A ascensão dos partidos fascistas na Itália (1922) e na Alemanha (1933) apresenta muitas diferenças, mas, ao mesmo tempo, tem aspectos comuns. A esse respeito podemos afirmar:I – Diversos grupos sociais na Alemanha e na Itália se sentiam ameaçados politicamente após a Primeira Guerra Mundial e também após a revolução na Rússia pela ascensão política dos movimentos da esquerda revolucionária. II – O discurso sobre a superioridade racial unia italianos e alemães em um mesmo projeto ideológico e constituía uma base sólida de aliança entre o Partido Fascista Italiano e o Partido Nacional- Socialista dos Trabalhadores Alemães. III – Após a Primeira Guerra Mundial, crescia entre italianos e alemães, e mesmo em toda a Europa, uma forte descrença na adoção da democracia liberal como o modelo político a ser seguido. Com isso, teorias autoritárias ganharam espaço no cenário político desses países. IV – A rápida recuperação militar e econômica da Alemanha e da Itália precedeu a ascenção dos partidos fascistas que sustentavam uma plataforma política militarista e expansionista.São afirmativas corretas:
A ascensão dos partidos fascistas na Itália (1922) e na Alemanha (1933) apresenta muitas diferenças, mas, ao mesmo tempo, tem aspectos comuns. A esse respeito podemos afirmar:
I – Diversos grupos sociais na Alemanha e na Itália se sentiam ameaçados politicamente após a Primeira Guerra Mundial e também após a revolução na Rússia pela ascensão política dos movimentos da esquerda revolucionária.
II – O discurso sobre a superioridade racial unia italianos e alemães em um mesmo projeto ideológico e constituía uma base sólida de aliança entre o Partido Fascista Italiano e o Partido Nacional- Socialista dos Trabalhadores Alemães.
III – Após a Primeira Guerra Mundial, crescia entre italianos e alemães, e mesmo em toda a Europa, uma forte descrença na adoção da democracia liberal como o modelo político a ser seguido. Com isso, teorias autoritárias ganharam espaço no cenário político desses países.
IV – A rápida recuperação militar e econômica da Alemanha e da Itália precedeu a ascenção dos partidos fascistas que sustentavam uma plataforma política militarista e expansionista.
São afirmativas corretas:
- A)I, II, III e IV.
- B)I e III, apenas.
- C)III e IV, apenas.
- D)II e IV, apenas.
- E)I e IV, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A ascensão dos partidos fascistas na Itália e na Alemanha, em 1922 e 1933 respectivamente, foi um fenômeno complexo, marcado tanto por diferenças quanto por semelhanças. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar os aspectos que melhor explicam esse processo histórico.
A afirmativa I está correta, pois diversos grupos sociais na Alemanha e na Itália, especialmente as elites conservadoras, a classe média e setores descontentes com a crise econômica, sentiam-se ameaçados pelo avanço dos movimentos de esquerda após a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa. O medo do comunismo foi um fator crucial para o apoio ao fascismo.
A afirmativa II está incorreta. Embora o discurso racial fosse central para o nazismo alemão, não era um elemento unificador entre os dois regimes. O fascismo italiano, inicialmente, não tinha um caráter racial tão explícito, e a aliança entre os dois partidos foi mais estratégica do que ideológica.
A afirmativa III está correta. O período pós-Primeira Guerra foi marcado por uma crise de confiança na democracia liberal, especialmente devido às dificuldades econômicas e à instabilidade política. Isso abriu espaço para ideias autoritárias, que prometiam ordem e eficiência, atraindo amplos setores da população.
A afirmativa IV está incorreta. A ascensão dos partidos fascistas ocorreu em um contexto de crise econômica e fragilidade, não de recuperação. A Itália enfrentava problemas pós-guerra, e a Alemanha sofria com as consequências do Tratado de Versalhes. A plataforma militarista e expansionista foi uma consequência, não uma causa, da chegada ao poder desses grupos.
Portanto, as afirmativas corretas são I e III, correspondendo à alternativa B).
Deixe um comentário