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TEXTO I

 

Imagem de São Benedito. Disponível em: http://acervo.bndigital.bn.br. Acesso em: 6 jan. 2016 (adaptado).

 

TEXTO II

 

Os santos tornaram-se grandes aliados da Igreja para atrair novos devotos, pois eram obedientes a Deus e ao poder clerical. Contando e estimulando o conhecimento sobre a vida dos santos, a Igreja transmitia aos fiéis os ensinamentos que julgava corretos e que deviam ser imitados por escravos que, em geral, traziam outras crenças de suas terras de origem, muito diferentes das que preconizava a fé católica.

 

OLIVEIRA, A. J. Negra devoção .Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 20, maio 2007.

 

Posteriormente ressignificados no interior de certas irmandades e no contato com outra matriz religiosa, o ícone e a prática mencionada no texto estiveram desde o século XVII relacionados a um esforço da Igreja Católica para

Resposta:

A alternativa correta é letra B) cristianizar a população afro-brasileira.

Gabarito: Letra B (cristianizar a população afro-brasileira)
 
Segundo o autor, desde o século XVII, a Igreja Católica procurou se esforçar na estratégia de tornar cristãos os escravizados e seus descendentes e assim discipliná-los para encarar a escravidão. O reforço do incentivo às devoções foi um elemento fundamental da política oficial de evangelização.
 
Com a entrada cada vez mais constante de escravizados no Brasil, a Igreja auxiliou no controle da escravidão, apresentando aos negros modelos de santidade que exemplificassem o cultivo das virtudes cristãs e obediência ao poder.  Assim, os clérigos contavam as histórias dos santos negros: São Benedito, Santo Antônio do Categeró, São Elesbão e Santa Efigênia.
 
A proposta da Igreja consistia também em esvaziar o que sobrou dos cultos africanos que foram ressignificados no Brasil.
 
Por que as demais estão incorretas?
 
Letra A: reduzir o poder das confrarias.
 

A Igreja não procurava reduzir o poder das confrarias ou irmandades, pois eram nessas instituições que se reproduziam as devoções aos santos negros. As confrarias eram instituições leigas devocionais e assistenciais criadas para cultuar esses santos e divulgar as suas histórias.
 
Letra C: espoliar recursos materiais dos cativos.
 

Não pretendiam espoliar recursos de quem não possuía.
 
Letra D: recrutar libertos para seu corpo eclesiástico.
 
O clero católico não tinha por intenção recrutar libertos para seu corpo eclesiástico, pois isso seria uma inversão da hierarquia social. A ideia era manter libertos e escravos em suas devidas condições sendo cristianizados através do culto dos santos negros.
 
Letra E: atender a demanda popular por padroeiros locais.
 
Todos esses santos negros eram importados da África para o Brasil, portanto, não eram padroeiros locais. Os santos tornaram-se populares na colônia entre os libertos e escravizados que se identificaram com as suas origens e histórias.
 
 
Referência:
OLIVEIRA, Anderson José Machado de. “Negra devoção”.In: Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 20, maio 2007.

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