Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

  Texto associado

Leia o texto para responder a questão.

Esta costa do Brasil está pera a parte do occidente, corre-se Norte e Sul . Da primeira povoação até derradeira ha trezentas e cinco legoas. São oito Capitanias, todas têm portos mui seguros onde podem entrar quaesquer naos por grandes que sejão. Não ha pela terra de povoações de portuguezes por causa dos indios que não no consentem e tambem pelo socorro e tratos do Reino lhes he necessario estarem junto ao mar pera terem comunicação de mercadorias. E por este peito vivem todos junto da Costa.

GÂNDAVO, Pero de Magalhães. Tratado da Terra do Brasil; História da Província Santa Cruz. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980.

O texto de Pero de Magalhães Gandavo (1540- 1580) descreve o Brasil nas primeiras décadas após a sua descoberta e nos fornece algumas informações sobre a sua ocupação.

Assinale a alternativa correta de acordo com o texto

Resposta:

A alternativa correta é letra A) A terra descoberta reunia condições propícias para o comércio com a Metrópole, notadamente pela existência de bons portos.

Gabarito: Letra A

 

A terra descoberta reunia condições propícias para o comércio com a Metrópole, notadamente pela existência de bons portos.

 

Antes de comentarmos essa questão, fui procurar uma referência do livro de Gandavo mais atualizada. Recorro à versão feita pelo Senado Federal, publicada em 2008. Inclusive transcrevo a versão elaborada pela casa legislativa do mesmo trecho trazido pela banca, o que facilita bastante a resposta.

 

"Esta costa do Brasil está pera a parte do ocidente, corre-se de norte e sul. Da primeira povoação até derradeira há trezentas e cinqüenta léguas. São oito capitanias, todas têm portos muito seguros onde podem entrar quaisquer naus por grandes que sejam. Não há pela terra dentro povoações de portugueses por causa dos índios que não no consentem, e também pelo socorro e tratos do reino lhes é necessário estarem junto ao mar por terem comunicação de mercadorias. E por este respeito vivem todos junto da costa"

 

 

Podemos notar no escrito de Pero de Magalhães Gandavo que o autor informa aos seus leitores a existência de bons portos no litoral do território brasileiro. Na verdade, quando se fala de portos não é literalmente um porto construído, mas uma entrada de terra que permitisse o atracamento de navios.

 

A banca fez um trabalho de extrapolar o texto ao afirmar que tendo bons portos haveria a possibilidade de realizar comércio com Portugal devido aos diversos pontos de ancoragem.

 

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B: O litoral do Brasil era habitado unicamente pelos índios que ofereciam feroz resistência à ocupação.

 

O autor do texto não informa que o litoral era habitado unicamente pelos índios. Usando a versão mais recente do livro de Gandavo, publicada pelo Senado, notamos que a banca omitiu a informação de que no interior havia resistência indígena e, portanto, os portugueses não conseguiriam avançar com a colonização. Vejamos o trecho: "Não há pela terra dentro povoações de portugueses por causa dos índios que não no consentem".

 

 

Letra C: As numerosas povoações, principalmente as do interior, tinham abundantes riquezas ainda não exploradas.

 

O autor do texto não informa sobre as povoações e se eram numerosas. Conforma dito na alternativa anterior, nas partes internas do Brasil havia resistência indígena que impedia o avanço da colonização.

 

 

Letra D: As povoações do Brasil, por serem autossuficientes, prescindiam de qualquer ajuda da Metrópole.

 

O autor não afirma que as povoações do Brasil eram autossuficientes. A interpretação que se faz do trecho é a de que Gandavo mostra que o território português na América poderia receber auxílio de Portugal, principalmente na comunicação.

 

 

Letra E: Não obstante a sua importância, a terra descoberta estava politicamente desorganizada, não reunindo condições para que fosse ocupada demográfica e economicamente.

 

O autor não menciona que a terra estava desorganizada. Além disso, trazendo informações externas ao texto, Gandavo foi contemporâneo dos primeiros governos-gerais estabelecidos no Brasil, o que denota que a metrópole portuguesa estava organizando administrativa e politicamente o seu território na América.

 

 

Referência:

 

Gandavo, Pero de Magalhães. Tratado da Terra do Brasil : história da província Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2008.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *