Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A tendência à radicalização política foi característica m arcante do período entre as duas guerras mundiais do século XX. A rigor, à exceção dos EUA, da Inglaterra e da França, onde dominavam as democracias liberais, regimes totalitários se instalaram em vários países. A respeito desse cenário histórico, julgue o item que se segue. Parlamentarismo liberal, internacionalismo e luta de classes eram repudiados pelas ditaduras fascistas.

A tendência à radicalização política foi característica m arcante do período entre as duas guerras mundiais do século XX. A rigor, à exceção dos EUA, da Inglaterra e da França, onde dominavam as democracias liberais, regimes totalitários se instalaram em vários países. A respeito desse cenário histórico, julgue o item que se segue.


Parlamentarismo liberal, internacionalismo e luta de classes
eram repudiados pelas ditaduras fascistas.

Resposta:

A alternativa correta é C)

A radicalização política entre as duas guerras mundiais foi um fenômeno marcante do século XX, com o surgimento de regimes totalitários em diversos países, contrastando com as democracias liberais dos EUA, Inglaterra e França. Nesse contexto, as ditaduras fascistas rejeitavam veementemente princípios como parlamentarismo liberal, internacionalismo e luta de classes.

O parlamentarismo liberal, baseado na representação democrática e na divisão de poderes, era visto pelos fascistas como um sistema fraco e ineficiente. Eles defendiam um Estado centralizado e autoritário, liderado por um líder carismático, eliminando qualquer forma de pluralismo político.

O internacionalismo, especialmente na forma promovida por movimentos socialistas e comunistas, era considerado uma ameaça à identidade nacional. Os regimes fascistas exaltavam o nacionalismo extremo, a superioridade racial e o expansionismo territorial, rejeitando qualquer tipo de solidariedade internacional.

Por fim, a luta de classes, conceito central no marxismo, era combatida pelos fascistas, que pregavam a união nacional sob o Estado, suprimindo conflitos entre classes em nome da harmonia social. Essa visão antagônica aos valores democráticos e socialistas justifica a afirmação como CERTO (C).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *