Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Tomando como ponto de partida o texto “O Sentido da Colonização“, de Caio Prado Júnior (em Formação do Brasil Contemporâneo), analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

 

I. Diferentemente da Espanha, Portugal inicia, logo após os primeiros contatos com os povos indígenas, a efetiva colonização das terras “descobertas”.

 

II. Para Caio Prado Jr, a idéia de povoar as novas terras derivou da necessidade de tornar produtivas as feitorias, capacitando-as a fornecer

gêneros para os fins mercantis.

 

III. No contexto colonial, os metais, mesmo sendo os maiores atrativos para os colonizadores, ocuparam uma posição de pouca relevância nos dois primeiros séculos coloniais.

 

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Somente II é correta.

Gabarito: ALTERNATIVA B

  

Tomando como ponto de partida o texto “O Sentido da Colonização“, de Caio Prado Júnior (em Formação do Brasil Contemporâneo), analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

 
  • I. Diferentemente da Espanha, Portugal inicia, logo após os primeiros contatos com os povos indígenas, a efetiva colonização das terras “descobertas”.

A afirmativa contém um erro bastante básico. O sentido da colonização portuguesa nas primeiras três décadas após o descobrimento foi o de estabelecer pequenas feitorias baseadas no extrativismo vegetal, principalmente do pau brasil. Com as rotas comerciais com as Índias gerando grandes lucros, os portugueses não viam nas terras americanas possibilidades imediatas de colonização, afinal, não havia reservas significativas de metais nobres nas primeiras regiões ocupadas. Consequentemente, retardou-se o processo de colonização, que só seria iniciado de forma mais sistemática na década de 1530, quando seriam estabelecidas as capitanias hereditárias. Afirmativa falsa.

 
  • II. Para Caio Prado Jr, a idéia de povoar as novas terras derivou da necessidade de tornar produtivas as feitorias, capacitando-as a fornecer gêneros para os fins mercantis.

O extrativismo vegetal, ainda que lucrativo, estava longe de ser uma atividade comercial que de fato viabilizasse as feitorias e a colonização. E isso gerava um problema fundamental: as terras portuguesas na América estavam expostas a ataques estrangeiros, como já vinha ocorrendo com as incursões francesas e as atividades corsárias no Atlântico. O desenvolvimento de alguma atividade econômica na colônia estava intimamente ligado com o povoamento efetivo do território, transformando decisivamente a conformação colonial. O modelo de monocultura agroexportadora se mostrou viável ainda em meados do século XVI, colocando a plantation como o grande modelo produtivo da América portuguesa. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 
  • III. No contexto colonial, os metais, mesmo sendo os maiores atrativos para os colonizadores, ocuparam uma posição de pouca relevância nos dois primeiros séculos coloniais.

Já na carta de Pero Vaz de Caminha (1500), o colonialismo português demonstra importante preocupação com a existência ou não de metais preciosos nas novas terras. As conquistas espanholas nos Andes e na América Central animavam um imaginário colonizador em torno das possibilidades de grandes conquistas de ouro e prata no Novo Mundo. No entanto, a América portuguesa só viveria seu ciclo aurífero no século XVIII, sendo as primeiras descobertas de ouro de aluvião e de pedras preciosas em quantidade relevante apenas do final do século XVII. Ou seja, durante os dois primeiros séculos de ocupação territorial, a monocultura agroexportadora e o extrativismo vegetal foram as principais atividades da América portuguesa - além, claro, do tráfico negreiro. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 

Assim, são verdadeiras as afirmativas II e III.

 

a)  Somente é correta.

b)  Somente II é correta.

c)  Somente III é correta.

d)  Somente I e II são corretas.

e)  Somente II III são corretas.

 

Como pode notar o estudante, a douta banca se equivocou ao elaborar o gabarito para a questão. É ponto pacífico na historiografia que a busca por metais preciosos fosse, sim, um vetor importante na colonização, bem como que a mineração só seria uma atividade relevante no século XVIII. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.

 

Nosso gabarito: ALTERNATIVA E

Gabarito da banca: ALTERNATIVA B

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *