Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

  Texto associado

“Os europeus definiam-se a si mesmos, antes de mais nada, como cristãos e foi nessa qualidade que chegaram à América. Por isso, a ocupação da América foi concebida pelos ibéricos como um dever ou uma missão religiosa, cujo objetivo último era a cristianização dos índios e a salvação de sua alma. Era isso que dizia o rei e era essa a ocupação dos jesuítas.”

KOSHIBA, Luiz. História origens, estruturas e processos. SP: Atual, 2000, p. 225

Apesar do propósito explicitado no texto acima, a História tem mostrado que os objetivos dos colonizadores europeus na América e, conseqüentemente, na Amazônia, eram, fundamentalmente, econômicos, já que o nativo era visto pelos povoadores, principalmente como:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) mão-de-obra compulsória, essencial para a manutenção de um vasto império colonial.

Gabarito: ALTERNATIVA D

   

Note bem o estudante que o enunciado pede que se concentre no aspecto econômico do interesse dos colonizadores sobre os povos originários. Portanto, deve-se assinalar uma alternativa que trate da economia dessas relações. Observemos as alternativas propostas:

 
  • a)  alguém que deveria ser convertido para o cristianismo, o que, sem sombra de dúvida, salvaria sua alma.

Ora, a alternativa trata do aspecto religioso do processo colonial português no contato com os nativos, e não do aspecto econômico. Portanto, não tem qualquer relação com o tema do enunciado. Alternativa errada.

 
  • b)  um excelente intermediário na conquista do território, já que conhecia a topografia da região.

Ainda que houvesse, sim, interpenetrações entre a aquisição de conhecimento sobre o território e o contato dos portugueses com os indígenas, não se pode identificar aí um interesse econômico precípuo. Essa relação estava mais próxima das questões estratégicas do que propriamente do esforço econômico. Alternativa errada.

 
  • c)  um desafio e uma oportunidade de mostrar o poder militar europeu, devido ao caráter arredio do indígena nos primeiros contatos com o colonizador.

Novamente, fica patente o descolamento em relação à pauta econômica, uma vez que a alternativa é muito clara quanto a se concentrar sobre o aspecto militar. Alternativa errada.

 
  • d)  mão-de-obra compulsória, essencial para a manutenção de um vasto império colonial.

O modelo de colonização do século XVI era profundamente marcado pelo uso intensivo de mão de obra escrava para a viabilização de suas iniciativas produtivas. Há de compreender o estudante que o modelo produtivo da plantation era inteiramente voltado à exportação de produtos primários; ou seja, não havia qualquer interesse na formação de um mercado consumidor doméstico: toda a produção era voltada para a Europa e todos os produtos eram adquiridos junto à metrópole. Consequentemente, o trabalho assalariado era entendido apenas como um custo de produção sem proveito algum para o circuito produtivo, uma vez que encareceria a produção agrícola, diminuindo sua competitividade e as margens de lucro. Logo, o trabalho escravo era entendido como essencial para o desenvolvimento dessa economia e os povos originários eram alvos preferenciais para esse tipo de apresamento, principalmente no século XVI. As atividades na Amazônia, portanto, envolviam, para os povos originários, a ameaça do apresamento para escravidão. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • e)  moeda de troca na obtenção de produtos manufaturados europeus.

A escravização estava restrita ao espaço colonial, não tendo esse tipo de troca com os mercados europeus. Além disso, o exclusivo de comércio impunha que a metrópole era o único mercado acessível à colônia, sendo o único fornecedor de produtos manufaturados para o império colonial. E interessava aos mercados metropolitanos o controle sobre a produção colonial, e não a importação de cativos. Alternativa errada.

   

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *