos povos indígenas sofreram profundas modificações, uma vez que, dentro das etnias, se operaram importantes processos de mudança sociocultural.
- B) Adaptados culturalmente ao meio em que habitavam, contavam com pouca experiência prévia de relações interétnicas; por isso, houve impactos na vida cultural após o contato.
- C) O enfraquecimento sobremaneira das matrizes cosmológicas e míticas, em torno das quais girava toda a dinâmica da vida tradicional, foi responsável pela adesão total de outras crenças.
- D) Resistiram a toda essa história de opressão e repressão. Viver a memória dos ancestrais significa projetar o futuro a partir das riquezas, dos valores, dos conhecimentos e das experiências do passado.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) O enfraquecimento sobremaneira das matrizes cosmológicas e míticas, em torno das quais girava toda a dinâmica da vida tradicional, foi responsável pela adesão total de outras crenças.
Gabarito: Letra C
O enfraquecimento sobremaneira das matrizes cosmológicas e míticas, em torno das quais girava toda a dinâmica da vida tradicional, foi responsável pela adesão total de outras crenças.
A questão quer saber qual das alternativas é a incorreta.
O contato entre europeus e indígenas provocou um choque de cosmologias, mitologias e explicações sobre o mundo para os grupos indígenas. Esse choque fez com que as matrizes cosmológicas e míticas, em torno das quais girava a vida dessas populações fosse enfraquecida, mas não eliminada.
Portanto, o erro da questão consiste em dizer que houve adesão total das crenças dos europeus por parte dos indígenas, o que não é verdade. Esse processo do contato entre povos diferentes muitas das vezes provocou resistências, trocas, ressignificações e rejeições de ambos os lados.
Encontrando a incorreta, vamos comentar as demais alternativas consideradas corretas.
Letra A: As culturas dos povos indígenas sofreram profundas modificações, uma vez que, dentro das etnias, se operaram importantes processos de mudança sociocultural.
O contato entre europeus e indígenas fez com que as culturas desses sofressem profundas modificações. Cada etnia operou processos de mudança sociocultural necessitando escolher entre a rejeição, assimilação ou ressignificação da cultura europeia.
Letra B: Adaptados culturalmente ao meio em que habitavam, contavam com pouca experiência prévia de relações interétnicas; por isso, houve impactos na vida cultural após o contato.
No início do contato, apesar de serem uma maioria local adaptada culturalmente ao meio em que habitavam, os indígenas não contavam com uma experiência prévia de intensas relações interétnicas e com os impactos provocados pela violência dos agentes de colonização, que foram por demais severos.
Letra D: Resistiram a toda essa história de opressão e repressão. Viver a memória dos ancestrais significa projetar o futuro a partir das riquezas, dos valores, dos conhecimentos e das experiências do passado.
Não podemos negar que a colonização portuguesa produziu resistências, tanto por parte dos africanos que para cá foram trazidos, quanto dos indígenas. Esse grupo resistiu às opressões e repressões dos europeus e ainda hoje continuam resistindo a políticas que pretendem exclui-los como sujeitos de direitos. Uma das formas de serem agentes da história consiste em trazer a memória dos ancestrais para que se possa projetar um futuro onde sejam preservadas suas tradições, riquezas, valores, conhecimentos e experiências do passado.
Referência:
LUCIANO, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. LACED/Museu Nacional, 2006
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