(URCA/2022.1)Observe o gráfico:
Fonte: Atlas Histórico do Brasil, Fundação Getúlio Vargas. In: https://atlas.fgv.br/marcos/descoberta-doouro/ mapas/graficos-producao-de-ouro-e-populacao-mineira-no-seculo-18
Sobre a exploração do ouro na América Portuguesa é correto afirmar que:
- A) A permanência dessa riqueza na colônia possibilitou a formação de uma poupança interna, que foi distribuída entre os diversos setores da população colonial.
- B) Promoveu o esvaziamento da população que vivia na colônia, com um êxodo rumo à Europa que durou cerca de 120 anos.
- C) Significou o crescimento da atividade manufatureira na colônia, principalmente nas áreas ligadas ao açúcar, o que ocasionou a transferência da capital para Salvador em 1763.
- D) Foi realizada através do trabalho assalariado, por trabalhadores livres que tiveram ascensão social no período, nas regiões mineradoras.
- E) Teve por base a exploração do trabalho escravo, sendo que a maior parte do destino do ouro foi para a metrópole e para a Inglaterra, que já exercia seu domínio econômico sobre Portugal.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é a letra E) Teve por base a exploração do trabalho escravo, sendo que a maior parte do destino do ouro foi para a metrópole e para a Inglaterra, que já exercia seu domínio econômico sobre Portugal.
Explicação
O gráfico apresentado mostra a produção de ouro e a população mineira no século 18. É correto afirmar que a exploração do ouro na América Portuguesa se baseou na exploração do trabalho escravo. Além disso, a maior parte do ouro extraído foi enviada para a metrópole e para a Inglaterra, que exercia seu domínio econômico sobre Portugal.
Deixe um comentário