Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

  Texto associado

A guerra, o cativeiro e o sacrifício dos prisioneiros estavam na base das relações entre as aldeias tupi do Brasil pré-colonial. A dinâmica das relações (de conflitos ou de alianças) entre as unidades locais forneceu a chave do êxito – ou fracasso – dos europeus, na sua busca por controle sobre a população nativa.

(Adaptado de John Monteiro, Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, p. 28.)

Segundo o autor do texto,

Resposta:

A alternativa correta é letra D) o sucesso dos portugueses na colonização dependia da sua compreensão das afinidades e rivalidades entre os diferentes povos nativos.

Gabarito: Letra D

 

o sucesso dos portugueses na colonização dependia da sua compreensão das afinidades e rivalidades entre os diferentes povos nativos.

 

A questão poderia ser resolvida com base na interpretação do trecho. E o que o texto nos informa?

 

ohn Manuel Monteiro afirma no texto é que o fracasso ou sucesso dos europeus na ocupação e conquista do território dependia da sua compreensão sobre as relações indígenas. Se os colonos entendessem como ocorriam as dinâmicas de alianças e conflitos entre os diferentes povos poderiam explorar isso para depois submeter a população indígena ao seu domínio.

 

Um bom exemplo ocorreu no México, quando Hernan Cortez utilizou-de de guerreiros de populações indígenas que eram dominadas pelo Império Asteca. Ou seja, Cortez soube tirar proveito da rivalidade existente no território asteca para derrotar o imperador.

   

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: a principal dificuldade dos colonizadores na tentativa de governar os povos indígenas era combater a prática de antropofagia.

 

A antropofagia não era uma dificuldade para governar os povos indígenas. Resistências, fugas, desconhecimento do território, alto índice de mortalidade em função do contato seriam dificuldades enfrentadas pelos colonizadores ao tentarem governar os povos indígenas.

 

Letra B: os colonizadores obrigavam os povos indígenas a guerrearem entre si para, com isso, conseguir dominar as populações.

 

Os colonizadores não obrigavam os povos indígenas a guerrearem. A guerra já era uma dinâmica das sociedades indígenas. O que ocorreu foi uma modificação do caráter da guerra, que deixou de ser vista como um ritual para ser usada como instrumento de obtenção de cativos para os empreendimentos coloniais.

 

Letra C: os grupos indígenas em combate, caso vencessem as batalhas, prendiam os colonizadores e os submetiam à escravidão.

 

O trecho não aborda essa afirmação. Além do mais, era bastante comum que quando os colonizadores eram presos pelos indígenas seriam utilizados nos rituais sagrados das populações e não na escravidão.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *