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Texto III

A primeira mestiçagem com o africano operou-se na metrópole. Entre nós, naturalmente, cresceu. A raça dominada, porém, teve, aqui, dirim idas pela situação social, as faculdades de desenvolvimento. Organização potente afeita à humildade extrema, sem as rebeldias do índio, o negro teve, de pronto, sobre seus ombros, toda a pressão da vida colonial. Era a besta de carga adstrita a trabalhos sem
folga. As velhas ordenações, estatuindo o “como se podem enjeitar os escravos e bestas por os acharem doentes ou mancos”, denunciam a brutalidade da época. Além disso — insistamos num ponto incontroverso —, as numerosas importações de escravos se acumulavam no litoral. A grande tarja negra debruava a costa da Bahia ao Maranhão, mas pouco penetrava o interior. Mesmo em franca revolta, o negro humilde feito quilombola temeroso, agrupando-se nos mocambos, parecia evitar o âmago do país. Palmares, com
seus trinta mil mocambeiros, distava afinal poucas léguas da costa.

Nesta última, a uberdade da terra fixara simultaneamente dous elementos, libertando o indígena. A cultura extensiva da cana, importada da Madeira, determinara o olvido dos sertões. Já antes da invasão holandesa, do Rio Grande do Norte à Bahia, havia cento e sessenta engenhos. E esta exploração, em dilatada escala, progrediu depois em rápido crescendo.

O elemento africano de algum modo estacou nos vastos canaviais da costa, agrilhoado à terra e determinando cruzamento de todo diverso do que se fazia no recesso das capitanias. Aí campeava, livre, o indígena inapto ao trabalho e rebelde sempre, ou mal tolhido nos aldeamentos pela tenacidade dos missionários. A escravidão negra, constituindo-se derivativo ao egoísmo dos colonos, deixava aqueles mais desembaraçados que no Sul, nos esforços da catequese. Os próprios sertanistas, ao chegarem, ultimando as rotas atrevidas, àquelas paragens, tinham extinta a combatividade.

Alguns, como Domingos Sertão, cerravam a vida aventureira, atraídos pelos lucros das fazendas de criação, abertas naqueles grandes latifúndios.

Deste modo se estabeleceu distinção perfeita entre os cruzamentos realizados no sertão e no litoral.

Com efeito, admitido em ambos como denominador comum o elemento branco, o mulato erige-se como resultado principal do último e o curiboca, do primeiro.

Euclides da Cunha. Os Sertões. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 97-9.

Tendo o texto III como referência inicial, julgue o próximo item, considerando um dos períodos históricos a que ele se reporta, o da gênese da formação da sociedade brasileira.

A constituição de famílias legalmente formadas e organizadas segundo a tradição da igualdade de direitos entre marido e mulher foi uma das diretrizes da política colonizadora portuguesa na América.

Resposta:

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A alternativa correta é letra B) Errado

O texto III não menciona a constituição de famílias legalmente formadas e organizadas segundo a tradição da igualdade de direitos entre marido e mulher como uma das diretrizes da política colonizadora portuguesa na América. Pelo contrário, o texto destaca a exploração e a opressão sofridas pelos indígenas e africanos durante o período colonial, não havendo menção à igualdade de direitos entre marido e mulher.

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