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A primeira produção cinematográfica de propaganda nitidamente antissemita foi Os Rotschilds (1940), de Erich Waschneck. Ambientado na Europa conturbada pelas guerras napoleônicas, o filme mostrava como essa importante família de banqueiros judeus beneficiou-se das discórdias entre as nações europeias, acumulando fortuna à custa da guerra, do sofrimento e da morte de milhões de pessoas. O judeu é retratado como uma criatura perigosa, de mãos aduncas, rosto encarniçado e olhar sádico e maléfico.PEREIRA, W. Cinema e genocídio judaico: dimensões da memória audiovisual do nazismo e do holocausto. In; Educando para a cidadania e a dem ocracia. 6ª Jornada Interdisciplinar. Rio de Janeiro: SME; UERJ, jun. 2008 (fragmento).Os Rotschilds foi produzido na Alemanha nazista. A partir do texto e naquela conjuntura política, o principal objetivo do filme foi

A primeira produção cinematográfica de propaganda nitidamente antissemita foi Os Rotschilds (1940), de Erich Waschneck. Ambientado na Europa conturbada pelas guerras napoleônicas, o filme mostrava como essa importante família de banqueiros judeus beneficiou-se das discórdias entre as nações europeias, acumulando fortuna à custa da guerra, do sofrimento e da morte de milhões de pessoas. O judeu é retratado como uma criatura perigosa, de mãos aduncas, rosto encarniçado e olhar sádico e maléfico.

PEREIRA, W. Cinema e genocídio judaico: dimensões da memória audiovisual do nazismo e do holocausto. In; Educando para a cidadania e a dem ocracia. 6ª Jornada Interdisciplinar. Rio de Janeiro: SME; UERJ, jun. 2008 (fragmento).

Os Rotschilds foi produzido na Alemanha nazista. A partir do texto e naquela conjuntura política, o principal objetivo do filme foi

Resposta:

A alternativa correta é C)

O filme Os Rotschilds, produzido na Alemanha nazista em 1940, tinha como principal objetivo aprofundar a intolerância étnica, conforme indicado pela alternativa C. A obra, dirigida por Erich Waschneck, retratava a família Rothschild de forma estereotipada e difamatória, reforçando os preconceitos antissemitas propagados pelo regime nazista. Ao apresentar os judeus como figuras manipuladoras e exploradoras, o filme buscava justificar a perseguição e a marginalização dessa comunidade, alinhando-se à ideologia de superioridade racial defendida por Adolf Hitler.

A narrativa do filme, ambientada durante as guerras napoleônicas, sugeria que os judeus se beneficiavam do conflito e do sofrimento alheio, consolidando a imagem do "judeu como vilão" na mentalidade do público alemão. Essa estratégia de propaganda visava não apenas desumanizar os judeus, mas também criar um consenso social em torno das políticas de exclusão e violência que culminariam no Holocausto. Portanto, o propósito central da produção era alimentar o ódio étnico e consolidar o antissemitismo como parte integrante da doutrina nazista.

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