Texto associado
Diversas regiões do atual estado de Minas Gerais, onde não foram encontrados metais preciosos em quantidade significativa, acabaram sendo ocupadas de forma mais lenta ao longo dos séculos XVIII e XIX. Esse é o caso da Zona da Mata, que correspondia à porção sudeste da capitania, coberta por uma densa vegetação de Mata Atlântica então existente.
SOARES, J. M. Cartografia e ocupação do território: a Zona da Mata mineira no século XVIII e início do século XIX. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).
O texto indica que a velocidade de ocupação do atual estado de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX foi determinada por qual aspecto natural?
- A) Padrão climático.
- B) Recursos minerais.
- C) Redes hidrográficas.
- D) Diversidade biológica.
- E) Composição pedológica.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Recursos minerais.
A resposta correta é a letra B:
B) Recursos minerais.
CORRETO. O texto afirma que as regiões onde não foram encontrados metais preciosos em quantidade significativa foram ocupadas de forma mais lenta. Isso sugere que a presença (ou ausência) de recursos minerais foi um fator determinante na velocidade de ocupação. Alternativa correta.
As outras alternativas são incorretas porque o texto não indica que o padrão climático, as redes hidrográficas, a diversidade biológica ou a composição pedológica foram fatores determinantes na velocidade de ocupação da região.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.
Deixe um comentário