.”… toda atividade econômica colonial se orientará segundo os interesses da burguesia comercial.” Analise as proposições a seguir e escreva V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A grande propriedade monocultora escravista foi a célula fundamental da exploração agrária colonial.
( ) A produção açucareira desenvolveu-se como uma atividade subsidiária do setor de subsistência.
( ) A sesmaria, que originou o latifúndio monocultor com a cana de açúcar no Litoral e Brejo e o binômio pecuária- algodão no Sertão, responsabilizou-se pela ocupação do território paraibano.
( ) A capitania de São Vicente foi, durante algum tempo, um importante centro produtor de açúcar, mas perdeu posição para a empresa nordestina de Pernambuco e Bahia, que se transformaram, no século XVII, nos principais centros açucareiros do Brasil- colônia.
Assinale a alternativa correta:
- A) V F V V
- B) V V F F
- C) V F F V
- D) F V V F
- E) V F V F
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V F V V
Gabarito: Letra A
Vamos analisar proposição por proposição.
A grande propriedade monocultora escravista foi a célula fundamental da exploração agrária colonial.
Proposição correta, uma vez que a atividade agrária no período colonial e imperial foi feita com base na mão de obra escrava e nas grandes lavouras, seja da cana, do tabaco ou do café.
A produção açucareira desenvolveu-se como uma atividade subsidiária do setor de subsistência.
Proposição falsa, pois a atividade açucareira era a principal atividade do período colonial, voltada para o mercado externo. A pecuária pode ser considerada um exemplo de uma atividade subsidiária do setor de subsistência.
A sesmaria, que originou o latifúndio monocultor com a cana de açúcar no Litoral e Brejo e o binômio pecuária- algodão no Sertão, responsabilizou-se pela ocupação do território paraibano.
Proposição correta. O litoral do Nordeste era dedicado à plantação da cana de açúcar. O interior da região passou a ser área destinada à criação de gado. Isso também foi uma tônica na Paraíba colonial.
A capitania de São Vicente foi, durante algum tempo, um importante centro produtor de açúcar, mas perdeu posição para a empresa nordestina de Pernambuco e Bahia, que se transformaram, no século XVII, nos principais centros açucareiros do Brasil- colônia.
Proposição correta, uma vez que São Vicente foi o primeiro núcleo colonial a iniciar o processo de cultivo da cana de açúcar, mas gradativamente foi perdendo seu espaço para a plantação de cana no Nordeste, que tinha dois centros produtores principais: Pernambuco e Bahia.
Portanto, temos como resolução:
(V) A grande propriedade monocultora escravista foi a célula fundamental da exploração agrária colonial.
(F) A produção açucareira desenvolveu-se como uma atividade subsidiária do setor de subsistência.
(V) A sesmaria, que originou o latifúndio monocultor com a cana de açúcar no Litoral e Brejo e o binômio pecuária- algodão no Sertão, responsabilizou-se pela ocupação do território paraibano.
(V) A capitania de São Vicente foi, durante algum tempo, um importante centro produtor de açúcar, mas perdeu posição para a empresa nordestina de Pernambuco e Bahia, que se transformaram, no século XVII, nos principais centros açucareiros do Brasil- colônia.
Referências:
MELLO, José Octávio Arruda. História da Paraíba. Lutas e resistências. A União Editora: João Pessoa. 1994.
Deixe um comentário