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Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre as relações entre arte, política e sociedade no século XX. ( ) Pablo Picasso denunciou o regime franquista ao retratar as consequências do bombardeio aéreo na cidade de Guernica, no período da Guerra Civil espanhola. ( ) A arte, durante o Nazismo na Alemanha, foi vinculada aos aspectos étnicos do povo alemão, com a condenação de expressões artísticas consideradas inferiores ou degeneradas. ( ) O chamado “Cinema Novo” no Brasil notabilizou-se por uma estética classicista, pela linguagem parnasiana e pelo predomínio de temáticas urbanas. ( ) Os grupos paramilitares, durante o acirramento das perseguições políticas no Brasil, na ditadura civil-militar, organizaram ações violentas contra manifestações artísticas consideradas “de esquerda”, como o ocorrido no teatro onde era encenada a peça Roda Viva, de Chico Buarque de Holanda. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as
afirmações abaixo, sobre as relações entre
arte, política e sociedade no século XX.

( ) Pablo Picasso denunciou o regime
franquista ao retratar as consequências do
bombardeio aéreo na cidade de Guernica,
no período da Guerra Civil espanhola.

( ) A arte, durante o Nazismo na Alemanha,
foi vinculada aos aspectos étnicos do povo
alemão, com a condenação de expressões
artísticas consideradas inferiores ou
degeneradas.

( ) O chamado “Cinema Novo” no Brasil
notabilizou-se por uma estética classicista,
pela linguagem parnasiana e pelo
predomínio de temáticas urbanas.

( ) Os grupos paramilitares, durante o
acirramento das perseguições políticas no
Brasil, na ditadura civil-militar,
organizaram ações violentas contra
manifestações artísticas consideradas “de
esquerda”, como o ocorrido no teatro onde
era encenada a peça Roda Viva, de Chico
Buarque de Holanda.

A sequência correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é

Resposta:

A alternativa correta é E)

O século XX foi marcado por intensas relações entre arte, política e sociedade, com manifestações artísticas frequentemente servindo como instrumentos de denúncia, resistência ou propaganda. A análise das afirmações apresentadas revela como essas dinâmicas se desdobraram em diferentes contextos históricos.

A primeira afirmação, sobre Pablo Picasso e sua obra Guernica, é verdadeira (V). A pintura, criada em 1937, é uma resposta direta ao bombardeio da cidade basca de Guernica pelas forças franquistas e seus aliados nazistas durante a Guerra Civil Espanhola. Picasso, através de sua arte, expôs o horror da guerra e a brutalidade do regime franquista, tornando-se um símbolo universal da luta contra a opressão.

A segunda afirmação, sobre a arte durante o Nazismo, também é verdadeira (V). O regime nazista promoveu uma arte que glorificava os ideais arianos e a pureza étnica, enquanto condenava obras consideradas "degeneradas", especialmente as vinculadas ao modernismo, expressionismo e arte abstrata. Essa política cultural visava alinhar a produção artística à ideologia do regime.

A terceira afirmação, sobre o Cinema Novo brasileiro, é falsa (F). O movimento, que surgiu na década de 1960, caracterizou-se justamente por uma estética realista e crítica, muitas vezes influenciada pelo neorrealismo italiano, e por abordar temas sociais e políticos, com ênfase nas desigualdades do Brasil. A descrição apresentada no item não corresponde às características do Cinema Novo.

A quarta afirmação, sobre a perseguição a manifestações artísticas durante a ditadura civil-militar no Brasil, é verdadeira (V). Grupos paramilitares, com apoio ou conivência do regime, atacaram diversas produções culturais consideradas subversivas. Um exemplo emblemático foi o ataque ao teatro onde a peça Roda Viva, de Chico Buarque, era encenada, em 1968. A obra, crítica ao autoritarismo, tornou-se alvo da repressão.

Portanto, a sequência correta é V – V – F – V, correspondente à alternativa E).

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