Texto associado
Brasileiros do norte! Quando os vossos irmãos do sul aclamaram esse europeu por seu imperador, foi com a cláusula expressa de imperar sobre um povo livre, de quem ele se intitulou seu perpétuo defensor. Se os do sul aceitam da tua mão o vil projeto de constituição, que deveriam considerar um novo insulto, depois da dissolução do congresso. Se finalmente querem ser teus escravos engana-te, sultão, pois no sul ficará circunscrito o teu império. Entretanto, vós, ó brasileiros do norte, habitantes do Equador […] defendei vossa honra, gritando impávidos resolutamente: Não queremos um imperador criminoso, sem fé nem palavra. Viva a Confederação do Equador! Viva a constituição que nos deve reger!
(Ulisses C. Brandão, 1978. p. 37.)
No contexto da famosa Confederação do Equador, a dissolução da Assembleia e a outorga da Carta Constitucional reacenderam sentimentos presentes no nordeste, principalmente em Pernambuco, desde a Revolução de 1817, a saber:
- A) Xenofobia; civismo; e, nepotismo.
- B) Abolicionismo; parlamentarismo; e, militarismo.
- C) Antilusitanismo; federalismo; e, republicanismo.
- D) Anticoronelismo; pacifismo; e, pluralismo político.
- E) Patriotismo; pan-americanismo; e, anticolonialismo.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Antilusitanismo; federalismo; e, republicanismo.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar os sentimentos presentes no nordeste, principalmente em Pernambuco, desde a Revolução de 1817, que foram reacendidos no contexto da famosa Confederação do Equador com a dissolução da Assembleia e a outorga da Carta Constitucional.
A) Xenofobia; civismo; e, nepotismo.
INCORRETO. A xenofobia, que é o ódio ou repulsa a estrangeiros, não se encaixa no contexto da Confederação do Equador, que foi um movimento separatista que ocorreu em 1824, no Nordeste do Brasil, durante o Primeiro Reinado. O civismo, que é o amor e dedicação à pátria, pode ser identificado no movimento, mas o nepotismo, que é a prática de favorecer parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos, não se aplica ao contexto histórico em questão.
B) Abolicionismo; parlamentarismo; e, militarismo.
INCORRETO. O abolicionismo, que é o movimento que buscava o fim da escravatura, não estava presente na Confederação do Equador, que se caracterizou mais como um movimento de caráter separatista e republicano. O parlamentarismo, que é um sistema de governo no qual o poder legislativo (parlamento) oferece a sustentação política (apoio direto ou indireto) para o poder executivo, também não se aplica ao contexto da Confederação do Equador. O militarismo, que é a influência excessiva do setor militar de um país nos assuntos políticos ou sociais, também não é uma característica do movimento.
C) Antilusitanismo; federalismo; e, republicanismo.
CORRETO. O antilusitanismo, que é a aversão aos portugueses, está presente no contexto da Confederação do Equador, que foi uma reação contra a política centralizadora do governo de D. Pedro I. O federalismo, que é um sistema político em que os estados têm autonomia política, também se aplica ao movimento, que buscava a autonomia dos estados nordestinos. O republicanismo, que é um sistema político que defende que a chefia do Estado deve ser exercida por um presidente escolhido pelo povo, também se aplica ao contexto da Confederação do Equador.
D) Anticoronelismo; pacifismo; e, pluralismo político.
INCORRETO. O anticoronelismo, que é a oposição ao poder dos coronéis, não se aplica ao contexto da Confederação do Equador. O pacifismo, que é a doutrina que busca a paz entre as nações, também não se aplica ao movimento, que foi marcado por conflitos e rebeliões. O pluralismo político, que é a diversidade de ideias políticas, pode ser identificado no movimento, mas não é uma característica predominante.
E) Patriotismo; pan-americanismo; e, anticolonialismo.
INCORRETO. O patriotismo, que é o amor à pátria, pode ser identificado no movimento, mas o pan-americanismo, que é a ideia de união entre as nações americanas, não se aplica ao contexto da Confederação do Equador. O anticolonialismo, que é a oposição ao colonialismo, também não se aplica ao movimento, que ocorreu após a independência do Brasil.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA C.
Deixe um comentário